Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Faria, Emilia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lopes, Nhaiara de Jesus Araújo Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T16:17:21Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T16:17:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Nhaiara de Jesus Araújo Nascimento. Competências para a inovação no setor público: aprendendo com um programa de aceleração de políticas de inovação. 2023. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49860 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante dos desafios enfrentados pelo setor público para suprir as demandas
crescentes da sociedade por serviços de qualidade e para introduzir melhorias no
ambiente institucional, a inovação é tida como chave para o alcance de tais objetivos.
Tendo em vista que os servidores públicos são os principais ativos de uma
organização, compreender suas competências e como são promovidas é essencial
para alavancar este setor. Assim, este estudo buscou analisar as competências para
a inovação em servidores públicos e os instrumentos capazes de promovê-las, tendo
como público-alvo os participantes do programa de capacitação que visa estimular os
agentes públicos na busca por soluções inovadoras Mobiliza.DF - Acelerando políticas
de inovação no DF. Após realização de levantamento bibliográfico, as competências
para inovação mais presentes nos estudos encontrados foram: criatividade; iniciativa;
pensamento crítico; comunicação; conhecimento técnico; rede e trabalho em equipe;
liderança e gestão de conflitos. Assim, como resultado da pesquisa qualitativa, obtevese que tais competências estão presentes em servidores públicos que buscam
promover inovação e foram identificadas características típicas deste contexto, como
capacidade de lidar com a burocracia, habilidade de navegar por processos políticos
complexos, compreensão das restrições e regulamentações governamentais e
entendimento da possibilidade de propor mudanças na lei para promover ambiente
mais inovador. Além disso, foi possível observar que há disposição crescente das
organizações públicas do Distrito Federal na adoção de inovações com uso de
metodologias modernas de gestão de projetos e serviços. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Competências para a inovação no setor público : aprendendo com um programa de aceleração de políticas de inovação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos - desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Habilidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de projetos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given the challenges faced by the public sector in meeting the growing demands of
society for quality services and introducing improvements in the institutional
environment, innovation is seen as the key to achieving such objectives. Considering
that public servants are the main assets of an organization, understanding their
competencies and how they are promoted is essential to leverage this sector. Thus,
this study sought to analyze the competencies for innovation in public servants and the
instruments capable of promoting them, targeting participants of the training program
aimed at stimulating public agents in the search for innovative solutions: Mobiliza.DF -
Accelerating innovation policies in DF. After conducting a literature review, the most
prevalent competencies for innovation found in the studies were: creativity, initiative,
critical thinking, communication, technical knowledge, networking and teamwork,
leadership, and conflict management. As a result of the qualitative research, it was
found that these competencies are present in public servants who seek to promote
innovation and typical characteristics of this context were identified, such as the ability
to deal with bureaucracy, navigate complex political processes, understand
government restrictions and regulations, and recognize the possibility of proposing
changes in the law to foster a more innovative environment. Furthermore, it was
possible to observe a growing willingness among public organizations in the Federal
District to adopt innovations using modern project and service management
methodologies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|