Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Viviane Cristina | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Fábio de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:25:33Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T18:25:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Fábio de Sousa. AIDS-entretenimento: a genealogia e os ecos sociossemióticos de um dispositivo da aids em redes sociais na internet. 2023. 374 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49685 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva reconstituir a genealogia de um dispositivo que emerge no contexto da
cultura de massas na década de 1980, produzindo e circulando transnacionalmente produtos
midiático-culturais sobre a aids. A outra faceta da investigação foca nos ecos sociossemióticos
desse dispositivo: eles se materializam em redes interacionais e nos processos de
construção/contestação político-identitária realizados por ativistas e influenciadores digitais
brasileiros que utilizam a plataforma de compartilhamento de conteúdo e rede social multimídia
Instagram, cuja temática do perfil seja focado em HIV/Aids. Para isso, é preciso considerar
que, desde 1980, as epidemias de aids geraram crises de âmbito político, cultural, social,
econômico e moral, extrapolando a esfera da doença nos níveis biomédico e epidemiológico.
Organizou-se uma imensa rede constituída por saberes científicos (de diferentes disciplinas) e
não científicos, por instituições governamentais e não governamentais, por serviços médicos
específicos, por movimentos sociais e redes de discriminação. A investigação utiliza
referenciais teórico-metodológicos dos Estudos Críticos do Discurso, sobretudo a Análise de
Discurso Crítica e a Análise de Dispositivo (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2003a,
2016a; Jäger, 1993; Jäger; Jäger, 2007; Jäger; Maier, 2016; Kress; Leeuwen, 2021; Resende,
2019; Resende; Ramalho, 2016), em diálogo com os estudos sobre Cultura de Massa e Cultura
de Mídia, Cibercultura e Redes Sociais (Morin, 1997; Lévy, 1999; Han, 2018a, 2018b, 2019;
Recuero; Bastos; Zago, 2020; Di Felice, 2020; Sibilia, 2016) e com os Estudos Queer e pósestruturalistas (Butler, 2008, 2015a, 2015b, 2019, Grunvald, 2009; Sáez, 2007; Preciado, 2018).
A primeira etapa desta pesquisa empreende o mapeamento da aids como símbolo coletivo, por
meio da cartografia documental de produtos midiático-culturais de fontes variadas, de épocas,
gêneros discursivos, nacionalidades e temáticas diversas, tendo em comum o tema HIV/Aids
(obras literárias, fílmicas, materiais publicitários, pedagógicos e de comunicação de
movimentos sociais etc.). A fase seguinte foca na geração de dados de pesquisa em ambientes
virtuais, por meio de netnografia discursiva, partindo do princípio de que a pesquisa investiga
o que entendemos por “realidade social big data”, isto é, o tecido digital não como uma
extensão do mundo offline, mas como uma realidade ontológica com estrutura social peculiar.
Os dados de pesquisa geradas por netnografia na plataforma de rede social Instagram, em
confluência com o uso de técnicas etnográfico-discursivas, objetivam contemplar aspectos da
produção, circulação e apreciação estético-discursiva dos vídeos selecionados. Esses dados são
analisados com base no repertório teórico-metodológico da ADC e nos diálogos
transdisciplinares com os Estudos Queer e os de Cultura de Massa e Cibercultura. A
compreensão desse complexo processo de embate social, interação a partir de redes e
construção político-identitária é fundamental para a ressignificação e a potencialização das
estratégias de resistência e enfrentamento às epidemias de HIV/Aids no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | AIDS-entretenimento : a genealogia e os ecos sociossemióticos de um dispositivo da aids em redes sociais na internet | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | AIDS (Doença) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do Discurso Crítica (ADC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to reconstruct the genealogy of a device that emerged in the context of mass
culture in the 1980s, producing and circulating media-cultural products about AIDS
transnationally. The other facet of the investigation focuses on the sociosemiotic echoes of this
device: they materialize in interactional networks and in the processes of political-identity
construction/contestation carried out by Brazilian digital activists and influencers who use the
content sharing platform and multimedia social network Instagram, whose theme of the profile
is focused on HIV/AIDS. To do this, it is necessary to consider that, since 1980, AIDS
epidemics have generated political, cultural, social, economic and moral crises, going beyond
the sphere of the disease at the biomedical and epidemiological levels. An immense network
was organized consisting of scientific (from different disciplines) and non-scientific
knowledge, governmental and non-governmental institutions, specific medical services, social
movements and discrimination networks. The investigation will use theoretical-methodological
references from Critical Discourse Studies, especially Critical Discourse Analysis and
Dispositive Analysis (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2003, 2016; Jäger, 1993;
Jäger;Jäger, 2007;Jäger; Maier, 2016; Kress; Leeuwen, 2021; Resende, 2019; Vieira; Resende,
2016), in dialogue with Cyberculture and Social Networks studies and Mass Culture and Media
Culture Theory, (Morin, 1997; Lévy, 1999; Han, 2018a, 2018b, 2019, Recuero; Bastos; Zago,
2020; Di Felice, 2020; Sibilia, 2016; Santaella, 2003); with Queer and post-structuralist Studies
(Butler, 2008, 2015a, 2015b, 2019, Grunvald, 2009; Córdoba; Sáez; Vidarte, 2007; Preciado,
2018). The first stage of this research undertakes the mapping of AIDS as a collective symbol,
through the documentary cartography of media-cultural products from varied sources, eras,
discursive genres, nationalities and diverse themes whose theme is HIV/AIDS (literary works,
films, material advertising, pedagogical and communication of social movements etc;). The
next phase will be to generate research data in virtual environments, through discursive
netnography, assuming that the research investigates what we understand as “big data social
reality”, that is, the digital fabric not as an extension of the offline world, but as an ontological
reality with a peculiar socialstructure. The research data generated by netnography on the social
network platform Instagram, in conjunction with the use of ethnographic-discursive techniques,
aims to contemplate aspects of the production, circulation and aesthetic-discursive appreciation
of the selected videos. These data are analyzed based on the ADC theoretical-methodological
repertoire, and on transdisciplinary dialogues with Queer Studies and Mass Culture and
Cyberculture. Understanding this complex process of social conflict, interaction based on
networks and political-identity construction isfundamental for the reframing and strengthening
of resistance strategies and coping with the HIV/AIDS epidemics in Brazil. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tiene como objetivo reconstruir la genealogía de un dispositivo que surgió
en el contexto de la cultura de masas en la década de 1980, produciendo y haciendo circular
productos transnacionales mediático-culturales sobre el SIDA. La otra faceta de la
investigación se centra en los ecos sociosemióticos de este dispositivo: se materializan en las
redes interaccionales y en los procesos de construcción/contestación identitario-política
llevados a cabo por activistas e influyentes digitales brasileños que utilizan la plataforma de
intercambio de contenidos y red social multimedia Instagram, cuyo tema de perfil se centra en
el VIH/Sida. Para ello, hay que tener en cuenta que, desde 1980, las epidemias de SIDA han
generado crisis políticas, culturales, sociales, económicas y morales, que van más allá del
ámbito de la enfermedad a nivel biomédico y epidemiológico. Se ha organizado una inmensa
red formada por conocimientos científicos (de distintas disciplinas) y no científicos, por las
instituciones gubernamentales y no gubernamentales, por los servicios médicos específicos, por
los movimientos sociales y por las redes de discriminación. La investigación utiliza referencias
teóricas y metodológicas de los Estudios Críticos del Discurso, especialmente del Análisis
Crítico del Discurso y del Análisis de Dispositivos (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough,
2003a, 2016a; Jäger, 1993; Jäger; Jäger, 2007; Jäger; Maier, 2016; Kress; Leeuwen, 2021;
Resende, 2019; Resende; Ramalho, 2016), en diálogo con los estudios sobre Cultura de Masas
y Cultura Mediática, Cibercultura y Redes Sociales (Morin, 1997; Lévy, 1999; Han, 2018a,
2018b, 2019; Recuero; Bastos; Zago, 2020; Di Felice, 2020; Sibilia, 2016) y con los Estudios
Queer y el postestructuralismo (Butler, 2008, 2015a, 2015b, 2019, Grunvald, 2009; Sáez, 2007;
Preciado, 2018). La primera etapa de esta investigación consiste en cartografiar el SIDA como
símbolo colectivo, mediante una cartografía documental de productos mediático-culturales de
diversas fuentes, de distintas épocas, géneros discursivos, nacionalidades y temáticas, con el
tema del VIH/SIDA en común (obras literarias, películas, materiales de publicidad,
pedagógicos y de comunicación de movimientos sociales, etc.). La siguiente fase se centra en
la generación de datos de investigación en entornos virtuales a través de la netnografía
discursiva, partiendo del principio de que la investigación indaga en lo que entendemos como
"realidad social big data", es decir, el tejido digital no como una extensión del mundo offline,
sino como una realidad ontológica con una estructura social peculiar. Los datos de investigación
generados por netnografía en la plataforma de redes sociales Instagram, en confluencia con el
uso de técnicas etnográfico-discursivas, pretenden contemplar aspectos de la producción,
circulación y apreciación estético-discursiva de los vídeos seleccionados. Estos datos se
analizan a partir del repertorio teórico-metodológico de la ACD y de diálogos
transdisciplinarios con los Estudios Queer, Cultura de Masas y Cibercultura. La comprensión
de este complejo proceso de choque social, interacción en red y construcción político-identitaria
es fundamental para resignificar y potenciar las estrategias de resistencia y enfrentamiento a la
epidemia del VIH/SIDA en Brasil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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