Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alvarez, Maria Luisa Ortíz | - |
dc.contributor.author | Nunes, Fernando Fidelix | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T19:05:39Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T19:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Fernando Fidelix. A pedagogia dos multiletramentos no ensino de português brasileiro como língua materna no ensino médio com base nas obras do PAS/UnB. 2023. 372 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49693 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese discute como a Pedagogia dos Multiletramentos pode ser aplicada no ensino
médio na rede pública de ensino do Distrito Federal (Brasil). Com base no diálogo entre
os pressupostos teóricos e metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday,
1982[1978]; Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014), da Análise de Discurso
Crítica (Fairclough, 2008[1992], 1992, 1995, 2003, 2006; van Dijk, 2012a, 2012b;
Magalhães; Leal, 2003), da Semiótica Social Crítica (van Leeuwen, 1999, 2001, 2005,
2021; Caldas-Coulthard; van Leeuwen, 2021; Kress; van Leeuwen, 2001, 2020; Kress,
2009) e da Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo, 2012; Rojo; Barbosa, 2015; New
London Group, 1996; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Kress, 2003), é apresentada uma
proposta de ensino focada nos multiletramentos a partir do trabalho de obras das matrizes
de referência do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB)
e de provas do PAS/UnB e do Enem por meio de, principalmente, sequências didáticas
(Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004), gravação de podcasts, práticas de ressemiotização
(Iedema, 2003) associadas a atividades editoriais e produção de textos a partir de uma
perspectiva multimodal. A pesquisa é de caráter qualitativo na modalidade pesquisa-ação
(Denzin; Lincoln, 2006; Severino, 2007; Greenwood; Levin, 2006). Neste trabalho, o
professor pesquisador (Bortoni-Ricardo, 2008) desenvolveu a pesquisa em duas escolas
de ensino médio durante os anos de 2021, 2022 e 2023 no Distrito Federal para a geração
dos dados por meio dos seguintes instrumentos: questionário, entrevista, grupo focal,
análise documental e diário de pesquisa. Os resultados trouxeram diversas produções
textuais de estudantes baseadas na Pedagogia dos Multiletramentos, principalmente
podcasts, recitações de poemas, redações a partir de temas propostos por exames de
seleção, obras literárias ressemiotizadas e produções inspiradas nas temáticas de obras do
PAS/UnB, valorizando o potencial criativo e artístico da proposta. O trabalho também
trouxe propostas de trabalho com videoclipes de forma integrada a textos literários. Por
fim, são apresentadas algumas considerações sobre o conhecimento, a educação e as
universidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A pedagogia dos multiletramentos no ensino de português brasileiro como língua materna no ensino médio com base nas obras do PAS/UnB | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - Distrito Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semiótica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiletramentos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis discusses how Pedagogy of Multiliteracies can be applied in high school in
the public education network of the Federal District (Brazil). Based on the dialogue
between the theoretical and methodological assumptions of Systemic Functional
Linguistics (Halliday, 1982[1978]; Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014),
Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2008[1992], 1992 , 1995, 2003, 2006; van Dijk,
2012a, 2012b; Magalhães; Leal, 2003), from Critical Social Semiotics (van Leeuwen,
1999, 2001, 2005, 2021; Caldas-Coulthard; van Leeuwen, 2021; Kress; van Leeuwen,
2001, 2020; Kress, 2009) and Pedagogy of Multiliteracies (Rojo, 2012; Rojo; Barbosa,
2015; New London Group, 1996; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Kress, 2003), a
teaching proposal focused on multiliteracies is presented based on the study of works
from the reference matrices of the Serial Assessment Program of the University of
Brasília (PAS/UnB) and tests of PAS/UnB and Enem through, mainly, didactic sequences
(Schneuwly; Dolz, 2004), podcast recording, resemiotization practices (Iedema, 2003)
associated with editorial practices and text production from a multimodal perspective.
The research is of a qualitative nature in the action research modality (Denzin; Lincoln,
2006; Severino, 2007; Greenwood; Levin, 2006). In this work, the research professor
(Bortoni-Ricardo, 2008) developed the research in two high schools during the years
2021, 2022 and 2023 in the Federal District to generate data through the following
instruments: questionnaire, interview, group focus, document analysis, and research
diary. The results brought several textual productions from students based on Pedagogy
of Multiliteracies, mainly podcasts, poem recitations, essays based on themes proposed
by selection exams, resemiotized literary works and productions inspired by the themes
of PAS/UnB works, valuing the potential creative and artistic proposal. The work also
brought proposals for working with video clips in an integrated way with literary texts.
Finally, some considerations about knowledge, education and universities are presented. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta tesis analiza cómo la Pedagogía de las Multialfabetizaciones puede ser aplicada en
la escuela secundaria de la red de educación pública de Distrito Federal (Brasil). Basado
en el diálogo entre los presupuestos teóricos y metodológicos de la Lingüística SistémicoFuncional (Halliday, 1982[1978]; Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014),
Análisis Crítico del Discurso (Fairclough, 2008[1992], 1992, 1995, 2003, 2006; van Dijk,
2012a, 2012b; Magalhães; Leal, 2003; Magalhães; Resende; Martins, 2017), de la
Semiótica Social Crítica (van Leeuwen, 1999, 2001 2005, 2021; Caldas-Coulthard; van
Leeuwen, 2021; Kress; van Leeuwen, 2001, 2020; Kress, 2009; Jewitt; Bezemer;
O’Halloran, 2016) y de la Pedagogía de las Multialfabetizaciónes (Rojo, 2012; Rojo;
Barbosa, 2015; New London Group, 1996; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Kress, 2003),
se presenta una propuesta de enseñanza centrada en las multialfabetizaciones a partir del
trabajo de las obras literarias de las matrices de referencia del Programa de Evaluación
Seriada de la Universidad de Brasilia (PAS/UnB), de las pruebas del PAS/UnB y del
Enem a través de, principalmente, secuencias didácticas (Schneuwly; Dolz, 2004),
grabación de podcasts, prácticas de resemiotización (Iedema, 2003) asociadas a prácticas
editoriales y producción de textos desde una perspectiva multimodal. La investigación es
de carácter cualitativo en la modalidad de investigación-acción (Denzin; Lincoln, 2006;
Severino, 2007; Greenwood; Levin, 2006; Gil, 2002). En este trabajo, el profesor
investigador (Bortoni-Ricardo, 2008) desarrolló la investigación en dos escuelas
secundarias durante los años 2021, 2022 y 2023 del Distrito Federal para generar datos a
través de los siguientes instrumentos: cuestionario, entrevista, enfoque grupal, análisis
documental y diario de investigación. Los resultados trajeron varias producciones
textuales de estudiantes basadas en la Pedagogía de las Multialfabetizaciones,
principalmente podcasts, recitados de poemas, ensayos basados en temas propuestos por
exámenes de selección, obras literarias resemiotizadas y producciones inspiradas en
temas de obras del PAS/UnB, valorando el potencial de la propuesta creativa y artística.
El trabajo también trajo propuestas para trabajar con videoclips de forma integrada con
textos literarios. Finalmente, se presentan algunas consideraciones sobre conocimiento,
educación y universidades. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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