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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50332
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Titre: Ensaio sobre o incontornável : do ciclo vicioso do aumento da tarifa ao ciclo virtuoso da Tarifa Zero
Autre(s) titre(s): An essay on the unavoidable : from the vicious cycle of fare rises to the virtuous cycle of Free-Fare
Auteur(s): Santarém, Paulo Henrique da Silva
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-0395-151X
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Tarifa zero
Passe livre
Mobilidade urbana
Transporte coletivo
Movimentos sociais
Date de publication: 20-mar-2023
Editeur: Multiplicidade Mobilidade Urbana EIRELI ME
Référence bibliographique: SANTARÉM, Paíque Duques. Ensaio sobre o incontornável: do ciclo vicioso da tarifa ao ciclo virtuoso da Tarifa Zero. Journal of Sustainable Urban Mobility, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 21–32, 2023. DOI: https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.003. Disponível em: https://ipmmu.com.br/josum/article/view/29. Acesso em: 11 set. 2024.
Résumé: Este ensaio tem o propósito de analisar como chegamos à situação de relativo protagonismo da Tarifa Zero no debate político brasileiro. A análise tem duas partes principais. A primeira aborda os motivos da crise de financiamento e de gestão do atual modelo de negócios do transporte coletivo -baseado em concessões públicas para empresas privadas e tarifas pagas por usuárias/os -para a análise da construção do chamado ciclo virtuoso da Tarifa Zero–em que a falência do modelo tarifário e estímulo aos subsídios emula a construção da Tarifa Zero em vários municípios. A segunda parte analisa o paradoxo entre a forma como a pauta foi construída por movimentos sociais com perspectivas da esquerda e implementação prática da Tarifa Zero em diferentes municípios, sendo implementada por gestores/as, empresários/as e organizações do poder constituído.
Abstract: This essay analyzes how we arrived at the relative protagonism of free-fare transit policies in the Brazilian political debate. The analysis has two main parts. The first one addresses the reasons behind the financing and management crisis of the current business model of public transport, a model based on public concessions for private companies and user-paid fares. In this first part, we analyze the construction of the so-called "zero-fare cycle", wherein the failure of the fare-based model and the promotion of subsidies animate the institution of free fares in several cities. The second part analyzes the paradox between how the agenda was built by left-leaning social movements and the practical implementation of the free-fare model in different municipalities, as implemented by managers, entrepreneurs, and establishment organizations.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
DOI: https://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.003
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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