Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Dörr, Raquel Carneiro | - |
dc.contributor.author | Neves, Regina da Silva Pina | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Alessandro Jacques | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T17:42:58Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11T17:42:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
dc.identifier.citation | DÖRR, Raquel Carneiro; NEVES, Regina da Silva Pina; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Tarefas matemáticas na formação continuada de professores : investigando a construção e o desenvolvimento de uma tarefa exploratória. Perspectivas da Educação Matemática, [S. l.], v. 16, n. 42, 2023. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18819. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/18819. Acesso em: 03 out. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50558 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma investigação que teve as tarefas matemáticas exploratórias como foco do
trabalho do professor em sala de aula. Seu desenvolvimento ocorreu em uma disciplina junto a
professores de Matemática em formação continuada, no contexto de um mestrado profissional em
Matemática em uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Logo, o objetivo deste artigo é
descrever esse processo formativo, bem como analisar a construção e o desenvolvimento de uma
das tarefas matemáticas em sala de aula, destacando os resultados advindos dessa prática inicial
para a formação dos professores. O estudo enquadra-se na perspectiva qualitativo-interpretativa de
pesquisa, cujos dados foram coletados por meio de recolha de documentos, nomeadamente, os
protocolos das produções dos professores participantes. Os resultados evidenciam que os
professores em formação continuada vivenciaram a prática de tarefas matemáticas exploratórias,
entendidas como alternativas metodológicas promotoras de maior engajamento dos estudantes,
desenvolvimento do raciocínio matemático, da cooperação e da comunicação. As diferentes ações,
ao longo da disciplina, ampliaram as oportunidades de aprendizagem profissional dos participantes
ao discutir e analisar, coletivamente, a viabilidade do Ensino Exploratório para as salas de aulas de
Matemática na educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tarefas matemáticas na formação continuada de professores : investigando a construção e o desenvolvimento de uma tarefa exploratória | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical tasks for in-service teacher training : investigating the construction and the development of an exploratory task | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação continuada | pt_BR |
dc.rights.license | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18819 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents an investigation that had exploratory mathematical tasks as the focus of the
teacher's work in the classroom. Its development occurred in a discipline in the context of an in-service
teacher training in a public university in Brazil. Therefore, the aim of this article is to describe this
formative process, as well as to analyze the construction and development of one of the mathematical
tasks in the classroom, highlighting the results arising from this initial practice for teacher training. The
study can be classified as a qualitative-interpretative research, whose data were collected through
document collection, namely, the protocols of the productions of the participating teachers. The results
show that the teachers in continuing education experienced the practice of exploratory mathematical
tasks, understood as methodological alternatives that promote greater student engagement,
development of mathematical reasoning, cooperation and communication. The different actions,
throughout the course, expanded the participants' professional learning opportunities by discussing
and analyzing, collectively, the feasibility of Exploratory Teaching for Mathematics classrooms in basic
education. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6453-7032 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7952-9665 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000000196470274 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|