Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50188
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ContribuicoesVadimAndreevich.pdf370,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_VadimAndreevichKrutetskii.pdf340,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : As contribuições de Vadim Andreevich Krutetskii para o campo das altas habilidades/superdotação em matemática
Otros títulos : Vadim Andreevich Krutetskii's contributions to the field of high abilities/giftedness in mathematics
Autor : Ferreira, Weberson Campos
Moreira, Geraldo Eustáquio
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
metadata.dc.contributor.affiliation: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Krutetskii, Vadim Andreevich
Superdotação
Habilidades matemáticas
Pesquisa
Teoria
Fecha de publicación : 22-dic-2023
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Citación : FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. As contribuições de Vadim Andreevich Krutetskii para o campo das altas habilidades/superdotação em matemática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 7, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/69584. Acesso em: 27 ago. 2024.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Vadim Andreevich Krutetskii's contributions to the field of high abilities/giftedness in mathematics. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 7, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/69584/37602. Acesso em: 27 ago. 2024.
Resumen : Com a afirmação da Educação Matemática como área de investigação e, mais recentemente, com a emergência da Educação Matemática Inclusiva, as pesquisas sobre a superdotação matemática suscitam discussões sobre a sua definição. Ainda que diferentes autores se refiram à teoria de Krutetskii como a mais completa tentativa de explicação do fenômeno, sua obra é frequentemente citada pelo fato de ser considerada pioneira, mas, raramente, destacam as potencialidades de análise que sua concepção de superdotação matemática apresenta. Este artigo é um estudo teórico, bibliográfico e tem como objetivo discutir a relevância da teoria krutetskiiana para os estudos sobre a superdotação matemática na atualidade. Foi possível identificar convergência com teorias de superdotação contemporâneas e que, do ponto de vista da pesquisa científica, a teoria krutetskiiana nos apresenta ricos elementos que podem nos ajudar a refletir sobre os aspectos teórico-metodológicos de nossas investigações.
Abstract: With the affirmation of Mathematics Education as a research fieldand, more recently, with the emergence of Inclusive Mathematics Education, research on mathematical giftedness raises discussions about its definition. Although different authors refer to Krutetskii's theory as the most complete attempt to explain the phenomenon, his work is often cited for being considered a pioneer, but rarely highlight the potential for analysisthat his conception of mathematical giftedness presents. This article is a theoretical and bibliographical study and aims to discuss the relevance of Krutetskii's theory for studies on mathematical giftednessnowadays. It was possible to identify convergence with the contemporary theories and that, from the point of view of scientific research, Krutetskiiantheory presents us with rich elements that can nosapresenta ricos elementos que podem nos ajudar a refletir sobre os aspectos teórico-metodológicos de nossas investigações.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Descripción : Este artigo é uma versão revista e ampliada da comunicação científica intitulada “A atualidade da teoria de Krutetskii e as perspectivas de investigação das altas habilidades/superdotação em matemática” apresentada no IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (CIBEM), realizado em dezembro de 2022, ver (FERREIRA; MOREIRA, 2023).
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. fONTE: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/69584. Acesso em: 27 ago. 2024..
DOI: https://doi.org/10.14393/OBv7n3.a2023-69584
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50188/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.