http://repositorio.unb.br/handle/10482/50536
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
AndressaDoNascimentoGoncalves_DISSERT.pdf | 3,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | As viagens de Riobaldo : o deslocamento errante em Grande Sertão: Veredas |
Autor : | Gonçalves, Andressa do Nascimento |
Orientador(es):: | Silva, Gustavo de Castro da |
Assunto:: | Viagens Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Grande Sertão : Veredas Deslocamento |
Fecha de publicación : | 8-oct-2024 |
Data de defesa:: | 29-nov-2023 |
Citación : | GONÇALVES, Andressa do Nascimento. As viagens de Riobaldo: o deslocamento errante em Grande Sertão: Veredas. 2023. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Esta pesquisa aborda as noções de errância baseada na perspectiva da viagem em Grande Sertão:Veredas (1956). O objetivo é realizar um levantamento de dados acerda da errância e de outras características estéticas a partir do mapeamento do pensamento riobaldiano, procurando entender as relações entre estética e literatura. A investigação tem o foco de definir alguns aspectos do pensamento riobaldiano, para tanto, mapeamos as aparições da errância e de outras características estéticas como as emoções, os deslocamentos realizados por Riobaldo, Diadorim e o diabo, formando categorias que constituem o mapa. Partindo da contemplação estética do imaginário, este mapa forma uma análise estética/aberta dessas aparições. Conforme indicam os arquivos e a bibliografia, a vida de diplomata e os deslocamentos pelo sertão brasileiro podem ter influenciado na construção narrativa do romance repleta de desvios. O trabalho faz uma aproximação do protagonista e do autor, um enquanto consciência do outro. O método utilizado teve inspiração na cartografia de Willi Bolle (2004), além de estudos de Paola Berenstein Jacques (2012), Michel Onfray (2009), Benedito Nunes (2013), Edgar Morin (2017), Costa (2002) e Baião (2020). Como resultado, delimitou-se conceitos como o pensamento riobaldiano e os deslocamentos errantes, apresenta-se, também, a construção de um mapa, misturando saberes da comunicação e literatura. Essa dinâmica aponta para a formação de novas perspectivas da narração do personagem como consequência do imaginário errante da obra, fornecendo elementos para diversas interpretações. |
Abstract: | This research addresses the notions of wandering based on the perspective of travel in "Grande Sertão: Veredas" (1956). The objective is to conduct a survey of data regarding wandering and other aesthetic characteristics by mapping Riobaldo's thought, seeking to understand the relationships between aesthetics and literature. The investigation aims to define some aspects of Riobaldo's thought; thus, we mapped the appearances of wandering and other aesthetic characteristics such as emotions and the movements made by Riobaldo, Diadorim, and the devil, forming categories that constitute the map. Stemming from the aesthetic contemplation of the imaginary, this map forms an open aesthetic analysis of these appearances. As indicated by the archives and bibliography, the life of a diplomat and the travels through the Brazilian hinterland may have influenced the narrative construction of the novel, rich in deviations. The work draws a parallel between the protagonist and the author, one as the consciousness of the other. The method used was inspired by Willi Bolle's cartography (2004), as well as studies by Paola Berenstein Jacques (2012), Michel Onfray (2009), Benedito Nunes (2013), Edgar Morin (2017), Costa (2002), and Baião (2020). As a result, concepts such as Riobaldo's thought and wandering movements were delimited. Additionally, the construction of a map, blending knowledge from communication and literature, is presented. This dynamic points towards the formation of new perspectives on the character's narration as a consequence of the wandering imaginary of the work, providing elements for various interpretations. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.