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2023_UjeversonTavaresSampaio_DISSERT.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A contribuição da educação para o crescimento econômico do estado de Goiás
Autor(es): Sampaio, Ujeverson Tavares
Orientador(es): Tannuri-Pianto, Maria Eduarda
Assunto: Educação - crescimento econômico
Goiás (Estado)
Capital humano
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)
Data de publicação: 19-Ago-2024
Referência: SAMPAIO, Ujeverson Tavares. A contribuição da educação para o crescimento econômico do estado de Goiás. 2023. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente dissertação investiga o impacto da qualidade educacional no desenvolvimento econômico do estado de Goiás. Usando uma abordagem quantitativa, a análise foca em dados dos 246 municípios goianos entre 2010 e 2020, considerando variáveis como o PIB per capita e o desempenho educacional medido pelo SAEB. A pesquisa destaca a importância do capital humano e a qualidade da educação, corroborada por estudos como os de Hanushek e Woessmann (2007), na promoção do crescimento econômico sustentável. A metodologia adotada se baseia em uma combinação de dados socioeconômicos e educacionais, fornecendo visões importantes sobre a interação entre educação e desenvolvimento econômico em Goiás. A análise também se utiliza do método estatístico de regressão linear múltipla, ajustado pelo método dos mínimos quadrados ordinários, para identificar a influência do nível de escolaridade da população na riqueza dos municípios goianos e por consequência na economia de Goiás.
Abstract: This dissertation investigates the impact of educational quality on the economic development of the state of Goiás. Using a quantitative approach, the analysis focuses on data from 246 municipalities in Goiás between 2010 and 2020, considering variables such as GDP per capita and educational performance measured by SAEB . The research highlights the importance of human capital and the quality of education, corroborated by studies such as those by Hanushek and Woessmann (2007), in promoting sustainable economic growth. The methodology adopted is based on a combination of socioeconomic and educational data, providing important insights into the interaction between education and economic development in Goiás. The analysis also uses the statistical method of multiple linear regression, adjusted by the ordinary least squares method, to identify the influence of the population's level of education on the wealth of Goiás' municipalities and, consequently, on the economy of Goiás.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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