Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Vieira, Lygianne Batista | - |
dc.contributor.author | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T17:44:55Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T17:44:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-28 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática “de” indígenas: diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social. Revista e-Curriculumm, São Paulo, v. 22, p. 1-19, 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49642. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49642. Acesso em: 08 out. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50526 | - |
dc.description.abstract | A matemática escolar e acadêmica, no contexto da educação de indígenas, apresenta organização
curricular subordinada à lógica ocidental, colonizada e homogeneizada. Diante disso, refletimos sobre
os desafios curriculares e pedagógicos do ensino da matemática de estudantes indígenas e propomos um diálogo com aproximações de uma Educação Matemática “de” indígenas. Este texto é um ensaio teórico,
do tipo exploratório, oriundo do estudo da literatura referente, principalmente, aos constructos da
etnomatemática e matemática para a justiça social. Mais do que promover o acesso dos/as estudantes
indígenas à educação, é preciso reconhecer estruturas sociais que impedem sua participação ativa, como
a superação do currículo etnocentrado. Compreendemos que a equidade só será alcançada quando
atitudes e práticas pedagógicas decoloniais, em relação ao conhecimento matemático, se fizerem
presentes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo – PUC-SP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação matemática “de” indígenas : diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics education “of” indigenous : dialogues with ethnomathematics and mathematics for social justice | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Justiça social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49642 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | School and academic mathematics, in the context of indigenous education, presents a curricular
organization subordinated to western, colonized and homogenized logic. In view of this, we reflect on
the curricular and pedagogical challenges of teaching mathematics to indigenous students and propose
a dialogue with approaches to a Mathematics Education “for” indigenous people. This text is a
theoretical essay, of an exploratory type, arising from the study of literature referring mainly to the
constructs of ethnomathematics and mathematics for social justice. More than promoting indigenous
students' access to education, it is necessary to recognize social structures that prevent their active
participation, such as overcoming the ethnocentric curriculum. We understand that equity will only be
achieved when decolonial pedagogical attitudes and practices, in relation to mathematical knowledge,
are present. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2179-7210 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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