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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50526
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Titre: Educação matemática “de” indígenas : diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social
Autre(s) titre(s): Mathematics education “of” indigenous : dialogues with ethnomathematics and mathematics for social justice
Auteur(s): Vieira, Lygianne Batista
Moreira, Geraldo Eustáquio
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2179-7210
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Educação matemática
Educação indígena
Etnomatemática
Justiça social
Decolonialidade
Date de publication: 28-jan-2024
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo – PUC-SP
Référence bibliographique: VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática “de” indígenas: diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social. Revista e-Curriculumm, São Paulo, v. 22, p. 1-19, 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49642. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49642. Acesso em: 08 out. 2024.
Résumé: A matemática escolar e acadêmica, no contexto da educação de indígenas, apresenta organização curricular subordinada à lógica ocidental, colonizada e homogeneizada. Diante disso, refletimos sobre os desafios curriculares e pedagógicos do ensino da matemática de estudantes indígenas e propomos um diálogo com aproximações de uma Educação Matemática “de” indígenas. Este texto é um ensaio teórico, do tipo exploratório, oriundo do estudo da literatura referente, principalmente, aos constructos da etnomatemática e matemática para a justiça social. Mais do que promover o acesso dos/as estudantes indígenas à educação, é preciso reconhecer estruturas sociais que impedem sua participação ativa, como a superação do currículo etnocentrado. Compreendemos que a equidade só será alcançada quando atitudes e práticas pedagógicas decoloniais, em relação ao conhecimento matemático, se fizerem presentes.
Abstract: School and academic mathematics, in the context of indigenous education, presents a curricular organization subordinated to western, colonized and homogenized logic. In view of this, we reflect on the curricular and pedagogical challenges of teaching mathematics to indigenous students and propose a dialogue with approaches to a Mathematics Education “for” indigenous people. This text is a theoretical essay, of an exploratory type, arising from the study of literature referring mainly to the constructs of ethnomathematics and mathematics for social justice. More than promoting indigenous students' access to education, it is necessary to recognize social structures that prevent their active participation, such as overcoming the ethnocentric curriculum. We understand that equity will only be achieved when decolonial pedagogical attitudes and practices, in relation to mathematical knowledge, are present.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada.
DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49642
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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