Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cañas Chávez, Fidel Armando | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Ana Paula Gabatteli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T18:36:00Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T18:36:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Ana Paula Gabatteli. Português de acolhimento via whatsapp: empoderando e capacitando mulheres migrantes venezuelanas. 2023. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50460 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma breve análise de documentos oficiais referentes a migrações e refúgio no Brasil mostra
que a situação das mulheres migrantes e em situação de refúgio no Brasil é permeada por
uma série de dificuldades que vão desde o acesso à aprendizagem da língua à inserção social
e profissional. São diversas as razões que mostram essa realidade. Este trabalho visou à
formulação e à disponibilização de um curso de Português como Língua de Acolhimento
(PLAc), ministrado pelo WhatsApp, com o objetivo de trabalhar temas voltados para o
empoderamento de mulheres refugiadas venezuelanas, através do empreendedorismo, por
meio do aplicativo WhatsApp como ambiente de aprendizagem. Ao longo dessa formação
linguístico-cultural, foi feita uma análise do desenvolvimento linguístico-cultural das
participantes durante o curso e sua influência na criação dos seus negócios no Brasil.
Metodologicamente, elaborou-se um estudo de caso interventivo cujo foco principal foi a
construção de um curso online (via WhatsApp) para um grupo de 20 mulheres que residem
nas 5 regiões do Brasil e, posteriormente, duas outras turmas do mesmo curso. Assim,
amparando-nos na perspectiva do Português como Língua de Acolhimento, buscamos
insumos teóricos para desenvolver aulas que pudessem acolher e empoderar as participantes.
Dentre os resultados, percebemos a real necessidade de ensinar a língua portuguesa
associada ao ensino de empreendedorismo, devido a três urgências: aprender a língua, ter
um meio de subsistência no Brasil e a formação de comunidades e/ou redes de apoio de
migrantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Português de acolhimento via whatsapp : empoderando e capacitando mulheres migrantes venezuelanas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Português de acolhimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo feminino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empoderamento feminino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design thinking | pt_BR |
dc.subject.keyword | Migrantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | WhatsApp | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A brief analysis of official documents relating to migration and refuge in Brazil shows that the
situation of migrant and refugee women in the country iis permeated by a series of difficulties
ranging from access to language learning to social and professional integration. There are
several reasons that demonstrate this reality. This paper aims to design and make available a
Portuguese as a Welcoming Language with WhatsApp as a learning tool. The goal of this course
is empowering Venezuelan refugee women through entrepreneurship. Throughout the training,
we analysed the linguistic and cultural development of the participants and their influence on
the opening of their businesses in Brazil. Methodologically, we conducted an interventional
case study whose main focus was the design of an online course (via WhatsApp) for a group of
20 women residing in the 5 regions of Brazil and, later, two other classes of the same course.
Thus, based on the perspective of Portuguese as a Welcoming Language, we sought theoretical
input to develop classes that could welcome and empower participants. Among the results, we
noticed the real need to teach the Portuguese language associated with teaching
entrepreneurship, due to three urgencies: learning the language, having a means of subsistence
in Brazil, and the formation of communities and/or support networks for migrants. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Un breve análisis de documentos oficiales relacionados con la migración y el refugio en Brasil
muestra que la situación de las mujeres migrantes y refugiadas está permeada por una serie de
dificultades que van desde el acceso al aprendizaje de idiomas hasta la inserción social y
profesional. Hay varias razones que demuestran esta realidad. Este trabajo tuvo como objetivo
formular y poner a disposición un curso de Portugués como Lengua de Acogida (PLAc),
impartido vía WhatsApp, con el objetivo de trabajar temas orientados al empoderamiento de
las mujeres venezolanas refugiadas, con base en el emprendimiento, por medio de la aplicación
WhatsApp como ambiente virtual de aprendizaje. A lo largo de esta formación, se realizó un
análisis del desarrollo lingüístico-cultural de las participantes durante el curso y su influencia
en la creación de sus empresas en Brasil. Metodológicamente, se desarrolló un estudio de caso
intervencionista cuyo enfoque principal fue la construcción de un curso en línea (vía
WhatsApp) para un grupo de 20 mujeres residentes en las 5 regiones de Brasil y,
posteriormente, otros dos grupos del mismo curso. Así, partiendo de la perspectiva del
Portugués como Lengua Acogedora, buscamos aportes teóricos para desarrollar clases que
pudieran acoger y empoderar a los participantes. Entre los resultados, notamos la necesidad real
de enseñar la lengua portuguesa asociada a la enseñanza del emprendimiento, debido a tres
urgencias: aprender la lengua, tener un medio de subsistencia en Brasil y la formación de
comunidades y/o redes de apoyo a los migrantes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|