http://repositorio.unb.br/handle/10482/5039
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006 Homero Luiz Piccolo.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Tutorial dotado de inteligência para orientação de alunos novatos em uma biblioteca universitária : o caso da Biblioteca da Universidade de Brasilia |
Authors: | Píccolo, Homero Luiz |
Orientador(es):: | Cunha, Murilo Bastos da |
Assunto:: | Tecnologia educacional - metodologia Bibliotecas universitárias - avaliação Máquinas de ensinar Catálogos - bibliotecas |
Issue Date: | 18-Jun-2010 |
Data de defesa:: | 2006 |
Citation: | PÍCCOLO, Homero Luiz. Tutorial dotado de inteligência para orientação de alunos novatos em uma biblioteca universitária: o caso da Biblioteca da Universidade de Brasilia. 2006.184 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa foi elaborar uma proposta para um tutorial voltado para a orientação de alunos novatos no uso de uma biblioteca universitária, apoiando-se no estudo da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. O ponto de partida era que esse tutorial deveria ser disponibilizado na Internet e ser dotado de alguma inteligência. As necessidades dos usuários da BCE foram determinadas por meio de entrevistas com os bibliotecários do serviço de referência e de questionários aplicados a calouros de todos os cursos da UnB. Para mostrar a viabilidade do tutorial proposto, foi implementado o Tutorial GPS-BCE, cuja finalidade é ensinar aos alunos as regras para organização dos livros nas estantes da BCE, de acordo com o conteúdo das etiquetas, do qual faz parte o código da CDU. O tutorial foi implementado na linguagem de programação Java e está dotado de uma certa inteligência, que permite adequar o ritmo de aprendizagem à capacidade e ao conhecimento prévio do usuário. O Tutorial GPS-BCE foi testado por vários grupos de alunos calouros, e na terceira versão atingiu o estado desejado, tornando-se apto a ser disponibilizado a todos os alunos da UnB. Esta tese contribui para a metodologia de construção de tutoriais na área de Ciência de Informação. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this research was to elaborate a proposal of a tutorial directed to the guidance of new students on how to use a university library, based on the study done at the Central Library (Biblioteca Central - BCE) from the University of Brasília. The starting point was that this tutorial would be available on the Internet and be gifted with some intelligence. The needs of BCE’s users were detected by means of interviews with the reference librarians and questionnaires applied to freshmen of all courses of the University. The GPS-BCE Tutorial was implemented to prove the viability of the proposed tutorial, and it is directed to teach the students the rules for organizing books on the shelves of BCE, according to the codes on each book, that follow the CDU code system. The Tutorial was implemented using Java language and has certain artificial intelligence that allows the learning rhythm to be adapted to the user’s capacity and previous knowledge. The GPS-BCE Tutorial was tested by various groups of freshmen students, and its third version reached the desired state, becoming ready to be available to all students of the University of Brasília. This dissertation gives a contribution to the methodology of tutorial construction in Information Science. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2006. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.