Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Rosana Andréa Costa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Raienne Pereira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T21:02:41Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T21:02:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raienne Pereira da. Estudantes com altas habilidades/superdotação: percepções sobre o ingresso em curso superior após o atendimento educacional especializado em Artes Visuais. 2024. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50454 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação de professores de Artes Visuais, nas últimas décadas, tem sido atravessada
por demandas socioculturais resultadas de avanços na conquista de direitos de grupos por muito
tempo deixados à margem. Por exemplo, o acesso aos estudos de artes visuais em classes
hospitalares, em escolas que atendem o sistema socioeducativo e em Salas de Recursos do
Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa que deu origem a esta dissertação
foi delineada tendo como referência o estudo de Nogueira (2021) que trata do Atendimento
Educacional Especializado (AEE) ofertado aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação
(AH/SD) e os reflexos do AEE no ingresso no curso de ensino superior. O AEE é um serviço
suplementar, gratuito, oferecido em Salas de Recursos, organizado por áreas especificas. Para
a estudo apresentando aqui, o contexto foi o das Salas de Recursos que integram a rede da
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (DF) em diversas Regiões
Administrativas do DF, destacadamente, as Salas de Recursos Específicas - Artes Visuais. A
pergunta de pesquisa que norteia o estudo é: Em que medida os processos de ensino e de
aprendizagem promovidos nas Salas de Recursos de Artes Visuais da educação básica refletem
no ingresso no curso de graduação pelos estudantes com AH/SD egressos do AEE? Para
respondê-la foram definidos o seguinte objetivo geral: Analisar a relação entre a suplementação
de educação promovida pelo AEE, via Sala de Recurso Específica – Artes Visuais, e o ingresso
no curso superior por estudantes com AH/SD na área de Arte ou em áreas afins. E os seguintes
objetivos específicos (a) Verificar as percepções dos egressos sobre a suplementação de
educação e o enriquecimento curricular nos processos de ensino e de aprendizagem ofertados
pela Sala de Recursos em Artes Visuais e as contribuições da suplementação e dos processos
para o ingresso de um curso superior; e, (b) Analisar os reflexos da suplementação educacional
promovida pelo AEE, via da Sala de Recursos Específicas – Artes Visuais, no ingresso no curso
superior na área de Arte ou áreas afins. O desenho metodológico foi delineado pelos
pressupostos da abordagem qualitativa com o uso do instrumento questionário (Nogueira, 2021)
com adaptações. Espera-se que os resultados desse estudo possam contribuir com a formação
inicial de professores de artes visuais para atuar na educação básica e com o incremento do pósatendimento dos egressos da sala de recursos, em especial, ao ingresso em cursos superiores da
área em tela, ou afins. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudantes com altas habilidades/superdotação : percepções sobre o ingresso em curso superior após o atendimento educacional especializado em Artes Visuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Superdotados - necessidades educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - percepção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In recent decades, the training of Visual Arts teachers has been crossed by socio-cultural
demands resulting from advances in the conquest of rights for groups that have long been left
on the margins. For example, access to visual arts studies in hospital classes, in schools that
serve young offenders and in Specialized Educational Service (AEE) adressed to high abilities/
giftednessstudents. This Research Project was designed with reference to the study by Nogueira
(2021) which deals with Specialized Educational Service (AEE) offered to students with High
Abilities/Giftedness (AH/SD) and the effects of AEE on entry into the higher education course
. AEE is a free supplementary service, offered in Resource Rooms, organized by specific areas.
For the study presented here, the Resource Rooms chosen are those that are part of the network
of the State Department of Education of the Federal District (DF) in several Administrative
Regions of the DF. Among which, it focused on Specific Resource Rooms - Visual Arts. The
research question that guides the study is: To what extent do the teaching and learning processes
promoted in the Visual Arts Resource Rooms of basic education reflect on the entry into the
undergraduate course by students with AH/SD who graduated from AEE? To answer it, the
following general objective was defined: Analyze the relationship between the supplementary
education promoted by the AEE, via the Specific Resource Room – Visual Arts, and the entry
into higher education by students with AH/SD in the area of Art or in related areas. And the
following specific objectives (a) Verify the perceptions of graduates about educational
supplementation and curricular enrichment in the teaching and learning processes offered by
the Visual Arts Resource Room and the contributions of supplementation and processes for the
entry of a higher education; and, (b) Analyze the effects of educational supplementation
promoted by AEE, via the Specific Resource Room – Visual Arts, on admission to higher
education in the area of Art or related areas. The methodological design was outlined by the
assumptions of the qualitative approach with the use of the questionnaire instrument, applied
by Nogueira (2021) with adaptations, and semi-structured interview procedures. It is expected
that the results of this study can contribute to the initial training of visual arts teachers to work
in basic education and to the increase in after-school care for resource room graduates,
especially when they enter higher education courses in the area in question, or similar ones. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|