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Título: (Des)construção do valor público na educação brasileira : uma análise abrangente de indicadores, austeridade fiscal e bem-estar social
Autor(es): Silva, Nilton Oliveira da
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Valor público
Bem-estar social
Austeridade fiscal
Contabilidade
Data de publicação: 29-Ago-2024
Referência: SILVA, Nilton Oliveira da. (Des)construção do valor público na educação brasileira : uma análise abrangente de indicadores, austeridade fiscal e bem-estar social. 2024. 162 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo principal dessa pesquisa é identificar os fatores econômicos, sociais, intangíveis e políticos que revelam valor público educacional e podem afetar o bem-estar-social num ambiente de políticas de austeridade fiscal. Mark Moore (1995) introduziu o paradigma do valor público, a partir de um arcabouço teórico que buscava convergências do setor privado na gestão pública. Moore argumentava que a construção do valor público vai além das retóricas, conferindo sentido aos esforços dos gestores públicos para encontrar soluções criativas e adequadas. Desde então, o conceito de valor público tem sido abordado por diversos teóricos, destacando a sua complexidade e evolução. No entanto, a mensuração do valor público, especialmente na educação, enfrenta desafios devido à sua complexidade, exigindo abordagens multifacetadas e consideração de indicadores de diferentes dimensões. Nesse sentido, a contabilidade tem emergido como uma ciência com base sólida para fundamentar a mensuração do valor público a partir de suas informações. A Administração Pública tem assumido novas abordagens, como o Novo Serviço Público (NPS) e a governança pública, com o intuito de aprimorar a gestão do valor público e se ajustar às constantes transformações, focando a criação de valor em variados cenários. A pesquisa foi conduzida em duas partes distintas: na primeira, buscou-se explorar, por meio de uma análise de componentes confirmatória e elaboração de um modelo de mensuração, os indicadores econômicos, sociais, intangíveis e políticos que refletem o valor público da educação, no período de 2015 a 2022, para os 27 estados brasileiros. Na segunda etapa, por meio de um modelo de equação estrutural de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), com o auxílio do software SMARTPLS, foi realizada a análise da relação entre as políticas de austeridade fiscal, o valor público educacional e o bem-estar social. Os resultados da pesquisa permitiram uma compreensão aprofundada dos indicadores que moldam o valor público na educação brasileira, bem como uma análise crítica dos impactos das políticas de austeridade fiscal nesse contexto. Além disso, os resultados contribuíram para a discussão sobre como a promoção do valor público educacional está diretamente relacionada ao bem-estar social. A pesquisa visou preencher uma lacuna na compreensão da relação entre o valor público na educação, as políticas de austeridade fiscal e seus impactos no bem-estar social. A relevância desse estudo está intrinsecamente ligada à importância da educação como um serviço público fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa. Além disso, a análise das políticas de austeridade fiscal e seu impacto no valor público educacional permite uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelos gestores públicos na busca por equilibrar as restrições orçamentárias com a necessidade de promover uma educação acessível e eficaz. Isso é particularmente relevante em cenários de mudanças, como os desafios ocorridos na pandemia de COVID-19, por exemplo. A conexão entre valor público educacional e bem-estar social adiciona uma dimensão prática à pesquisa, destacando a importância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. Compreender como as políticas educacionais podem impactar o bem-estar social permite uma análise mais completa das implicações socioeconômicas das decisões governamentais. Ademais, destaca-se o papel relevante da informação contábil ao oferecer uma visão abrangente de fatores que influenciam a eficácia do sistema educacional, contribuindo para orientar gestores públicos na alocação eficiente de recursos e na promoção de uma educação de qualidade para todos os cidadãos.
Abstract: The main objective of this research is to identify the economic, social, intangible, and political factors that reveal educational public value and may affect social well-being in an environment of fiscal austerity policies. Mark Moore (1995) introduced the paradigm of public value, based on a theoretical framework that sought convergences from the private sector in public management. Moore argued that the construction of public value goes beyond rhetoric, giving meaning to the efforts of public managers to find creative and appropriate solutions. Since then, the concept of public value has been addressed by various theorists, highlighting its complexity and evolution. However, measuring public value, especially in education, faces challenges due to its complexity, requiring multifaceted approaches and consideration of indicators from different dimensions. In this sense, accounting has emerged as a science with a solid foundation to support the measurement of public value based on its information. Public administration has adopted new approaches, such as the New Public Service (NPS) and public governance, aiming to improve the management of public value and adapt to constant transformations, focusing on creating value in various scenarios. The research was conducted in two distinct parts: in the first, an exploratory analysis and the development of a measurement model were sought to explore the economic, social, intangible, and political indicators reflecting the public value of education from 2015 to 2022 for the 27 Brazilian states. In the second stage, through a partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM) with the assistance of SMARTPLS software, an analysis of the relationship between fiscal austerity policies, educational public value, and social wellbeing was conducted. The research results provided a deep understanding of the indicators shaping public value in Brazilian education, as well as a critical analysis of the impacts of fiscal austerity policies in this context. Additionally, the results contributed to the discussion on how the promotion of educational public value is directly related to social well-being. The research aimed to fill a gap in understanding the relationship between public value in education, fiscal austerity policies, and their impacts on social well-being. The relevance of this study is intrinsically linked to the importance of education as a fundamental public service for the development of a just and equitable society. Furthermore, analyzing fiscal austerity policies and their impact on educational public value allows a deeper understanding of the challenges faced by public managers in balancing budget constraints with the need to promote accessible and effective education. This is particularly relevant in changing scenarios, such as the challenges posed by the COVID-19 pandemic, for example. The connection between educational public value and social well-being adds a practical dimension to the research, emphasizing the importance of quality education for sustainable development and the improvement of the overall quality of life of society. Understanding how educational policies can impact social well-being allows for a more comprehensive analysis of the socioeconomic implications of government decisions. Moreover, the relevant role of accounting information in providing a comprehensive view of factors influencing the effectiveness of the educational system is highlighted, contributing to guiding public managers in the efficient allocation of resources and the promotion of quality education for all citizens.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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