Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alvarez, Maria Luisa Ortíz | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucinete Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T19:38:25Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T19:38:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucinete Maria da. "É de laço e de nó". O itinerário de formação identitária de professores da educação do campo : um estudo no âmbito dos multiletramentos. 2023. 330 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49700 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese objetiva investigar a construção de perfis identitários e o investimento em sua
práxis de três professoras de Língua Portuguesa que atuam na Educação do Campo, em escolas
públicas da zona rural do município de Altos-PI, sob a perspectiva dos Multiletramentos. Para
isso, o aporte teórico que fundamenta esta investigação baseia-se nos construtos: (a) identidades
(Giddens, 2000; Hall, 2006; Mastrella-de-Andrade, 2013; Norton, 2000, 2011; Silva 2014;
Woodward, 2000), (b) Multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2009; Garcia; Luke; Seglem, 2018;
Rojo, 2012) e (c) Educação do Campo: (Arroyo; Molina, 2004; Damasceno, 2004; Molina,
2006; Souza, 2006, 2008). O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa (Moita
Lopes, 2014), cujos instrumentos de geração de dados constituem-se de: entrevistas narrativas;
autobiografia; grupo focal, questionários e diário de campo. Aliados ao aporte teórico, os
procedimentos de análise de dados são realizados com base nos fundamentos dos estudos das
narrativas (Clandinin; Conelly, 2000; Minayo, 2011), com enfoque no processo de construção
de identidades; com a finalidade de analisar questões de ordem discursivas e social que
envolvem as identidades e suas implicações na práxis (Pennycook, 2004) dos docentes, no
âmbito da Educação do Campo. Os dados mostram que o processo de construção identitária
de professores, que atuam no campo, envolve muitas questões sociais que compõem o quadro
das desigualdades presente no Brasil; ficou claro que as narrativas docentes são instrumentos
importantes para formação de professores, uma vez que possibilitam repensar sua práxis e
(re)posicionar-se; revelaram ainda que as experiências de ser moradora do campo e ter cursado
os primeiros anos de escolarização em escolas da zona rural foi importante para a formação da
práxis das docentes, cujo investimento em suas carreiras profissionais é guiado pela tentativa
de atender às necessidades apresentadas no contexto escolar campesino. Ademais, como
contribuição social desta pesquisa, apresento, no bojo dos Multiltramentos, corrente que
reconhece a diversidade cultural e de semiose presentes na sociedade contemporânea, buscando
valorizar no ambiente escolar práticas sociais populares e até marginalizadas, lanço as bases do
conceito de multiletramentos campesinos, uma importante reflexão que pode fortalecer o elo
entre Linguística, Educação do Campo e formação de professores de língua materna, em prol
de um ensino que atenda às peculiaridades contextuais e promova, ainda mais, a valorização da
Educação do Campo, da identidade dos camponeses e do ensino pautado entre o local e o global. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | "É de laço e de nó". O itinerário de formação identitária de professores da educação do campo : um estudo no âmbito dos multiletramentos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis aims to investigate the construction of identity profiles and the investment
in their praxis of three Portuguese language teachers working in rural public schools in the
Altos-PI municipality, within the perspective of Multiliteracies. To achieve this, the theoretical
framework underpinning this investigation is based on the constructs of: (a) identities (Giddens
2000; Hall, 2006; Mastrella-de-Andrade, 2013; Norton, 2000, 2011; Silva 2014; Woodward,
2000), (b) Multiliteracies (Cope; Kalantzis, 2009; Garcia; Luke; Seglem, 2018; Rojo, 2012),
and (c) Education of the Countryside: (Arroyo; Molina, 2004; Damasceno, 2004; Molina, 2006;
Souza, 2006, 2008). The study is characterized as qualitative research (Moita Lopes, 2014), and
the data generation instruments consist of: narrative interviews, autobiography, focus group,
questionnaires, and field diary. Alongside the theoretical framework, data analysis procedures
will be carried out based on the fundamentals of narrative studies (Clandinin; Conelly, 2000;
Minayo, 2011), focusing on the process of identity construction, in order to analyze discursive
and social issues that involve identities and their implications in the teachers' praxis
(Pennycook, 2004), within the scope of Education of the Countryside. The data shows that the
process of identity construction of teachers working in rural areas involves many social issues
that constitute part of the inequalities present in Brazil. It became clear that teachers' narratives
are important instruments for their professional development, as they enable them to reconsider
their praxis and (re)position themselves. Furthermore, it was revealed that the experiences of
being a resident of rural areas and having attended the early years of schooling in rural schools
were significant for shaping the teachers' praxis. Their investment in their professional careers
is guided by the attempt to meet the needs presented in the rural school context. As a social
contribution of this research, I propose, within the context of Multiliteracies, a current that
recognizes the cultural and semiotic diversity present in contemporary society, seeking to value
popular and even marginalized social practices in the school environment. I lay the groundwork
for the concept of "rural multiliteracy," an important reflection that can strengthen the
connection between Linguistics, Education of the Countryside, and the training of native
language teachers, in favor of an education that addresses contextual peculiarities and further
promotes the valorization of Education of the Countryside, the identity of rural communities,
and education based on the local and global perspectives. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La presente tesis tiene como objetivo investigar la construcción de perfiles identitarios y la
inversión en su praxis de tres profesoras de Lengua Portuguesa que trabajan en escuelas
públicas rurales en el municipio de Altos-PI, desde la perspectiva de los Multiletramientos. Para
lograr esto, el marco teórico que sustenta esta investigación se basa en los constructos de: (a)
identidades (Giddens 2000, Hall, 2006; Mastrella-de-Andrade, 2013; Norton, 2000, 2011; Silva
2014; Woodward, 2000), (b) Multiletramientos (Cope; Kalantzis, 2009; Garcia; Luke; Seglem,
2018; Rojo, 2012) y (c) Educación del Campo: (Arroyo; Molina, 2004; Damasceno, 2004;
Molina, 2006; Souza, 2006, 2008). El estudio se caracteriza como investigación cualitativa
(Moita Lopes, 2014), y los instrumentos de generación de datos consisten en: entrevistas
narrativas, autobiografía, grupo focal, cuestionarios y diario de campo. Junto con el marco
teórico, los procedimientos de análisis de datos se llevarán a cabo basándose en los fundamentos
de los estudios narrativos (Clandinin; Conelly, 2000; Minayo, 2011), enfocándose en el proceso
de construcción de identidades, con el fin de analizar cuestiones discursivas y sociales que
involucran a las identidades y sus implicaciones en la praxis de las docentes (Pennycook, 2004),
en el ámbito de la Educación del Campo. Los datos muestran que el proceso de construcción
identitaria de las docentes que trabajan en áreas rurales involucra muchas cuestiones sociales
que forman parte de las desigualdades presentes en Brasil. Quedó claro que las narrativas de las
docentes son instrumentos importantes para su desarrollo profesional, ya que les permiten
reconsiderar su praxis y (re)posicionarse. Además, se reveló que las experiencias de ser
residentes en áreas rurales y haber asistido a los primeros años de escolarización en escuelas
rurales fueron significativas para moldear la praxis de las docentes. Su inversión en sus carreras
profesionales está guiada por el intento de satisfacer las necesidades presentadas en el contexto
escolar rural. Como contribución social de esta investigación, propongo, dentro del contexto de
los Multiletramientos, una corriente que reconozca la diversidad cultural y semiótica presente
en la sociedad contemporánea, buscando valorar prácticas sociales populares e incluso
marginadas en el entorno escolar. Establezco las bases para el concepto de "
Multialfabetizaciones campesinos", una reflexión importante que puede fortalecer la conexión
entre la Lingüística, la Educación del Campo y la formación de profesores de lengua materna,
a favor de una educación que aborde peculiaridades contextuales y promueva aún más la
valoración de la Educación del Campo, la identidad de las comunidades rurales y la educación
basada en perspectivas locales y globales. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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