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Título : Eficácia de um programa de remediação fonológica coletiva para escolares com dificuldade de aprendizagem do 3º e 4º ano do ensino fundamental
Autor : Villar, Michelle Procópio De Oliveira
Orientador(es):: Gandolfi, Lenora
Assunto:: Fonoaudiologia
Leitura
Crianças - desenvolvimento
Aprendizagem
Ensino fundamental
Fecha de publicación : 22-ago-2024
Citación : VILLAR, Michelle Procópio de Oliveira. Eficácia de um programa de remediação fonológica coletiva para escolares com dificuldade de aprendizagem do 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2023. 79 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : Introdução: Estudos mostram a ineficiência na formação de leitores no Brasil e a necessidade de se questionar a respeito das atuais estratégias de ensino adotadas no sistema escolar público, principalmente em comunidade com nível socioeconômico baixo. É necessário o entendimento do que funciona na educação, e para esse conhecimento, é necessária a implementação de práticas baseadas em evidências. Objetivo: Desenvolver um programa de remediação fonológica coletivo e verificar a eficácia desse programa em crianças expostas à situação de vulnerabilidade social. Métodos: Este trabalho foi dividido em dois estudos. O estudo I trata do programa de intervenção coletivo que foi desenvolvido em 17 sessões com duração de 120 minutos, sendo realizado 2 vezes por semana e estruturado com atividades de caráter visual e auditivo. Já o estudo II trata-se de um estudo experimental e longitudinal, realizado em ambiente escolar, cuja amostra foi composta por 40 escolares do terceiro e quarto ano do ensino fundamental com dificuldades escolares. Os escolares foram selecionados mediante indicação do professor regente, avaliação do nível cognitivo (Raven) e das habilidades cognitivo-linguísticas, além de serem divididos em grupo experimental e controle. O grupo experimental foi submetido à intervenção em remediação fonológica e ambos os grupos foram reavaliados após a intervenção por meio do mesmo protocolo (habilidades cognitivo-linguísticas) utilizado na avaliação inicial. Para a análise da pré e pós-intervenção, foi utilizado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon. Resultados: Observou-se que os escolares do grupo de intervenção melhoraram o desempenho nas habilidades pertinentes à leitura e escrita na pós-testagem. Entretanto, vale ressaltar que não foi observada diferença estatisticamente significativa na prova de conhecimento do alfabeto na pós-testagem. Conclusão: O programa de remediação fonológica demonstrou ter efeitos positivos em escolares com dificuldade escolar. Dessa forma, faz-se necessária uma amostra mais representativa para que se consiga obter melhores parâmetros e aprimoramento do programa.
Abstract: Introduction: Studies show the inefficiency in the formation of readers in Brazil and the need to question the current teaching strategies adopted in the public school system, especially in communities with low socioeconomic status. It is necessary to know what works in education, and for this knowledge, the implementation of evidence-based practices is required. Objective: To develop a collective phonological remediation program and to verify the effectiveness of this program in children exposed to a situation of social vulnerability. Methods: This work was divided into two studies. Study I: The collective intervention program was developed in 17 sessions lasting 120 minutes, held twice a week and structured with visual and auditory activities. Study II: This was an experimental and longitudinal study, carried out in a school environment, whose sample was composed of 40 students in the third and fourth grades of elementary school with school difficulties. The students were selected by the teacher's indication, cognitive level evaluation (Raven) and cognitive-linguistic abilities and were divided into experimental and control groups. The experimental group was submitted to phonological remediation intervention, and both groups were re-evaluated after the intervention using the same protocol (cognitive-linguistic skills) used in the initial evaluation. Wilcoxon's Signaled Positions Test was used for the pre- and postintervention analysis. Results: It was observed that the schoolchildren in the intervention group improved their performance in skills pertinent to reading and writing in the post-testing. However, it is worth noting that no statistically significant difference was observed in the alphabet knowledge test at post-testing. Conclusion: The phonological remediation program has shown to have positive effects in school-age children with learning difficulties. Thus, a more representative sample is needed in order to obtain better parameters and improve the program.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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