http://repositorio.unb.br/handle/10482/50538
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ArthurSilvaBarbosa_DISSERT.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | As imagens distópicas no cinema contemporâneo do país do futuro |
Autor(es): | Barbosa, Arthur Silva |
Orientador(es): | Sanz, Claudia Guilmar Linhares |
Assunto: | Cinema brasileiro Distopias Utopias |
Data de publicação: | 8-Out-2024 |
Data de defesa: | 29-Fev-2024 |
Referência: | BARBOSA, Arthur Silva. As imagens distópicas no cinema contemporâneo do país do futuro. 2024. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a tendência presente na produção cinematográfica brasileira contemporânea em figurar futuros especulativos; desta forma, reflete-se com o cinema a partir de suas particularidades ao materializar inquietações em/de uma determinada época, como a própria maneira com que se concebe o futuro na contemporaneidade. Nota-se as especificidades ao lidar com as imagens do cinema nacional e o senso de futuridade com a manifestação de temas que atravessam essas ideias, como o conceito de utopia e distopia, e as lógicas hegemônicas que permeiam o tempo presente. Pretende-se, portanto, analisar as relações e sentidos produzidos entre o entrecruzamento dos temas e conceitos supracitados em nossa época; perceber como os sentidos são produtos da articulação de tais questões, bem como produtores das mesmas. De maneira específica, busca-se perceber como a ideia de futuro no Brasil é/pode ser afetada pelas razões hegemônicas e se manifesta nas imagens cinematográficas. Relacionamos o senso de futuridade a um suposto sequestro de expectativas a partir da concepção de racionalidade neoliberal, visando assim compreender como os afetos produzem e são produzidos no interior dessas expectativas. O que se conjectura é que, a partir de discursos e práticas não-discursivas (dentre as quais o cinema se insere) de lógicas hegemônicas, a manutenção de um futuro inalterável, faz perpetuar essas mesmas lógicas. Partimos, portanto, de uma perspectiva genealógica, ao se investigar as manifestações e transformações dos temas e conceitos na história e em nosso tempo – como se articulam às mudanças e flutuações de discursos, saberes, poderes, culturas etc. O que se percebe, em um primeiro momento é um paradoxo de imagens, muitas vezes intencionalmente contra hegemônicas, sendo absorvidas, “precorporadas” ou neutralizadas diante de seu próprio objeto de crítica. |
Abstract: | This research investigates the trend present in contemporary Brazilian film production to depict speculative futures; thus, it reflects with cinema by considering its peculiarities in materializing concerns of a specific era, such as the way in which the future is conceived in contemporary times. The specificities in dealing with images in Brazilian cinema and the sense of futurity are observed with the manifestation of themes that traverse these ideas, such as the concepts of utopia and dystopia, and the hegemonic logics that permeate the present time. The aim is, therefore, to scrutinize the relationships and meanings produced through the intersection of the themes mentioned above and concepts in our times; to understand how meanings are products of the articulation of such issues, as they are producers of them. Specifically, the study seeks to perceive how the idea of the future in Brazil is/can be affected by hegemonic reasons and how it manifests in cinematic images. We relate the sense of futurity to a supposed hijacking of expectations stemming from the conception of neoliberal rationality, striving to comprehend how affects are produced and reproduced within these expectations. The conjecture is that, through discourses and non-discursive practices (among which, cinema itself) of hegemonic logics, maintaining an unalterable future perpetuates these same logics. Therefore, we approach it from a genealogical perspective, investigating the manifestations and transformations of themes and concepts in history and our times – how they articulate with changes and fluctuations in discourses, knowledge, powers, cultures, etc. What is perceived, initially, is a paradox of images, often intentionally counter-hegemonic, being absorbed, "pre-incorporated," or neutralized in the face of their own object of criticism. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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