Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ficher, Sylvia | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Fábio Chamon | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T20:02:49Z | - |
dc.date.available | 2024-10-01T20:02:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-16 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Fábio Chamon. Móveis, Arte e Espaço: Os interiores palacianos do Congresso Nacional (1957-1978). 2024. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50492 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de dissertação tem como objeto os interiores palacianos do
Congresso Nacional, cujo percurso construtivo se inicia em 1960, à luz do
modernismo de Oscar Niemeyer, percorrendo seu histórico transformador
durante a década de 70 e vislumbrando, por fim, suas perspectivas de
preservação enquanto bem patrimonial a ser salvaguardado.
O Congresso Nacional, enquanto substância historiográfica rica, possui
interessante repertório de pesquisas acadêmicas já consolidado,
entretanto, nota se que ainda há lacunas a serem vencidas no estudo de
seus interiores. Por interiores entenda-se a articulação da espacialidade
interna do Palácio, sua materialidade, seu mobiliário e obras de arte que,
ao fim do processo projetivo, conformam um todo único, indissociável.
Entre os palácios de Brasília, que possuem coleções de grande valia para
a historiografia moderna brasileira, a escolha pelo Congresso se justifica
por ser a obra institucional de maior acesso público de Niemeyer em
Brasília; pela complexidade na justaposição de duas casas legislativas
(Câmara dos Deputados e Senado Federal) em único edifício e por conter
mobiliários e obras de arte e criadas para a composição espacial por
grandes mestres, consubstanciando uma síntese única de saberes e, por
que não, experimentações.
A produção deste conhecimento de modo metodologicamente estruturado,
enriquecida pelo acesso a fontes primarias documentais dos arquivos do
próprio Congresso, bem como de outros notórios acervos, objetiva traçar
sua história construtiva pela articulação do trinômio: arquitetura, arte e
mobiliário visando qualificar a tutela destes bens interiores de modo a
garantir sua salvaguarda. Examinar os interiores do Congresso Nacional,
no percurso das duas décadas iniciais, é determinante para compreender a
transformação de um interior solene administrativo em 1960 face ao interior
palaciano que surgirá na década seguinte. Nos anos 70, a partir da
reinauguração interna, se alcança o desejável requinte até então não
empreendido nas feições internas.
Figuram como necessário objeto complementar de estudo os dois principais
anteprojetos não executados de Niemeyer, os interiores pretéritos, de modo
a cotejá-los com a solução que se consubstanciaria ao longo dos anos
seguintes. Interessam nesta oportunidade os grandes salões nobres, os
plenários, e espaços políticos-representativos focando em recortes
específicos de grandes transformações, cuja resultante geral das duas
décadas inaugurais perdura até o momento. Perfilar em linha de pesquisa
o espaço arquitetônico, sua materialidade, móveis e arte fomentará
subsídios para o desenvolvimento de políticas de acautelamento de modo
a assegurar a preservação destes bens que nos foram legados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Móveis, Arte e Espaço: os interiores palacianos do Congresso Nacional (1957-1978) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Congresso Nacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura moderna | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobiliário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation research project has as its object the palatial interiors of
the National Congress, whose constructive path begins in 1960, in the light
of the modernism of the architect Oscar Niemeyer, traversing its
transformative history during the 70s and glimpsing, finally, its perspectives
of preservation as a heritage asset to be safeguarded.
The National Congress, as a rich historiographical substance, has an
interesting repertoire of academic research that has already been
consolidated; however, there are still gaps to be overcome in the study of its
interiors. By interiors we mean the articulation of the Palace's internal
spatiality, its materiality, its furniture and works of art which, at the end of the
Among the palaces in Brasília, which have collections of great value for
modern Brazilian historiography, the choice by the Congress is justified by
being Niemeyer's most publicly accessible institutional work in Brasília,; for
the complexity of the juxtaposition of two legislative houses (Chamber of
Deputies and Federal Senate) in a single building and for containing
furniture and works of art specially created for the spatial composition by
great masters, consubstantiating a unique synthesis of knowledge and, why
not, experiments.
The production of this knowledge in a methodologically structured way,
enriched by access to primary documentary sources from the archives of
the Congress itself, as well as from other notorious collections, aims to trace
its constructive history through the articulation of the trinomial: architecture,
art and furniture, aiming to qualify the protection of these assets interiors in
order to guarantee their safeguard. Examining the interiors of the National
Congress, over the course of the first two decades, is crucial to
understanding the transformation from a solemn administrative interior in
1960 to the palatial interior that will emerge in the following decade. In the
1970s, after the internal re-inauguration, the desirable sophistication not
achieved in the internal features was achieved until then.
Niemeyer's two main unexecuted preliminary projects, the past interiors,
appear as a necessary complementary object of study, in order to compare
them with the solution that would materialize over the following years. Of
interest in this opportunity were the great noble halls, the plenary sessions,
and political-representative spaces focusing on specific clippings of great
transformations, whose general result of the two inaugural decades lasts
until the moment. Profiling the architectural space, its materiality, furniture
and art in a line of research will encourage subsidies for the development of
precautionary policies in order to ensure the preservation of these assets
that were bequeathed to us. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|