Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Tose, Lourdes Aparecida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T21:00:20Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T21:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.citation | TOSE, Lourdes Aparecida. O Descompasso da política pública Gênero e Diversidade na Escola (GDE) em Rondônia. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49891 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Gênero e Diversidade na Escola foi uma política pública nacional cujo Projeto Piloto foi executado
em 2006 e se consolidou enquanto formação continuada para milhares de professores de todo país,
abrangendo todas as regiões. O presente trabalho tem por objetivo conferir o descompasso que se deu
na implantação da política pública GDE em Rondônia, visto que sua reedição só acontece em
momento de neoconservadorismo federal e descontinuidade desta política em âmbito nacional. Para
compreender o devir do GDE em Rondônia este trabalho foi embasado no Materialismo Histórico
Dialético. Valeu-se da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de interlocuções com agenteschave como meios de levantar dados para a análise. As análises buscaram historiar o GDE enquanto
política pública educacional e sua não consolidação no estado. Os dados coletados não permitem
responder diretamente a questão de pesquisa, mas possibilitaram compreender a formação e
estabilização do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola do campus de Rolim
de Moura da UNIR. Concluiu-se que embora não tenha sido possível determinar as causas da não
continuidade da política pública, os indícios do conservadorismo em Rondônia podem indicar a
desativação enquanto política pública e sua retomada, mesmo indeterminada, qualifica-se como
resistência ao neoconservadorismo no campus de Rolim de Moura. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Descompasso da política pública Gênero e Diversidade na Escola (GDE) em Rondônia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ideologia de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Duarte, Natália de Souza | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Gender and Diversity at School was a national public policy whose Pilot Project was implemented in
2006 and was consolidated as continuing training program for thousands of teachers across the
country. The present work aims to check the gap that occurred in the implementation of the GDS
public policy in Rondônia, since its reissue only happens at a time of federal neoconservatism and
discontinuity of this policy at a national level. To understand the development of the GDS in
Rondônia, this work was based on Dialectical Historical Materialism. We applied bibliographical
research, documentary research and conversations with key agents as a means of collecting data for
analysis. The analyses sought to historicize the GDS as a public educational policy and its nonconsolidation in the state. The data collected does not allow us to directly answer the research
question, but it made it possible to understand the formation and stabilization of the Specialization
Course in Gender and Diversity at School of the Rolim de Moura campus of UNIR. We concluded
that although it was not possible to determine the causes of the non-continuity of public policy, the
signs of conservatism in Rondônia may indicate a way to understand the deactivation as a public
policy and its resumption, even undetermined, qualifies as resistance to neoconservatism on the Rolim
de Moura campus. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|