http://repositorio.unb.br/handle/10482/49661
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2023_EdilanKelmaNascimentoSousa_TESE.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Práticas de escrita criativa autoral em comunidades como processo de construção do sujeito escritor : agência, protagonismo e consciência estilística |
Auteur(s): | Sousa, Edilan Kelma Nascimento |
Orientador(es):: | Dias, Juliana de Freitas |
Assunto:: | Escrita criativa Análise do discurso Luto Escritores |
Date de publication: | 8-aoû-2024 |
Data de defesa:: | 28-aoû-2023 |
Référence bibliographique: | SOUSA, Edilan Kelma Nascimento. Práticas de escrita criativa autoral em comunidades como processo de construção do sujeito escritor: agência, protagonismo e consciência estilística. 2023. 252 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | Esta tese vincula-se à área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa Discurso, representações sociais e textos e integra o Grupo de Pesquisa Gecria (Educação crítica e autoria criativa) filiado à Universidade de Brasília e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um desdobramento do projeto de pesquisa “Autoria criativa, educação e consciência linguística: estudos críticos do discurso” (UnB/CNPq), coordenado pela professora Dra. Juliana de Freitas Dias. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, com estudos de natureza (auto)etnográficos e discursivos. A metodologia imprescindível para uma pesquisa-vida. A pesquisa ancora-se nos pressupostos dos Estudos Críticos de Discurso, em diálogo transdisciplinar com a Pedagogia Crítica, com a recontextualização da Estilística sob o viés discursivo, além de levar em consideração os conceitos de agência, de autoria e de protagonismo dos textos e da linguagem. O objetivo central é investigar como as práticas de escrita criativa autoral, alicerçadas no contexto de comunidades de escrita, podem estimular a constituição de um participante reflexivo, crítico e protagonista da sua linguagem. As comunidades de escrita criativa autoral nascem no bojo do GECRIA e surgem como uma proposta crítica, com o objetivo de pensar um novo modelo de pedagogia de escrita, com práticas engajadoras que coloquem o sujeito como protagonista da/na linguagem. A geração dos dados etnográficos-discursivos ocorreu em duas comunidades de escrita criativa, conduzidas por mim nos anos de 2020 e 2022, respectivamente. Por meio das análises discursivas críticas textualmente orientadas, o estudo aponta como as práticas de escrita criativa autoral, construídas no contexto de comunidades de escrita, potencializam a autoria e o protagonismo do aluno, bem como podem apoiar a vivência de processos de perdas e de luto. |
Abstract: | This thesis is linked to the area of Language and Society, line of research Discourse, social representations and texts and is part of the Gecria Research Group (Critical education and creative authorship) affiliated to the University of Brasília and the National Council for Scientific and Technological Development – CNPq. This is an offshoot of the research project “Creative authorship, education and linguistic awareness: critical discourse studies” (UnB/CNPq), coordinated by professor Dr. Juliana de Freitas Dias. The research is characterized as qualitative, with studies of (auto)ethnographic and discursive nature. The essential methodology for a liferesearch. The research is anchored in the assumptions of Critical Discourse Studies, in transdisciplinary dialogue with Critical Pedagogy, with the recontextualization of Stylistics under the discursive bias, in addition to taking into account the concepts of agency, authorship and protagonism of the texts and the language. The central objective is to investigate how authorial creative writing practices, grounded in the context of writing communities, can stimulate the constitution of a reflective, critical participant and protagonist of their language. Authorial creative writing communities are born within GECRIA and emerge as a critical proposal, with the aim of thinking about a new model of writing pedagogy, with engaging practices that place the subject as the protagonist of/in language. The generation of ethnographic-discursive data took place in two creative writing communities, conducted by me in the years 2020 and 2022, respectively. Through textually oriented critical discursive analyses, the study points out how authorial creative writing practices, built in the context of writing communities, enhance authorship and student protagonism, as well as can support the experience of loss and mourning processes. |
Résumé: | Cette thèse est liée au domaine du langage en société, ayant pour ligne de recherche le Discours, les représentations sociales ainsi que des textes. Elle fait partie du groupe de recherche Gecria (éducation critique et paternité créative) affilié à l'Université de Brasilia et au Conseil national de la science et Développement technologique – CNPq. Il s'agit d'une émanation du projet de recherche « Auteur créatif, éducation et conscience linguistique: études critiques du discours » (UnB/CNPq), la coordination a été assurée par la professeure Dr. Juliana de Freitas Dias. La recherche se veut qualitative, tout comme des études de nature (auto)ethnographique et discursive. La méthodologie est essentielle pour une recherche de vie. La recherche est ancrée dans les hypothèses des Critical Discourse Studies, en dialogue transdisciplinaire avec la Pédagogie Critique, ainsi que la recontextualisation de la Stylistique sous le biais discursif, en plus de prendre en compte les concepts de gérance, de paternité, de protagonisme des textes et du langage. L'objectif central est d'étudier comment les pratiques d'écriture créative auctoriale, sont ancrées dans le contexte des communautés d'écriture, pouvant donner naissance à un participant réfléchi et critique puis ainsi devenir le protagoniste de leur langage. Des communautés d'écriture créative auctoriale ont lieu auprès du GECRIA et émergent en tant qu’une proposition critique, dans le but de faire réfléchir à un nouveau modèle de pédagogie de l'écriture, ces pratiques engageantes placent le sujet comme protagoniste de/dans leur langage. Le recueil des données ethnographiques-discursives a eu lieu dans deux communautés d'écriture créative, elles ont été respectivement menées par moi en 2020 et 2022. À travers des analyses discursives critiques textuellement orientées, l'étude souligne comment les pratiques d'écriture créative auctoriale construites dans le contexte des communautés d'écriture, améliorent le maniement du langage et permet à l’étudiant de devenir protagoniste de son apprentissage, pouvant ainsi avoir des processus et un soutien lors de la perte et du deuil. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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