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2023_NhaiaraDeJesusAraujoNascimentoLopes_DISSERT.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFaria, Emilia de Oliveira-
dc.contributor.authorLopes, Nhaiara de Jesus Araújo Nascimento-
dc.date.accessioned2024-08-14T16:17:21Z-
dc.date.available2024-08-14T16:17:21Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.date.submitted2023-06-29-
dc.identifier.citationLOPES, Nhaiara de Jesus Araújo Nascimento. Competências para a inovação no setor público: aprendendo com um programa de aceleração de políticas de inovação. 2023. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49860-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDiante dos desafios enfrentados pelo setor público para suprir as demandas crescentes da sociedade por serviços de qualidade e para introduzir melhorias no ambiente institucional, a inovação é tida como chave para o alcance de tais objetivos. Tendo em vista que os servidores públicos são os principais ativos de uma organização, compreender suas competências e como são promovidas é essencial para alavancar este setor. Assim, este estudo buscou analisar as competências para a inovação em servidores públicos e os instrumentos capazes de promovê-las, tendo como público-alvo os participantes do programa de capacitação que visa estimular os agentes públicos na busca por soluções inovadoras Mobiliza.DF - Acelerando políticas de inovação no DF. Após realização de levantamento bibliográfico, as competências para inovação mais presentes nos estudos encontrados foram: criatividade; iniciativa; pensamento crítico; comunicação; conhecimento técnico; rede e trabalho em equipe; liderança e gestão de conflitos. Assim, como resultado da pesquisa qualitativa, obtevese que tais competências estão presentes em servidores públicos que buscam promover inovação e foram identificadas características típicas deste contexto, como capacidade de lidar com a burocracia, habilidade de navegar por processos políticos complexos, compreensão das restrições e regulamentações governamentais e entendimento da possibilidade de propor mudanças na lei para promover ambiente mais inovador. Além disso, foi possível observar que há disposição crescente das organizações públicas do Distrito Federal na adoção de inovações com uso de metodologias modernas de gestão de projetos e serviços.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompetências para a inovação no setor público : aprendendo com um programa de aceleração de políticas de inovaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSetor públicopt_BR
dc.subject.keywordServidores públicos - desempenhopt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordHabilidadespt_BR
dc.subject.keywordGestão de projetospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Given the challenges faced by the public sector in meeting the growing demands of society for quality services and introducing improvements in the institutional environment, innovation is seen as the key to achieving such objectives. Considering that public servants are the main assets of an organization, understanding their competencies and how they are promoted is essential to leverage this sector. Thus, this study sought to analyze the competencies for innovation in public servants and the instruments capable of promoting them, targeting participants of the training program aimed at stimulating public agents in the search for innovative solutions: Mobiliza.DF - Accelerating innovation policies in DF. After conducting a literature review, the most prevalent competencies for innovation found in the studies were: creativity, initiative, critical thinking, communication, technical knowledge, networking and teamwork, leadership, and conflict management. As a result of the qualitative research, it was found that these competencies are present in public servants who seek to promote innovation and typical characteristics of this context were identified, such as the ability to deal with bureaucracy, navigate complex political processes, understand government restrictions and regulations, and recognize the possibility of proposing changes in the law to foster a more innovative environment. Furthermore, it was possible to observe a growing willingness among public organizations in the Federal District to adopt innovations using modern project and service management methodologies.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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