Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pato, Claudia Márcia Lyra | pt_BR |
dc.contributor.author | Paula, Marcos Vinícius Guimarães de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T20:30:49Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T20:30:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Marcos Vinícius Guimarães de. Corporeidade e sensibilização ecológica: uma pesquisa vivencial com crianças e adolescentes. 2024. 230 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50471 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental (EA) é uma concepção político-pedagógica necessária no tempo
presente caracterizado por uma forte crise ambiental e, acima de tudo, por uma crise de valores.
Ela foi problematizada na perspectiva da Ecologia Humana (EH) em interação com a Psicologia
Ambiental (PA). O presente trabalho defende a coexistência de todas as formas de vida e a
interdependência das dimensões individual, social e ambiental, destacando a corporeidade
como um aspecto basilar para a formação de um ser humano ecológico. Neste sentido,
vislumbramos que a experiência corporal possa colaborar para a reconexão do ser humano com
a natureza. Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um projeto de intervenção
transdisciplinar, baseado em experiências corporais, para promover a sensibilização ecológica
de crianças e adolescentes de uma escola da rede municipal de Educação da cidade de AnápolisGO, por meio da conectividade com a natureza e dos valores ecológicos. Foi realizado um
survey diagnóstico com os estudantes de duas turmas de quarto ano e de duas turmas do quinto
ano do ensino fundamental que tinham entre 10 e 13 anos de idade (N = 103), constituindo uma
amostra de 48,5% do sexo masculino e de 51,5% do feminino, com média de idade de 10,5 anos
(σ = 0,81). O survey foi composto por um questionário de variáveis sociodemográficas e de
perguntas abertas e por duas escalas: Conectividade com a natureza (INS) e Valores para Préadolescentes (EVP). Inicialmente, os resultados apontaram que os estudantes da turma 5° ano
II obtiveram menor média dos valores de autotranscendência entre as turmas (4,07), sendo
selecionada para participar das intervenções pedagógicas na segunda etapa da pesquisa. Para
promover a sensibilização ecológica foram realizadas oficinas corporais em parques públicos e
em espaço arborizado da escola investigada. Participaram 20 estudantes da etapa interventiva.
Os principais resultados sugerem que as oficinas colaboraram, em relação aos educandos, para:
possíveis aprendizados para zelar em grupo da natureza; comportamentos de cuidado e de
defesa pela natureza; sensações e sentimentos positivos sentidos ao estarem em ambientes
naturais, tais como paz, tranquilidade, felicidade e liberdade. Em acréscimo, os resultados
ressaltaram a necessidade do fortalecimento das experiências corporais em ambientes naturais,
com um aumento do número de ações, para favorecer os processos sensibilizadores, uma vez
que os valores e a conectividade com a natureza são estruturas cognitivas profundas que
requerem maior impacto para uma mudança substancial. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Corporeidade e sensibilização ecológica : uma pesquisa vivencial com crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Environmental Education (EA) is a necessary political-pedagogical conception in the present
time characterized by a strong environmental crisis and, above all, by a crisis of values. It was
problematized from the perspective of Human Ecology (EH), in an interaction with
Environmental Psychology (AP). This research defends the coexistence of all forms of life and
the interdependence of individual, social and environmental dimensions, emphasizing
corporeality as a fundamental aspect for the formation of an ecological human being. In this
sense, we see that bodily experience can contribute to the reconnection of human beings with
nature. This research aimed to develop a transdisciplinary intervention project, based on bodily
experiences, to promote the ecological awareness of children and adolescents of a school in the
municipal education network in the city of Anápolis-GO, through connectivity with nature and
ecological values. A diagnostic survey was carried out with students from two fourth-year
classes and two fifth-year classes of elementary school who were between 10 and 13 years old
(N=103), constituting a sample of 48.5% male and 51.5% were female, with average age of
10.5 years (σ = 0.81). The survey consisted of a questionnaire of sociodemographic variables
and open questions and two scales: Connectivity with nature (INS) and Values for Preadolescents (EVP). Initially, the results showed that students from the 5th year II class had the
lowest average self-transcendence values between the classes (4.07), being selected to
participate in the pedagogical interventions in the second stage of the research. To promote
ecological awareness, body workshops were realized in public parks and in wooded areas of
the investigated school. 20 students participated in the intervention stage. The main results
suggest that the workshops contributed, in relation to the students, to: possible learning to take
care of nature in groups; behaviors of care and defense for nature; positive sensations and
feelings felt when being in natural environments, such as peace, tranquility, happiness and
freedom. In addition, the results evidence the necessity to strengthen bodily experiences in
natural environments, with an increase in the number of actions, to benefitsensitizing processes,
since values and connectivity with nature are deep cognitive structures that require greater
impact for substantial change. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La Educación Ambiental (EA) es una concepción político-pedagógica necesaria en la
actualidad caracterizada por una fuerte crisis ambiental y, sobre todo, por una crisis de valores.
Fue problematizado desde la perspectiva de la Ecología Humana (HE), en interacción con la
Psicología Ambiental (AP). Esta obra defiende la convivencia de todas las formas de vida y la
interdependencia de las dimensiones individual, social y ambiental, destacando la corporalidad
como aspecto fundamental para la formación de un ser humano ecológico. En este sentido,
vemos que la experiencia corporal puede contribuir a la reconexión del ser humano con la
naturaleza. Esta investigación tuvo como objetivo desarrollar un proyecto de intervención
transdisciplinario, basado en experiencias corporales, para promover la conciencia ecológica de
niños y adolescentes de una escuela de la red educativa municipal de la ciudad de AnápolisGO, a través de la conectividad con la naturaleza y los valores ecológicos. Se realizó una
encuesta diagnóstica a estudiantes de dos promociones de cuarto año y dos promociones de
quinto de primaria que tenían entre 10 y 13 años (N=103), constituyendo una muestra de 48.5%
hombres y 51.5% mujeres. , con una edad media de 10,5 años (σ = 0,081). La encuesta estuvo
compuesta por un cuestionario de variables sociodemográficas y preguntas abiertas y dos
escalas: Conectividad con la naturaleza (INS) y Valores para Preadolescentes (EVP).
Inicialmente, los resultados mostraron que los estudiantes de la promoción de 5to año II
tuvieron los valores promedio de autotrascendencia más bajos entre las clases (4,07), siendo
seleccionados para participar de las intervenciones pedagógicas en la segunda etapa de la
investigación. Para promover la conciencia ecológica, se realizaron talleres corporales en
parques públicos y en zonas boscosas de la escuela investigada. En la etapa de intervención
participaron 20 estudiantes. Los principales resultados sugieren que los talleres contribuyeron,
en relación con los estudiantes, a: posible aprendizaje del cuidado de la naturaleza en grupo;
conductas de cuidado y defensa de la naturaleza; sensaciones y sentimientos positivos que se
sienten al estar en entornos naturales, como paz, tranquilidad, felicidad y libertad. Además, los
resultados resaltaron la necesidad de fortalecer las experiencias corporales en ambientes
naturales, con un aumento en el número de acciones, para favorecer procesos de sensibilización,
ya que los valores y la conectividad con la naturaleza son estructuras cognitivas profundas que
requieren de mayor impacto para un cambio sustancial. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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