Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50517
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_TeatroLambeLambe.pdf81,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Do Teatro Lambe-Lambe aos Palcos : uma proposta pedagógica para o ensino fundamental
Autor(es): Esteves, Erika Soares
Esteves, Erika Soares (org.)
Oliveira, Fabiana Lazzari de (org.)
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6638-4372
https://orcid.org/0000-0003-2757-2087
Afiliação do autor: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Assunto: Teatro brasileiro
Teatro - estudo e ensino (Ensino fundamental)
Teatro na educação
Data de publicação: 2024
Editora: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Referência: ESTEVES, Erika Soares. Do Teatro Lambe-Lambe aos Palcos: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental. Produção editorial e organização: Erika Soares Esteves e Fabiana Lazzari de Oliveira. Brasília: Universidade de Brasília, 2024. 55 p., il. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/582. Acesso em: 03 out. 2024.
Resumo: O TEATRO LAMBE-LAMBE é uma linguagem gestada por duas mulheres nordestinas, Denise Di Santos e Ismine Lima (in memorian), em 1989; portanto, genuinamente brasileira. Com seus (apenas) 35 anos de existência, tem-se ali uma linguagem que traz muitos desdobramentos, tanto nos processos criativos quanto nas abordagens pedagógicas para a educação. O primeiro espetáculo de Teatro Lambe-Lambe intitulado A Dança do Parto, se deu a partir das necessidades e atribuições específicas do trabalho educativo de Denise e Ismine, que, na época, eram pedagogas. A partir da observação dos antigos fotógrafos de rua, os chamados “fotógrafos Lambe-Lambe”, elas tiveram a ideia de apresentar um espetáculo dentro de uma caixa cênica em miniatura, que comporta os principais elementos do Teatro - dramaturgia, iluminação, cenografia, sonoplastia, espaço de atuação - onde os objetos, as coisas e as sombras são animados por seus artistas lambelambeiros para um único espectador (a), isto é, um teatro em miniatura assistido por uma única pessoa de cada vez. Tais características possibilitaram à professora Erika Soares Esteves pensar em uma abordagem artístico-pedagógica para seus (suas) estudantes no Ensino Fundamental.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença: (CC BY NC ND)
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.