Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50526
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoMatematicaIndigenas.pdf340,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Lygianne Batista-
dc.contributor.authorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.date.accessioned2024-10-08T17:44:55Z-
dc.date.available2024-10-08T17:44:55Z-
dc.date.issued2024-01-28-
dc.identifier.citationVIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática “de” indígenas: diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social. Revista e-Curriculumm, São Paulo, v. 22, p. 1-19, 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49642. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49642. Acesso em: 08 out. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50526-
dc.description.abstractA matemática escolar e acadêmica, no contexto da educação de indígenas, apresenta organização curricular subordinada à lógica ocidental, colonizada e homogeneizada. Diante disso, refletimos sobre os desafios curriculares e pedagógicos do ensino da matemática de estudantes indígenas e propomos um diálogo com aproximações de uma Educação Matemática “de” indígenas. Este texto é um ensaio teórico, do tipo exploratório, oriundo do estudo da literatura referente, principalmente, aos constructos da etnomatemática e matemática para a justiça social. Mais do que promover o acesso dos/as estudantes indígenas à educação, é preciso reconhecer estruturas sociais que impedem sua participação ativa, como a superação do currículo etnocentrado. Compreendemos que a equidade só será alcançada quando atitudes e práticas pedagógicas decoloniais, em relação ao conhecimento matemático, se fizerem presentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação: Currículo – PUC-SPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação matemática “de” indígenas : diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça socialpt_BR
dc.title.alternativeMathematics education “of” indigenous : dialogues with ethnomathematics and mathematics for social justicept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEducação indígenapt_BR
dc.subject.keywordEtnomatemáticapt_BR
dc.subject.keywordJustiça socialpt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.rights.license(CC BY) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49642pt_BR
dc.description.abstract1School and academic mathematics, in the context of indigenous education, presents a curricular organization subordinated to western, colonized and homogenized logic. In view of this, we reflect on the curricular and pedagogical challenges of teaching mathematics to indigenous students and propose a dialogue with approaches to a Mathematics Education “for” indigenous people. This text is a theoretical essay, of an exploratory type, arising from the study of literature referring mainly to the constructs of ethnomathematics and mathematics for social justice. More than promoting indigenous students' access to education, it is necessary to recognize social structures that prevent their active participation, such as overcoming the ethnocentric curriculum. We understand that equity will only be achieved when decolonial pedagogical attitudes and practices, in relation to mathematical knowledge, are present.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2179-7210pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.