Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50146
Files in This Item:
File SizeFormat 
RogerioFagundesMarzola_TESE.pdf14,5 MBAdobe PDFView/Open
Title: Avaliação de curso sobre arboviroses para professores do ensino básico ofertado na modalidade EaD
Authors: Marzola, Rogério Fagundes
Orientador(es):: Sousa, Maria Fatima de
Assunto:: Educação a distância
Arboviroses
Educação permanente em saúde
Issue Date: 23-Aug-2024
Citation: MARZOLA, Rogério Fagundes. Avaliação de curso sobre arboviroses para professores do ensino básico ofertado na modalidade EaD. 2024. 196 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: A presente tese trata do monitoramento e avaliação em curso à distância sobre arboviroses direcionado a professores do ensino básico. Considerando a importância da educação e comunicação em saúde, o curso utilizou-se desses conteúdos e de metodologias capazes de estreitar a relação entre saúde e educação, tornando escolas da rede básica de ensino em ambientes multiplicadores de saberes e práticas para o controle e prevenção das arboviroses. O curso foi ofertado na modalidade EaD nos anos de 2021 a 2023, sem tutoria, intitulado “ArboControl nas Escolas - Gestão da informação, educação e comunicação no controle das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya”. Com natureza extensionista e certificação da Universidade de Brasília, busca envolver as comunidades no desafio global de garantir saúde, bem-estar, educação de qualidade e controle das doenças. A pergunta geradora de pesquisa foi o questionamento se o curso possui adequada acessibilidade e proporciona conhecimentos para a prática escolar e educação em saúde. Foi apresentado como objetivo geral avaliar o curso, e os objetivos específicos de caracterizar o perfil dos egressos do curso; identificar a percepção destes sobre ações de prevenção e promoção da saúde nas arboviroses; descrever os principais elementos potencializadores e limitadores no uso das TICS ofertadas; apresentar as considerações dos egressos sobre os processos formativos desenvolvidos; e apresentar os principais apontamentos dos egressos para revisões e aperfeiçoamento da oferta de cursos EAD no âmbito das arboviroses. As metodologias quantitativa e qualitativa descreveram e analisaram 119 questionários aplicados aos egressos de junho a agosto de 2021. Os questionários foram estruturados para obterem informações em quatro dimensões: percepção em relação às tecnologias de informação e comunicação utilizadas; autopercepção em relação a conhecimentos, conteúdo e compreensão sobre os temas trabalhados; percepção em relação aos processos formativos e conteúdo; e percepção em relação às dificuldades de permanência no curso e suas expectativas de resultados. Escolheu-se a estratégia de triangulação concomitante, na qual os dados quantitativos e qualitativos da avaliação participativa foram coletados conjuntamente e comparados, e ainda relacionando-se estes dados com as informações geradas na avaliação interna. A avaliação, quanto ao momento caracterizou-se como de meio termo (processos, qualidade, satisfação), buscando elementos também na perspectiva ex-post, e na sua função apresentou características de conformidade e formativa. Obteve-se resultados que evidenciam a assertiva da escolha dos conteúdos, metodologias e uso das tecnologias como facilitadoras para a educação permanente em saúde. Complementarmente, foi possível identificar elementos para melhorias a serem consideradas nas ofertas futuras, bem como novas possibilidades de ações, como criação de repositório de projetos, diagnósticos, e metodologias, fomentando ações para a geração de saberes e trocas de experiências. O ineditismo da contribuição do monitoramento e avaliação do curso reside na capacidade de fornecer uma abordagem educacional inovadora e acessível para controlar e prevenir a propagação das arboviroses, e adaptável de acordo com as necessidades loco regionais, considerando características epidemiológicas e medidas de controle em cada região, oportunizando a educação em saúde ao capacitar agentes multiplicadores de informações sobre arboviroses e contribuir para a prevenção e controle dessas doenças em suas comunidades.
Abstract: This thesis deals with the monitoring and evaluation of a distance learning course on arboviruses aimed at elementary school teachers. Considering the importance of health education and communication, the course used these contents and methodologies capable of strengthening the relationship between health and education, turning primary schools into multiplier environments of knowledge and practices for the control and prevention of arboviruses. The course was offered in distance learning mode from 2021 to 2023, without tutoring, entitled "ArboControl in Schools - Information management, education and communication in the control of the arboviruses Dengue, Zika and Chikungunya". With an extensionist nature and certification from the University of Brasilia, it seeks to involve communities in the global challenge of ensuring health, well-being, quality education and disease control. The research question was whether the course has adequate accessibility and provides knowledge for school practice and health education. The general objective was to evaluate the course, and the specific objectives were to characterize the profile of the course's graduates; to identify their perception of actions to prevent and promote health in arboviruses; to describe the main potentializing and limiting elements in the use of the ICTs offered; to present the graduates' considerations on the training processes developed; and to present the main points made by the graduates for revisions and improvement of the offer of distance learning courses in the field of arboviruses. The quantitative and qualitative methodologies described and analyzed 119 questionnaires applied to graduates from June to August 2021. The questionnaires were structured to obtain information in four dimensions: perception of the information and communication technologies used; selfperception in relation to knowledge, content and understanding of the topics covered; perception in relation to training processes and content; and perception in relation to the difficulties of staying on the course and their expectations of results. The strategy of concomitant triangulation was chosen, in which the quantitative and qualitative data from the participatory evaluation was collected together and compared, while also relating this data to the information generated in the internal evaluation. The evaluation, in terms of timing, was characterized as a mid-term evaluation (processes, quality, satisfaction), also looking for elements from an ex-post perspective, and in terms of its function, it presented both compliant and formative characteristics. The results show that the choice of content, methodologies and the use of technologies as facilitators for permanent health education were assertive. In addition, it was possible to identify elements for improvement to be considered in future offers, as well as new possibilities for action, such as creating a repository of projects, diagnoses and methodologies, fostering actions to generate knowledge and exchange experiences. The unprecedented contribution of the course's monitoring and evaluation lies in its ability to provide an innovative and accessible educational approach to controlling and preventing the spread of arboviruses, which can be adapted according to local and regional needs, taking into account epidemiological characteristics and control measures in each region, providing opportunities for health education by training agents who spread information about arboviruses and contribute to the prevention and control of these diseases in their communities.
Resumen: Esta tesis aborda el seguimiento y la evaluación de un curso a distancia sobre arbovirus dirigido a profesores de enseñanza primaria. Considerando la importancia de la educación y comunicación en salud, el curso utilizó estos contenidos y metodologías capaces de fortalecer la relación entre salud y educación, convirtiendo las escuelas primarias en ambientes multiplicadores de conocimientos y prácticas para el control y prevención de arbovirus. El curso fue ofrecido en modalidad a distancia de 2021 a 2023, sin tutoría, titulado "ArboControl en las Escuelas - Gestión de la información, educación y comunicación en el control de los arbovirus Dengue, Zika y Chikungunya". Con carácter de extensión y certificación de la Universidad de Brasilia, busca involucrar a las comunidades en el desafío global de garantizar la salud, el bienestar, la educación de calidad y el control de enfermedades. La pregunta de investigación fue si el curso tiene accesibilidad adecuada y proporciona conocimientos para la práctica escolar y la educación en salud. El objetivo general fue evaluar el curso, y los objetivos específicos fueron caracterizar el perfil de los egresados del curso; identificar su percepción sobre las acciones de prevención y promoción de la salud en arbovirus; describir los principales elementos potencializadores y limitantes en el uso de las TIC ofrecidas; presentar las consideraciones de los egresados sobre los procesos formativos desarrollados; y presentar los principales señalamientos de los egresados para la revisión y mejora de la oferta de cursos a distancia en el área de arbovirus. Las metodologías cuantitativa y cualitativa describieron y analizaron 119 cuestionarios aplicados a los graduados entre junio y agosto de 2021. Los cuestionarios fueron estructurados para obtener información en cuatro dimensiones: percepción en relación a las tecnologías de información y comunicación utilizadas; autopercepción en relación al conocimiento, contenido y comprensión de los temas abordados; percepción en relación a los procesos y contenidos formativos; y percepción en relación a las dificultades de permanencia en el curso y sus expectativas de resultados. Se optó por la estrategia de triangulación concomitante, en la que los datos cuantitativos y cualitativos de la evaluación participativa se recogieron conjuntamente y se compararon, al tiempo que se relacionaban estos datos con la información generada en la evaluación interna. La evaluación, en cuanto a su temporalidad, se caracterizó por ser una evaluación intermedia (procesos, calidad, satisfacción), buscando también elementos desde una perspectiva ex-post, y en cuanto a su función, presentó características de cumplimiento y formativas. Los resultados muestran que la elección de los contenidos, las metodologías y el uso de las tecnologías como facilitadores de la educación continua en salud fueron asertivos. Además, fue posible identificar elementos de mejora a ser considerados en futuras ofertas, así como nuevas posibilidades de actuación, como la creación de un repositorio de proyectos, diagnósticos y metodologías, fomentando acciones de generación de conocimiento e intercambio de experiencias. La contribución sin precedentes del seguimiento y evaluación del curso radica en su capacidad de proporcionar un enfoque educativo innovador y accesible para el control y la prevención de la propagación de los arbovirus, que puede adaptarse en función de las necesidades locales y regionales, teniendo en cuenta las características epidemiológicas y las medidas de control en cada región, proporcionando oportunidades para la educación sanitaria mediante la formación de multiplicadores de información sobre los arbovirus y contribuyendo a la prevención y control de estas enfermedades en sus comunidades.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50146/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.