Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Luan Augusto Langaro | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T11:21:26Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T11:21:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Luan Augusto Langaro. Milonga solta no espaço: a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler. 2023. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49841 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca analisar a milonga e suas características dinâmicas na fronteira sul
do Brasil, exemplificadas pelas obras de dois compositores, Vitor Ramil e Jorge Drexler.
Baseado principalmente em autores dos campos da musicologia (Cook, 2001, Trotta, 2008) e
estudos culturais (Canclini, 2008, Martin-Barbero, 1997, Grimson, 2011, Hall, 2006), levando
em conta as transformações presentes no desenvolvimento do gênero e sua relação com o meio
cultural, através das construções e desconstruções culturais e suas relativas dinâmicas estéticas,
as quais são expressas nos exemplos musicais propostos. Sobre a milonga, é analisado o seu
surgimento e sua inevitável transformação dentro da música popular, a partir da sua genealogia
e sua relação com o espaço geográfico-cultural, bem como sua transformação em termos dos
seus materiais musicais intrínsecos. Dessa forma, contextualiza-se o intercâmbio de
sonoridades que fica inerente a esse processo e que transforma a milonga em um agente de
significação estético-cultural dentro da obra dos compositores estudados. Com especial atenção
ao território gaúcho e brasileiro, busco observar o desenvolvimento da cultura criada no Rio
Grande do Sul e sua relação crítica e estética com o trabalho de Ramil, através principalmente
da sua obra A Estética do Frio. Utilizo-me também de Drexler, uruguaio, para triangular esse
processo e procurar a reverberação da mesma ideia cultural e musical em outro lado da fronteira,
através do conceito de Templadismo, buscando exceder o limite geográfico e assim entender as
relações de tempo e espaço que os autores descrevem em sua obra. Para tanto, além da
aproximação conceitual, analiso algumas canções, apoiado em publicações já existentes sobre
a obra musical dos compositores e transcrições próprias, utilizando-as como objeto de
materialização dos conceitos apresentados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Milonga | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research seeks to analyze the milonga and its dynamic characteristics on the southern
border of Brazil, exemplified by the works of two composers, Vitor Ramil and Jorge Drexler.
Mainly base on authors from the fields of musicology (Cook, 2001, Trotta, 2008) and cultural
studies (Canclini, 2008, Martin-Barbero, 1997, Grimson, 2011, Hall, 2006), taking into account
the transformations present in the development of the genre and its relationship with the cultural
environment, through cultural constructions and deconstructions and their relative aesthetic
dynamics, which are expressed in the proposed musical examples. Regarding the milonga, its
emergence and its inevitable transformation within popular music are analyzed, based on its
genealogy and its relationship with the geographical-cultural space, as well as its transformation
in terms of its intrinsic musical materials. In this way, the exchange of sounds that is inherent
to this process and which transforms the milonga into an agent of aesthetic-cultural significance
within the work of the composers studied is contextualized. With special attention to the
Gaucho and Brazilian territory, I seek to observe the development of the culture created in Rio
Grande do Sul and its critical and aesthetic relationship with Ramil's work, mainly through his
work A Estética do Frio. I also use Drexler, a Uruguayan, to triangulate this process and look
for the reverberation of the same cultural and musical idea on the other side of the border,
through the concept of Templadismo, seeking to exceed the geographical limit and thus
understand the relationships of time and space that the authors describe in their work. To this
end, in addition to the conceptual approach, I analyze some songs, based on existing
publications on the composers' musical work and their own transcriptions, using them as an
object to materialize the concepts presented. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | This research seeks to analyze the milonga and its dynamic characteristics on the southern
border of Brazil, exemplified by the works of two composers, Vitor Ramil and Jorge Drexler.
Mainly base on authors from the fields of musicology (Cook, 2001, Trotta, 2008) and cultural
studies (Canclini, 2008, Martin-Barbero, 1997, Grimson, 2011, Hall, 2006), taking into account
the transformations present in the development of the genre and its relationship with the cultural
environment, through cultural constructions and deconstructions and their relative aesthetic
dynamics, which are expressed in the proposed musical examples. Regarding the milonga, its
emergence and its inevitable transformation within popular music are analyzed, based on its
genealogy and its relationship with the geographical-cultural space, as well as its transformation
in terms of its intrinsic musical materials. In this way, the exchange of sounds that is inherent
to this process and which transforms the milonga into an agent of aesthetic-cultural significance
within the work of the composers studied is contextualized. With special attention to the
Gaucho and Brazilian territory, I seek to observe the development of the culture created in Rio
Grande do Sul and its critical and aesthetic relationship with Ramil's work, mainly through his
work A Estética do Frio. I also use Drexler, a Uruguayan, to triangulate this process and look
for the reverberation of the same cultural and musical idea on the other side of the border,
through the concept of Templadismo, seeking to exceed the geographical limit and thus
understand the relationships of time and space that the authors describe in their work. To this
end, in addition to the conceptual approach, I analyze some songs, based on existing
publications on the composers' musical work and their own transcriptions, using them as an
object to materialize the concepts presented. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|