http://repositorio.unb.br/handle/10482/50517
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
LIVRO_TeatroLambeLambe.pdf | 81,19 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Do Teatro Lambe-Lambe aos Palcos : uma proposta pedagógica para o ensino fundamental |
Auteur(s): | Esteves, Erika Soares Esteves, Erika Soares (org.) Oliveira, Fabiana Lazzari de (org.) |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-6638-4372 https://orcid.org/0000-0003-2757-2087 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Universidade de Brasília |
Assunto:: | Teatro brasileiro Teatro - estudo e ensino (Ensino fundamental) Teatro na educação |
Date de publication: | 2024 |
Editeur: | Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Référence bibliographique: | ESTEVES, Erika Soares. Do Teatro Lambe-Lambe aos Palcos: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental. Produção editorial e organização: Erika Soares Esteves e Fabiana Lazzari de Oliveira. Brasília: Universidade de Brasília, 2024. 55 p., il. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/582. Acesso em: 03 out. 2024. |
Résumé: | O TEATRO LAMBE-LAMBE é uma linguagem gestada por duas mulheres nordestinas, Denise Di Santos e Ismine Lima (in memorian), em 1989; portanto, genuinamente brasileira. Com seus (apenas) 35 anos de existência, tem-se ali uma linguagem que traz muitos desdobramentos, tanto nos processos criativos quanto nas abordagens pedagógicas para a educação. O primeiro espetáculo de Teatro Lambe-Lambe intitulado A Dança do Parto, se deu a partir das necessidades e atribuições específicas do trabalho educativo de Denise e Ismine, que, na época, eram pedagogas. A partir da observação dos antigos fotógrafos de rua, os chamados “fotógrafos Lambe-Lambe”, elas tiveram a ideia de apresentar um espetáculo dentro de uma caixa cênica em miniatura, que comporta os principais elementos do Teatro - dramaturgia, iluminação, cenografia, sonoplastia, espaço de atuação - onde os objetos, as coisas e as sombras são animados por seus artistas lambelambeiros para um único espectador (a), isto é, um teatro em miniatura assistido por uma única pessoa de cada vez. Tais características possibilitaram à professora Erika Soares Esteves pensar em uma abordagem artístico-pedagógica para seus (suas) estudantes no Ensino Fundamental. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Licença:: | (CC BY NC ND) |
Collection(s) : | Livros e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.