Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Bonina, Alinne Duarte de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:33:57Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:33:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.citation | BONINA, Alinne Duarte de Andrade. Escrever e contar é só começar: numeracia com crianças de uma instituição privada de educação infantil. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50365 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo da ‘Numeracia’ está relacionado a uma nova forma de pensar o processo de
desenvolvimento das linguagens matemáticas e se apresenta com possibilidades promissoras
para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Com tal entendimento, o
objetivo deste estudo é compreender qual o papel dos objetos na aprendizagem da linguagem
matemática na pré-escola, a partir da abordagem da Pragmática do Objeto, fundamentada na
materialidade semiótica dos processos coletivos interativos. Dessa forma descreve-se, de
maneira sistematizada, a partir de revisão bibliográfica, como a prática pedagógica orientada
por Situações Educativas (SE), mediada pela relação triádica professor-criança-objeto, pode
favorecer a emergência de Funções Executivas (FE). O estudo foi realizado a partir do registro
e análise de Situações Educativas (SE), de forma coparticipante, envolvendo o uso de objetos
e correlacionando-os às linguagens matemáticas. Dialogando com estudos diversos, como os
de Rodríguez (2009); Palácios e Rodríguez (2015); Alencar e Rengifo-Herrera (2019); Welsh
et al. (2008), apresenta-se aqui as ações das crianças ao usarem signos e como se apropriam e
criam significados a partir da linguagem matemática. Os resultados mostram a importância do
planejamento sistematizado e teoricamente fundamentado para que a estruturação de SE possa
ser promotora de desenvolvimento das FE, a partir da mediação entre professores-criançasobjetos. Em paralelo, é possível reforçar a pertinência da formação inicial e continuada para o
trabalho com as múltiplas linguagens na primeira etapa da educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Escrever e contar é só começar : numeracia com crianças de uma instituição privada de educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relação professor - aluno | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study of ‘Numeracy’ is related to a new way of thinking about the process of developing
mathematical languages and presents promising possibilities for the cognitive, social and
emotional development of children. With this understanding, the objective of this study is to
understand the role of objects in learning mathematical language in preschool, based on the
Object Pragmatics approach, based on the semiotic materiality of interactive collective
processes. In this way, it is described, in a systematic way, based on a bibliographical review,
how the pedagogical practice guided by Educational Situations (SE), mediated by the triadic
relationship between teacher-child-object, can favor the emergence of Executive Functions
(EF). The study was carried out based on the recording and analysis of Educational Situations
(SE), in a co-participant way, involving the use of objects and correlating them to mathematical
languages. Dialoguing with different studies, such as those by Rodríguez (2009); Palácios and
Rodríguez (2015); Alencar and Rengifo-Herrera (2019); Welsh et al. (2008), here we present
children's actions when using signs and how they appropriate and create meanings from
mathematical language. The results show the importance of systematic and theoretically based
planning so that the structuring of ES can promote the development of EF, based on mediation
between teachers-children-objects. In parallel, it is possible to reinforce the relevance of initial
and continuing training for working with multiple languages in the first stage of basic education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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