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Título : Classificação do risco de crédito das companhias aéreas pelas agências de rating: estudo antes e após a implantação do IFRS 16
Autor : Gonçalves, João Carlos
Orientador(es):: Niyama, Jorge Katsumi
Assunto:: Norma Internacional de Relatórios Financeiros (IFRS)
Arrendamento
Classificação de crédito
Classificação de risco
Fecha de publicación : 26-ago-2024
Citación : GONÇALVES, João Carlos. Classificação do risco de crédito das companhias aéreas pelas agências de rating: estudo antes e após a implantação do IFRS 16. 2023. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Contabilidade e Mercado Financeiro do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Brasília (UnB). Esta pesquisa foi desenvolvida acerca da classificação do risco de crédito das companhias aéreas pelas agências de rating: Estudo antes e após a implantação do IFRS 16. O problema a ser respondido neste estudo foi baseado na classificação do risco de crédito das companhias aéreas pelas agências de rating: Estudo antes e após a implantação do IFRS 16. Este trabalho tem como objetivo verificar os efeitos na classificação do risco de crédito das companhias aéreas em decorrência da implementação do IFRS 16. Para tanto, consideram-se quatro objetivos específicos concatenados com a temática da pesquisa: 1. Analisar como as agências de classificação de risco tratavam o leasing nos balanços das companhias aéreas; 2. Avaliar os critérios aplicáveis às operações de leasing: antes do IFRS 16 e após o IFRS 16; 3. Examinar se as agências de rating utilizam os arrendamentos operacionais divulgados ao avaliar o risco de crédito das empresas; 4. Investigar se as agências de classificação de risco atribuem o mesmo tratamento dos arrendamentos operacionais aos arrendamentos financeiros ao determinar ratings. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quanti que, em termos qualitativos, no que tange à pesquisa bibliográfica, preocupa-se em aprofundar a compreensão de determinado fenômeno, priorizando aspectos da abordagem quantitativa, e a ferramenta estatística escolhida foi voltada para regressão logística. Este percurso metodológico buscou explicitar aspectos conceituais de como as agências de rating avaliavam o risco das companhias aéreas, antes e depois do IFRS 16, uma vez que o leasing operacional já era considerado um ativo financiado nos balanços das companhias aéreas, segundo o critério fatorial ou o método de capitalização construtiva pelas sociedades arrendatárias. A parte estatística contemplou o estudo trazendo 38 empresas aéreas, com dados contábeis anteriores e posteriores ao novo normativo de leasing, isto é, o IFRS 16 / CPC 06-R2. Como resultado, essa pesquisa trouxe evidências de que as agências de rating já consideravam o leasing operacional, valendo-se da métrica fatorial ou de múltiplos, na classificação do risco de crédito das companhias aéreas, considerando-se a amostra de 38 empresas.
Abstract: This dissertation is part of the Accounting and Financial Market research line of the Postgraduate Program in Accounting Sciences of the University of Brasília (UnB).This research was developed on the credit risk classification of airlines by rating agencies: Study before and after the implementation of IFRS 16.The problem to be answered in this study was based on the credit risk classification of airlines by rating agencies: Study before and after the implementation of IFRS 16.This work aims to verify the effects on the credit risk classification of airlines as a result of the implementation of IFRS 16. For this purpose we considered four specific objectives cancatenated with the research theme:1-Analyse how risk rating agencies treated leasing on airline balance sheets; 2- Evaluate the applicable criteria for leasing operations: before IFRS 16 and after IFRS 16; 3-Examine whether rating agencies use disclosed operating leases when assessing companies’ credit risk;4-Investigate whether risk rating agencies assign the same treatment as operational leases to finance leases when determing ratings.This is a quali-quanti research that, in qualitative terms, with regard to bibliographical research,is concerned with deepening the understanding of a given phenomenon, focusing on aspects of the quantitative approach and a statistical tool was chosen for logistic regression. This methodological route sought to explain cocnceptual aspects of how the rating agencies evaluated the risk of airlines, before and after IFRS 16, since operating leasing was already considered as a financed asset of the balance sheets of airlines,according to the adopted factorial or constructive capitalization airlines by lessee companies.The statistical part includes the study bringing 38 airlines, with accounting data before and after the new leasing regulations, that is, IFRS 16/ CPC 06-R2.As a result, this research brought evidence that the rating agencies already considered operating leasing, using the factorial or multiple metric, in the classification of the credit risk of arlines,considering the sample of 38 companies.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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