http://repositorio.unb.br/handle/10482/50492
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
FabioChamonMelo_DISSERT.pdf | 19,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Móveis, Arte e Espaço: os interiores palacianos do Congresso Nacional (1957-1978) |
Authors: | Melo, Fábio Chamon |
Orientador(es):: | Ficher, Sylvia |
Assunto:: | Congresso Nacional Arquitetura moderna Mobiliário Patrimônio cultural - Brasil |
Issue Date: | 1-Oct-2024 |
Data de defesa:: | 16-Apr-2024 |
Citation: | MELO, Fábio Chamon. Móveis, Arte e Espaço: Os interiores palacianos do Congresso Nacional (1957-1978). 2024. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa de dissertação tem como objeto os interiores palacianos do Congresso Nacional, cujo percurso construtivo se inicia em 1960, à luz do modernismo de Oscar Niemeyer, percorrendo seu histórico transformador durante a década de 70 e vislumbrando, por fim, suas perspectivas de preservação enquanto bem patrimonial a ser salvaguardado. O Congresso Nacional, enquanto substância historiográfica rica, possui interessante repertório de pesquisas acadêmicas já consolidado, entretanto, nota se que ainda há lacunas a serem vencidas no estudo de seus interiores. Por interiores entenda-se a articulação da espacialidade interna do Palácio, sua materialidade, seu mobiliário e obras de arte que, ao fim do processo projetivo, conformam um todo único, indissociável. Entre os palácios de Brasília, que possuem coleções de grande valia para a historiografia moderna brasileira, a escolha pelo Congresso se justifica por ser a obra institucional de maior acesso público de Niemeyer em Brasília; pela complexidade na justaposição de duas casas legislativas (Câmara dos Deputados e Senado Federal) em único edifício e por conter mobiliários e obras de arte e criadas para a composição espacial por grandes mestres, consubstanciando uma síntese única de saberes e, por que não, experimentações. A produção deste conhecimento de modo metodologicamente estruturado, enriquecida pelo acesso a fontes primarias documentais dos arquivos do próprio Congresso, bem como de outros notórios acervos, objetiva traçar sua história construtiva pela articulação do trinômio: arquitetura, arte e mobiliário visando qualificar a tutela destes bens interiores de modo a garantir sua salvaguarda. Examinar os interiores do Congresso Nacional, no percurso das duas décadas iniciais, é determinante para compreender a transformação de um interior solene administrativo em 1960 face ao interior palaciano que surgirá na década seguinte. Nos anos 70, a partir da reinauguração interna, se alcança o desejável requinte até então não empreendido nas feições internas. Figuram como necessário objeto complementar de estudo os dois principais anteprojetos não executados de Niemeyer, os interiores pretéritos, de modo a cotejá-los com a solução que se consubstanciaria ao longo dos anos seguintes. Interessam nesta oportunidade os grandes salões nobres, os plenários, e espaços políticos-representativos focando em recortes específicos de grandes transformações, cuja resultante geral das duas décadas inaugurais perdura até o momento. Perfilar em linha de pesquisa o espaço arquitetônico, sua materialidade, móveis e arte fomentará subsídios para o desenvolvimento de políticas de acautelamento de modo a assegurar a preservação destes bens que nos foram legados. |
Abstract: | This dissertation research project has as its object the palatial interiors of the National Congress, whose constructive path begins in 1960, in the light of the modernism of the architect Oscar Niemeyer, traversing its transformative history during the 70s and glimpsing, finally, its perspectives of preservation as a heritage asset to be safeguarded. The National Congress, as a rich historiographical substance, has an interesting repertoire of academic research that has already been consolidated; however, there are still gaps to be overcome in the study of its interiors. By interiors we mean the articulation of the Palace's internal spatiality, its materiality, its furniture and works of art which, at the end of the Among the palaces in Brasília, which have collections of great value for modern Brazilian historiography, the choice by the Congress is justified by being Niemeyer's most publicly accessible institutional work in Brasília,; for the complexity of the juxtaposition of two legislative houses (Chamber of Deputies and Federal Senate) in a single building and for containing furniture and works of art specially created for the spatial composition by great masters, consubstantiating a unique synthesis of knowledge and, why not, experiments. The production of this knowledge in a methodologically structured way, enriched by access to primary documentary sources from the archives of the Congress itself, as well as from other notorious collections, aims to trace its constructive history through the articulation of the trinomial: architecture, art and furniture, aiming to qualify the protection of these assets interiors in order to guarantee their safeguard. Examining the interiors of the National Congress, over the course of the first two decades, is crucial to understanding the transformation from a solemn administrative interior in 1960 to the palatial interior that will emerge in the following decade. In the 1970s, after the internal re-inauguration, the desirable sophistication not achieved in the internal features was achieved until then. Niemeyer's two main unexecuted preliminary projects, the past interiors, appear as a necessary complementary object of study, in order to compare them with the solution that would materialize over the following years. Of interest in this opportunity were the great noble halls, the plenary sessions, and political-representative spaces focusing on specific clippings of great transformations, whose general result of the two inaugural decades lasts until the moment. Profiling the architectural space, its materiality, furniture and art in a line of research will encourage subsidies for the development of precautionary policies in order to ensure the preservation of these assets that were bequeathed to us. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.