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Título: The role of numerical ordinality on basic arithmetic in preschoolers
Outros títulos: O papel da ordinalidade numérica na aritmética básica de pré-escolares
Autor(es): Santana, Suzane Garcia de
E-mail do autor: psi.suzanegarcia@gmail.com
Orientador(es): Moura, Ricardo José de
Assunto: Pré-escolares
Operações aritméticas
Data de publicação: 28-Ago-2024
Referência: SANTANA, Suzane Garcia de. The role of numerical ordinality on basic arithmetic in preschoolers. 2023. 38 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Construir representações cardinais e ordinais é crucial para desenvolver uma compreensão completa dos números nos primeiros anos de educação. Uma questão em aberto é se, e em caso afirmativo, como essas duas representações estão envolvidas em cálculos aritméticos em crianças. Pesquisas anteriores indicam uma mudança no curso do desenvolvimento dessas representações, com a cardinalidade sendo responsável pelas habilidades aritméticas das crianças mais novas, e a ordinalidade desempenhando um papel apenas após a primeira ou a segunda série. Aqui abordamos essa questão investigando representações cardinais e ordinais dos números em uma amostra de crianças em idade pré-escolar de escolas públicas da cidade de Brasília. Nossos resultados indicam que o conhecimento da ordinalidade numérica está associado às habilidades de adição de pré-escolares, mesmo após controlar a inteligência fluida e as habilidades verbais. Além disso, descobrimos que as representações ordinais mediam o efeito amplamente relatado da cardinalidade na adição simples. O presente estudo fornece evidências de que já na pré-escola as representações ordinais desempenham um papel na aritmética básica.
Abstract: Building cardinal and ordinal representations is crucial for developing a full understanding of number in the first years of education. One open question is whether, and if so, how, these two representations are involved in arithmetic computations in children. Previous research indicates a shift in the developmental course of these representations, with cardinilaty being responsible for arithmetic skills of younger children, and ordinality playing a role only after first or second grades. Here we addressed this issue by investigating cardinal and ordinal representations of number in a sample of preschool children from two public schools located in the inner city of Brasília. Our results indicate that knowledge of numerical ordinality is associated with preschooler’s addition skills even after controlling fluid intelligence and verbal skills. Moreover, we found that ordinal representations mediate the widely-reported effect of cardinality on simple addition. The present study provides evidence that already in preschool ordinal representations already have a role in basic arithmetic.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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