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Título : Orientação empreendedora e inovadora da Agência Espacial Brasileira : uma avaliação interna
Autor : Santos, José Sérgio Marques dos
Orientador(es):: Carvalho, José Márcio
Assunto:: Agência Espacial Brasileira (AEB)
Setor espacial
Inovação
Desenvolvimento tecnológico
Fecha de publicación : 14-ago-2024
Citación : SANTOS, José Sérgio Marques dos. Orientação empreendedora e inovadora da Agência Espacial Brasileira: uma avaliação interna. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : O estudo acerca do perfil da Agência Espacial Brasileira - AEB e a relação com as organizações que atuam direta ou indiretamente no setor, sejam públicas ou privadas, na percepção dos colaboradores internos, possibilita o conhecimento de capacidades intangíveis de uma organização. Tais capacidades quando implementadas de forma adequada podem definir a orientação empreendedora e inovadora da instituição. Identificar e analisar os fatores relacionados à orientação da AEB pode significar algo importante para formulação de políticas públicas, destinadas ao setor espacial, com entregas à sociedade. O papel do Estado é extremamente importante para garantir os investimentos e o desenvolvimento tecnológico, tendo em vista as características dos projetos que normalmente são de longo prazo, de custo elevado e de alto risco. Nesse sentido, o presente trabalho procura identificar se a Agência Espacial Brasileira - AEB, na perspectiva dos colaboradores, tem um perfil empreendedor e inovador, por meio de pesquisa interna baseada na aplicação de um questionário utilizando a escala de Likert. Esta escala foi criada em 1932, pelo americano Rensis Likert, e usa-se para colher feedback de determinado tema ou produto com a elaboração de afirmativas fechadas. As opções de respostas foram colocadas numa escala de 5 pontos que variam de discordo totalmente ao concordo totalmente, havendo a possibilidade da neutralidade nas respostas. O construto tem como base fatores organizacionais internos e fatores relacionados com a indústria espacial. Dos resultados encontrados observou-se que a Agência possui alta capacidade de inovação e alto nível de motivação para o trabalho, na perspectiva dos colaboradores internos. No entanto, foi observado também, uma baixa capacidade de assumir riscos, uma percepção conflitante quanto a intensidade competitiva e a autonomia, necessidade de melhoria na valorização e no desenvolvimento das parcerias e uma discordância referente aos serviços inovadores.
Abstract: This study explores the Brazilian Space Agency ‘s(AEB) profiles and its interactions with entities, both public and private, that are involved in the space sector. It emphasizes understanding the intangible capabilities of the organization as perceived by internal staff. When effectively harnessed, these capabilities can set a direction towards innovation and entrepreneurship for institutions. Examining factors that influence AEB's strategic orientation is crucial for developing public policies tailored to the space sector, ultimately benefiting society. The state plays a pivotal role in securing investments and fostering technological advancements, given the typically long duration, high costs, and significant risks associated with space projects. This paper aims to assess whether the AEB, from the employees' viewpoint, maintains an entrepreneur and innovative stance by conducting internal surveys using a questionnaire based on the Likert scale. Developed by Rensis Likert in 1932, this scale is instrumental in gathering feedback on specific topics or products through structured statements. Responses are measured on a 5-point scale, ranking from strongly disagree to strongly agree, with an option for neutrality. The framework of the questionnaire focuses on internal organizational factors and those related to the space industry. The findings indicate that the Agency possesses a strong capacity for innovation and high levels of employee motivation. However, there are noted deficiencies in risk-taking ability, as well as mixed views on competitive intensity and autonomy. There is also a recognized need to enhance the appreciation and development of partnerships and a divergence of opinions on innovative services.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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