http://repositorio.unb.br/handle/10482/49891
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
LourdesAparecidaTose_DISSERT.pdf | 864,9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O Descompasso da política pública Gênero e Diversidade na Escola (GDE) em Rondônia |
Authors: | Tose, Lourdes Aparecida |
Orientador(es):: | Yannoulas, Silvia Cristina |
Coorientador(es):: | Duarte, Natália de Souza |
Assunto:: | Gênero e educação Diversidade sexual Políticas públicas educacionais Ideologia de gênero Professores - formação |
Issue Date: | 14-Aug-2024 |
Data de defesa:: | 18-Dec-2023 |
Citation: | TOSE, Lourdes Aparecida. O Descompasso da política pública Gênero e Diversidade na Escola (GDE) em Rondônia. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | Gênero e Diversidade na Escola foi uma política pública nacional cujo Projeto Piloto foi executado em 2006 e se consolidou enquanto formação continuada para milhares de professores de todo país, abrangendo todas as regiões. O presente trabalho tem por objetivo conferir o descompasso que se deu na implantação da política pública GDE em Rondônia, visto que sua reedição só acontece em momento de neoconservadorismo federal e descontinuidade desta política em âmbito nacional. Para compreender o devir do GDE em Rondônia este trabalho foi embasado no Materialismo Histórico Dialético. Valeu-se da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de interlocuções com agenteschave como meios de levantar dados para a análise. As análises buscaram historiar o GDE enquanto política pública educacional e sua não consolidação no estado. Os dados coletados não permitem responder diretamente a questão de pesquisa, mas possibilitaram compreender a formação e estabilização do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola do campus de Rolim de Moura da UNIR. Concluiu-se que embora não tenha sido possível determinar as causas da não continuidade da política pública, os indícios do conservadorismo em Rondônia podem indicar a desativação enquanto política pública e sua retomada, mesmo indeterminada, qualifica-se como resistência ao neoconservadorismo no campus de Rolim de Moura. |
Abstract: | Gender and Diversity at School was a national public policy whose Pilot Project was implemented in 2006 and was consolidated as continuing training program for thousands of teachers across the country. The present work aims to check the gap that occurred in the implementation of the GDS public policy in Rondônia, since its reissue only happens at a time of federal neoconservatism and discontinuity of this policy at a national level. To understand the development of the GDS in Rondônia, this work was based on Dialectical Historical Materialism. We applied bibliographical research, documentary research and conversations with key agents as a means of collecting data for analysis. The analyses sought to historicize the GDS as a public educational policy and its nonconsolidation in the state. The data collected does not allow us to directly answer the research question, but it made it possible to understand the formation and stabilization of the Specialization Course in Gender and Diversity at School of the Rolim de Moura campus of UNIR. We concluded that although it was not possible to determine the causes of the non-continuity of public policy, the signs of conservatism in Rondônia may indicate a way to understand the deactivation as a public policy and its resumption, even undetermined, qualifies as resistance to neoconservatism on the Rolim de Moura campus. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Serviço Social (ICH SER) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Política Social |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.