Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sanz, Claudia Guilmar Linhares | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Arthur Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T21:10:03Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T21:10:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Arthur Silva. As imagens distópicas no cinema contemporâneo do país do futuro. 2024. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50538 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a tendência presente na produção cinematográfica brasileira
contemporânea em figurar futuros especulativos; desta forma, reflete-se com o cinema a partir
de suas particularidades ao materializar inquietações em/de uma determinada época, como a
própria maneira com que se concebe o futuro na contemporaneidade. Nota-se as especificidades
ao lidar com as imagens do cinema nacional e o senso de futuridade com a manifestação de
temas que atravessam essas ideias, como o conceito de utopia e distopia, e as lógicas
hegemônicas que permeiam o tempo presente. Pretende-se, portanto, analisar as relações e
sentidos produzidos entre o entrecruzamento dos temas e conceitos supracitados em nossa
época; perceber como os sentidos são produtos da articulação de tais questões, bem como
produtores das mesmas. De maneira específica, busca-se perceber como a ideia de futuro no
Brasil é/pode ser afetada pelas razões hegemônicas e se manifesta nas imagens
cinematográficas. Relacionamos o senso de futuridade a um suposto sequestro de expectativas
a partir da concepção de racionalidade neoliberal, visando assim compreender como os afetos
produzem e são produzidos no interior dessas expectativas. O que se conjectura é que, a partir
de discursos e práticas não-discursivas (dentre as quais o cinema se insere) de lógicas
hegemônicas, a manutenção de um futuro inalterável, faz perpetuar essas mesmas lógicas.
Partimos, portanto, de uma perspectiva genealógica, ao se investigar as manifestações e
transformações dos temas e conceitos na história e em nosso tempo – como se articulam às
mudanças e flutuações de discursos, saberes, poderes, culturas etc. O que se percebe, em um
primeiro momento é um paradoxo de imagens, muitas vezes intencionalmente contra
hegemônicas, sendo absorvidas, “precorporadas” ou neutralizadas diante de seu próprio objeto
de crítica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As imagens distópicas no cinema contemporâneo do país do futuro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distopias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Utopias | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates the trend present in contemporary Brazilian film production to depict
speculative futures; thus, it reflects with cinema by considering its peculiarities in materializing
concerns of a specific era, such as the way in which the future is conceived in contemporary
times. The specificities in dealing with images in Brazilian cinema and the sense of futurity are
observed with the manifestation of themes that traverse these ideas, such as the concepts of
utopia and dystopia, and the hegemonic logics that permeate the present time. The aim is,
therefore, to scrutinize the relationships and meanings produced through the intersection of the
themes mentioned above and concepts in our times; to understand how meanings are products
of the articulation of such issues, as they are producers of them. Specifically, the study seeks to
perceive how the idea of the future in Brazil is/can be affected by hegemonic reasons and how
it manifests in cinematic images. We relate the sense of futurity to a supposed hijacking of
expectations stemming from the conception of neoliberal rationality, striving to comprehend
how affects are produced and reproduced within these expectations. The conjecture is that,
through discourses and non-discursive practices (among which, cinema itself) of hegemonic
logics, maintaining an unalterable future perpetuates these same logics. Therefore, we approach
it from a genealogical perspective, investigating the manifestations and transformations of
themes and concepts in history and our times – how they articulate with changes and
fluctuations in discourses, knowledge, powers, cultures, etc. What is perceived, initially, is a
paradox of images, often intentionally counter-hegemonic, being absorbed, "pre-incorporated,"
or neutralized in the face of their own object of criticism. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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