Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Carlos Alberto Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Kléberson Pierre Cardoso de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T21:00:19Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T21:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Kléberson Pierre Cardoso de. Institutos Federais: uma conquista contra-hegemônica da classe trabalhadora. 2023. 183 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49890 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a operação da classe trabalhadora, dos movimentos de luta pela
educação e dos intelectuais que formularam uma proposta estratégica de educação integral
contra-hegemônica que foi cravada na burocracia do Estado brasileiro, durante os governos
petistas. Para isso, buscou-se analisar os fundamentos basilares da nova institucionalidade a
partir das categorias desenvolvimento econômico, trabalho e emancipação humana.
Analisou-se 41 (quarenta e um) Projetos Pedagógicos Institucionais (PPIs) dos institutos
federais. O tratamento dos dados foi realizado por meio do software Interface de R pour les
Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). Combinou-se a
literatura teórico-metodológica e crítico-dialética marxiana com o trato empírico documental
para revelar as determinações históricas, sociais, políticas e econômicas da política de
educação profissional no percurso da educação e do desenvolvimento do capitalismo
periférico e dependente do Brasil. A disputa pela hegemonia de concepções entre as classes
burguesa e trabalhadora na educação profissional no século XXI foram evidenciadas pelos
(04) documentos dos aparelhos privados de hegemonia da burguesia industrial (CNI e Fiesp),
e as evidências empíricas apontam que o ambiente de conciliação de classes possibilitou que
a classe trabalhadora realizasse uma inflexão contra-hegemônica na educação profissional
com o projeto de expansão dos institutos federais. Os PPIs indicam uma concepção de
desenvolvimento voltada a projetos locais ou regionais. Quanto às categorias trabalho e
emancipação humana, verifica-se uma predominância do trabalho no sentido ontológico e o
conceito de emancipação vinculado aos processos integradores políticos ou pedagógicos. Os
PPIs carecem de reorientação de suas diretrizes para indicar pragmaticamente o caráter
ineliminável entre trabalho e emancipação humana. Isso requer ações estratégicas para
formação de uma moral coletiva e solidária dos estudantes (novos intelectuais orgânicos) na
disputa pela hegemonia do pensamento emancipatório, por meio de programas, projetos e
ações que pautem destruição do trabalho explorado e a ascensão e hegemonia do trabalho
coletivo e solidário. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Institutos Federais : uma conquista contra-hegemônica da classe trabalhadora | pt_BR |
dc.title.alternative | Federal Institutes : a counter-hegemonic achievement of the working class | pt_BR |
dc.title.alternative | Institutos Federales : un logro contrahegemónico de la clase trabajadora | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emancipação humana | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work analyzes the operation of the working class, education struggle movements, and
intellectuals who formulated a strategic proposal for integral, counter-hegemonic education
that was embedded in the bureaucracy of the Brazilian state during the Workers' Party
governments. To do so, the basic foundations of the new institutional framework were
analyzed based on the categories of economic development, work, and human emancipation.
41 Institutional Pedagogical Projects (PPIs) from the federal institutes were analyzed. The
data treatment was carried out through the software Interface de R pour les Analyses
Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). The
theoretical-methodological and critical-dialectical Marxist literature was combined with
empirical documentary treatment to reveal the historical, social, political, and economic
determinations of the professional education policy in the course of education and the
development of Brazil's peripheral and dependent capitalism. The dispute for hegemony of
conceptions between the bourgeois and working-class in professional education in the 21st
century was evidenced by the (04) documents from the private devices of industrial
bourgeoisie hegemony (CNI and Fiesp), and empirical evidence points that the environment
of class conciliation enabled the working class to make a counter-hegemonic inflection in
professional education with the project of expanding federal institutes. The PPIs indicate a
conception of development focused on local or regional projects. As for the categories of
work and human emancipation, there is a predominance of work in the ontological sense, and
the concept of emancipation is linked to political or pedagogical integration processes. The
PPIs lack a reorientation of their guidelines to pragmatically indicate the ineliminable
character between work and human emancipation. This requires strategic actions to form a
collective and solidary morality of students (new organic intellectuals) in the dispute for the
hegemony of emancipatory thought, through programs, projects, and actions that aim to
destroy exploited work and the rise and hegemony of collective and solidary work. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo analiza la operación de la clase trabajadora, de los movimientos de lucha por la
educación y de los intelectuales que formularon una propuesta estratégica de educación
integral contrahegemónica que fue enclavada en la burocracia del Estado brasileño durante
los gobiernos petistas. Para ello, se buscó analizar los fundamentos básicos de la nueva
institucionalidad a partir de las categorías de desarrollo económico, trabajo y emancipación
humana. Se analizaron 41 Proyectos Pedagógicos Institucionales (PPI) de los institutos
federales. El tratamiento de los datos se realizó a través del software Interface de R pour les
Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). Se combinó la
literatura teórico-metodológica y crítico-dialéctica marxista con el tratamiento empírico
documental para revelar las determinaciones históricas, sociales, políticas y económicas de la
política de educación profesional en el curso de la educación y el desarrollo del capitalismo
periférico y dependiente de Brasil. La disputa por la hegemonía de concepciones entre las
clases burguesa y trabajadora en la educación profesional en el siglo XXI fue evidenciada por
los (04) documentos de los dispositivos privados de hegemonía de la burguesía industrial
(CNI y Fiesp), y las evidencias empíricas apuntan que el ambiente de conciliación de clases
permitió que la clase trabajadora realizara una inflexión contrahegemónica en la educación
profesional con el proyecto de expansión de los institutos federales. Los PPI indican una
concepción de desarrollo enfocada en proyectos locales o regionales. En cuanto a las
categorías de trabajo y emancipación humana, se observa una predominancia del trabajo en el
sentido ontológico y el concepto de emancipación vinculado a los procesos integradores
políticos o pedagógicos. Los PPI carecen de una reorientación de sus directrices para indicar
pragmáticamente el carácter ineliminable entre trabajo y emancipación humana. Esto requiere
acciones estratégicas para formar una moral colectiva y solidaria de los estudiantes (nuevos
intelectuales orgánicos) en la disputa por la hegemonía del pensamiento emancipatorio, a
través de programas, proyectos y acciones que aborden la destrucción del trabajo explotado y
la ascensión y hegemonía del trabajo colectivo y solidario. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Ce travail analyse le fonctionnement de la classe ouvrière, des mouvements de lutte pour
l'éducation et des intellectuels qui ont formulé une proposition stratégique pour une éducation
intégrale et contre-hégémonique qui a été intégrée dans la bureaucratie de l'État brésilien
pendant les gouvernements du Parti des travailleurs. Pour ce faire, les fondements de la
nouvelle architecture institutionnelle ont été analysés sur la base des catégories de
développement économique, de travail et d'émancipation humaine. 41 Projets Pédagogiques
Institutionnels (PPI) des instituts fédéraux ont été analysés. Le traitement des données a été
effectué à l'aide du logiciel Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes
et de Questionnaires (IRaMuTeQ). La littérature théorico-méthodologique et
critique-dialectique marxiste a été combinée à un traitement documentaire empirique pour
révéler les déterminations historiques, sociales, politiques et économiques de la politique
d'éducation professionnelle dans le cadre de l'éducation et du développement du capitalisme
périphérique et dépendant du Brésil. La dispute pour l'hégémonie des conceptions entre la
bourgeoisie et la classe ouvrière dans l'éducation professionnelle au XXIe siècle a été mise en
évidence par les (04) documents des dispositifs privés de l'hégémonie de la bourgeoisie
industrielle (CNI et Fiesp), et des preuves empiriques indiquent que l'environnement de
conciliation des classes a permis à la classe ouvrière de faire une inflexion
contre-hégémonique dans l'éducation professionnelle avec le projet d'expansion des instituts
fédéraux. Les PPI indiquent une conception de développement axée sur des projets locaux ou
régionaux. En ce qui concerne les catégories de travail et d'émancipation humaine, il y a une
prédominance du travail dans le sens ontologique, et le concept d'émancipation est lié aux
processus d'intégration politiques ou pédagogiques. Les PPI manquent d'une réorientation de
leurs directives pour indiquer de manière pragmatique le caractère inéliminable entre le
travail et l'émancipation humaine. Cela nécessite des actions stratégiques pour former une
morale collective et solidaire des étudiants (nouveaux intellectuels organiques) dans la
dispute pour l'hégémonie de la pensée émancipatrice, à travers des programmes, projets et
actions visant à détruire le travail exploité et à promouvoir l'ascension et l'hégémonie du
travail collectif et solidaire. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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