Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Ricardo José | - |
dc.contributor.author | Leopoldo, Gustavo Campelo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T23:39:30Z | - |
dc.date.available | 2024-08-30T23:39:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.citation | LEOPOLDO, Gustavo Campelo. Efeito da complexidade de cálculos multidígitos em estudantes universitários com diferentes níveis de ansiedade matemática. 2023. 39 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50252 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo dos efeitos de tamanho e da complexidade dos cálculos aritméticos têm contribuído
para a compreensão dos mecanismos cognitivos empregados durante a realização de cálculos.
Após estudos com cálculos de dígito único, também foi possível estudar estes efeitos em
cálculos multidígitos. Experimentos encontraram relação com a demanda da memória de
trabalho e ansiedade matemática, que são variações fisiológicas ao lidar com a matemática .
O presente estudo investigou a performance em cálculos multidígitos com variação no
tamanho e na complexidade, sendo itens pequenos ou grandes e com presença ou ausência de
“vai um”. Foi analisado se há relação entre a complexidade do cálculo, ao usar itens que
variam a demanda da memória de trabalho, em pessoas com diferentes níveis de ansiedade
matemática, algo que, até então, foi explorado para cálculos simples. Ao todo, 21
participantes responderam ao questionário de ansiedade e a uma tarefa com problemas de
adição. No experimento, foi encontrado efeito de “vai um” e do tamanho de operação e foi
significativo para ansiedade, em que os participantes levaram mais tempo para responder
itens grandes e com "vai um" e os participantes com alta ansiedade foram mais lentos, apesar
de terem a mesma acurácia. Não foi observada uma piora específica nos itens que demandam
mais da memória de trabalho em participantes com alta ansiedade, mas uma performance
mais lenta de uma maneira generalizada, o que indica dificuldade na eficiência com que os
procedimentos de cálculo são aplicados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeito da complexidade de cálculos multidígitos em estudantes universitários com diferentes níveis de ansiedade matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ansiedade matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Operações fundamentais (Matemática) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study of the problem-size effect and complexity in arithmetic calculations has
contributed to the understanding of the cognitive mechanisms employed during calculations.
After studies with single-digit calculations, it was also possible to study these effects in
multidigit calculations. Experiments have found a relationship with the demand on working
memory and math anxiety, which are physiological variations when dealing with
mathematics. The present study investigated performance in multidigit calculations with
variations in size and complexity, including small or large items and the presence or absence
of “carry”. It was analyzed whether there is a relationship between calculation complexity,
using items that vary in working memory demand, in people with different levels of math
anxiety, something that had not been explored before in simple calculations. In total, 21
participants answered an anxiety questionnaire and performed a task with addition problems.
In the experiment, an effect of “carry” and operation size was found and was significant for
anxiety, with participants taking more time to answer large items with “carry”, and highly
anxious participants were slower, despite having the same accuracy. There was no specific
worsening observed in items that require more working memory in highly anxious
participants, but rather a more generalized slower performance, indicating difficulty in the
efficiency with which calculation procedures are applied. | pt_BR |
dc.contributor.email | gustavo.campelo1994@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|