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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/49700
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Titre: "É de laço e de nó". O itinerário de formação identitária de professores da educação do campo : um estudo no âmbito dos multiletramentos
Auteur(s): Silva, Lucinete Maria da
Orientador(es):: Alvarez, Maria Luisa Ortíz
Assunto:: Multiletramentos
Educação do campo
Identidade
Professores
Date de publication: 8-aoû-2024
Référence bibliographique: SILVA, Lucinete Maria da. "É de laço e de nó". O itinerário de formação identitária de professores da educação do campo : um estudo no âmbito dos multiletramentos. 2023. 330 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: A presente tese objetiva investigar a construção de perfis identitários e o investimento em sua práxis de três professoras de Língua Portuguesa que atuam na Educação do Campo, em escolas públicas da zona rural do município de Altos-PI, sob a perspectiva dos Multiletramentos. Para isso, o aporte teórico que fundamenta esta investigação baseia-se nos construtos: (a) identidades (Giddens, 2000; Hall, 2006; Mastrella-de-Andrade, 2013; Norton, 2000, 2011; Silva 2014; Woodward, 2000), (b) Multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2009; Garcia; Luke; Seglem, 2018; Rojo, 2012) e (c) Educação do Campo: (Arroyo; Molina, 2004; Damasceno, 2004; Molina, 2006; Souza, 2006, 2008). O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa (Moita Lopes, 2014), cujos instrumentos de geração de dados constituem-se de: entrevistas narrativas; autobiografia; grupo focal, questionários e diário de campo. Aliados ao aporte teórico, os procedimentos de análise de dados são realizados com base nos fundamentos dos estudos das narrativas (Clandinin; Conelly, 2000; Minayo, 2011), com enfoque no processo de construção de identidades; com a finalidade de analisar questões de ordem discursivas e social que envolvem as identidades e suas implicações na práxis (Pennycook, 2004) dos docentes, no âmbito da Educação do Campo. Os dados mostram que o processo de construção identitária de professores, que atuam no campo, envolve muitas questões sociais que compõem o quadro das desigualdades presente no Brasil; ficou claro que as narrativas docentes são instrumentos importantes para formação de professores, uma vez que possibilitam repensar sua práxis e (re)posicionar-se; revelaram ainda que as experiências de ser moradora do campo e ter cursado os primeiros anos de escolarização em escolas da zona rural foi importante para a formação da práxis das docentes, cujo investimento em suas carreiras profissionais é guiado pela tentativa de atender às necessidades apresentadas no contexto escolar campesino. Ademais, como contribuição social desta pesquisa, apresento, no bojo dos Multiltramentos, corrente que reconhece a diversidade cultural e de semiose presentes na sociedade contemporânea, buscando valorizar no ambiente escolar práticas sociais populares e até marginalizadas, lanço as bases do conceito de multiletramentos campesinos, uma importante reflexão que pode fortalecer o elo entre Linguística, Educação do Campo e formação de professores de língua materna, em prol de um ensino que atenda às peculiaridades contextuais e promova, ainda mais, a valorização da Educação do Campo, da identidade dos camponeses e do ensino pautado entre o local e o global.
Abstract: The present thesis aims to investigate the construction of identity profiles and the investment in their praxis of three Portuguese language teachers working in rural public schools in the Altos-PI municipality, within the perspective of Multiliteracies. To achieve this, the theoretical framework underpinning this investigation is based on the constructs of: (a) identities (Giddens 2000; Hall, 2006; Mastrella-de-Andrade, 2013; Norton, 2000, 2011; Silva 2014; Woodward, 2000), (b) Multiliteracies (Cope; Kalantzis, 2009; Garcia; Luke; Seglem, 2018; Rojo, 2012), and (c) Education of the Countryside: (Arroyo; Molina, 2004; Damasceno, 2004; Molina, 2006; Souza, 2006, 2008). The study is characterized as qualitative research (Moita Lopes, 2014), and the data generation instruments consist of: narrative interviews, autobiography, focus group, questionnaires, and field diary. Alongside the theoretical framework, data analysis procedures will be carried out based on the fundamentals of narrative studies (Clandinin; Conelly, 2000; Minayo, 2011), focusing on the process of identity construction, in order to analyze discursive and social issues that involve identities and their implications in the teachers' praxis (Pennycook, 2004), within the scope of Education of the Countryside. The data shows that the process of identity construction of teachers working in rural areas involves many social issues that constitute part of the inequalities present in Brazil. It became clear that teachers' narratives are important instruments for their professional development, as they enable them to reconsider their praxis and (re)position themselves. Furthermore, it was revealed that the experiences of being a resident of rural areas and having attended the early years of schooling in rural schools were significant for shaping the teachers' praxis. Their investment in their professional careers is guided by the attempt to meet the needs presented in the rural school context. As a social contribution of this research, I propose, within the context of Multiliteracies, a current that recognizes the cultural and semiotic diversity present in contemporary society, seeking to value popular and even marginalized social practices in the school environment. I lay the groundwork for the concept of "rural multiliteracy," an important reflection that can strengthen the connection between Linguistics, Education of the Countryside, and the training of native language teachers, in favor of an education that addresses contextual peculiarities and further promotes the valorization of Education of the Countryside, the identity of rural communities, and education based on the local and global perspectives.
Resumen: La presente tesis tiene como objetivo investigar la construcción de perfiles identitarios y la inversión en su praxis de tres profesoras de Lengua Portuguesa que trabajan en escuelas públicas rurales en el municipio de Altos-PI, desde la perspectiva de los Multiletramientos. Para lograr esto, el marco teórico que sustenta esta investigación se basa en los constructos de: (a) identidades (Giddens 2000, Hall, 2006; Mastrella-de-Andrade, 2013; Norton, 2000, 2011; Silva 2014; Woodward, 2000), (b) Multiletramientos (Cope; Kalantzis, 2009; Garcia; Luke; Seglem, 2018; Rojo, 2012) y (c) Educación del Campo: (Arroyo; Molina, 2004; Damasceno, 2004; Molina, 2006; Souza, 2006, 2008). El estudio se caracteriza como investigación cualitativa (Moita Lopes, 2014), y los instrumentos de generación de datos consisten en: entrevistas narrativas, autobiografía, grupo focal, cuestionarios y diario de campo. Junto con el marco teórico, los procedimientos de análisis de datos se llevarán a cabo basándose en los fundamentos de los estudios narrativos (Clandinin; Conelly, 2000; Minayo, 2011), enfocándose en el proceso de construcción de identidades, con el fin de analizar cuestiones discursivas y sociales que involucran a las identidades y sus implicaciones en la praxis de las docentes (Pennycook, 2004), en el ámbito de la Educación del Campo. Los datos muestran que el proceso de construcción identitaria de las docentes que trabajan en áreas rurales involucra muchas cuestiones sociales que forman parte de las desigualdades presentes en Brasil. Quedó claro que las narrativas de las docentes son instrumentos importantes para su desarrollo profesional, ya que les permiten reconsiderar su praxis y (re)posicionarse. Además, se reveló que las experiencias de ser residentes en áreas rurales y haber asistido a los primeros años de escolarización en escuelas rurales fueron significativas para moldear la praxis de las docentes. Su inversión en sus carreras profesionales está guiada por el intento de satisfacer las necesidades presentadas en el contexto escolar rural. Como contribución social de esta investigación, propongo, dentro del contexto de los Multiletramientos, una corriente que reconozca la diversidad cultural y semiótica presente en la sociedad contemporánea, buscando valorar prácticas sociales populares e incluso marginadas en el entorno escolar. Establezco las bases para el concepto de " Multialfabetizaciones campesinos", una reflexión importante que puede fortalecer la conexión entre la Lingüística, la Educación del Campo y la formación de profesores de lengua materna, a favor de una educación que aborde peculiaridades contextuales y promueva aún más la valoración de la Educación del Campo, la identidad de las comunidades rurales y la educación basada en perspectivas locales y globales.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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