http://repositorio.unb.br/handle/10482/49734
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
UlySoaresEMeloPulga_DISSERT.pdf | 6,3 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Método para localização de estações de bicicletas compartilhadas para primeira e última milha de sistemas metroviários |
Auteur(s): | Pulga, Uly Soares e Melo |
Orientador(es):: | Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz |
Assunto:: | Bicicletas compartilhadas Metrô Transportes públicos - integração |
Date de publication: | 9-aoû-2024 |
Data de defesa:: | 18-avr-2023 |
Référence bibliographique: | PULGA, Uly Soares e Melo. Método para localização de estações de bicicletas compartilhadas para primeira e última milha de sistemas metroviários. 2023. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | O presente trabalho explora a potencialidade da integração entre bicicletas compartilhadas e o modo metroviário. Por meio da construção do portfólio bibliográfico, utilizando o Méthodi Ordinátio, foi possível identificar lacunas na produção científica, principalmente quando se trata da solução de primeira e última milha em áreas residenciais. O objetivo principal dessa pesquisa, voltou-se para o desenvolvimento de método de escolha de regiões para instalação de estações de bicicletas compartilhadas em fase inicial, visando a cobertura espacial de áreas residenciais e a promoção da integração entre modos bicicleta e metrô. A proposta metodológica deste trabalho pretende ser um complemento a métodos já consolidados. Os resultados obtidos a partir da aplicação da ferramenta distance decay e o uso de análise espacial, possibilitaram a identificação de áreas potenciais. Foi possível delimitar as áreas de implantação das estações, bem como simular o dimensionamento de uma estação por meio do procedimento metodológico proposto e que pode ser ajustado para aplicação em outras localidades. |
Abstract: | This work explores the potential of integrating shared bicycles and the metro mode. Through the construction of a bibliographic portfolio using the Méthodi Ordinátio, it was possible to identify gaps in scientific production, mainly regarding the first and last mile solution in residential areas. The main objective of this research was to develop a method for selecting regions for the installation of shared bicycle stations in the initial phase, aiming at spatial coverage of residential areas and promoting integration between bicycle and metro modes. The methodological proposal of this work aims to be a complement to already established methods. The results obtained from the application of the distance decay tool and the use of spatial analysis enabled the identification of potential areas. It was possible to delimit the areas for station deployment as well as simulate the sizing of a station. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.