Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50558
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TarefasMatematicasFormacaoContinuadaProfessores.pdf294,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDörr, Raquel Carneiro-
dc.contributor.authorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.contributor.authorRibeiro, Alessandro Jacques-
dc.date.accessioned2024-10-11T17:42:58Z-
dc.date.available2024-10-11T17:42:58Z-
dc.date.issued2023-08-07-
dc.identifier.citationDÖRR, Raquel Carneiro; NEVES, Regina da Silva Pina; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Tarefas matemáticas na formação continuada de professores : investigando a construção e o desenvolvimento de uma tarefa exploratória. Perspectivas da Educação Matemática, [S. l.], v. 16, n. 42, 2023. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18819. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/18819. Acesso em: 03 out. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50558-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma investigação que teve as tarefas matemáticas exploratórias como foco do trabalho do professor em sala de aula. Seu desenvolvimento ocorreu em uma disciplina junto a professores de Matemática em formação continuada, no contexto de um mestrado profissional em Matemática em uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Logo, o objetivo deste artigo é descrever esse processo formativo, bem como analisar a construção e o desenvolvimento de uma das tarefas matemáticas em sala de aula, destacando os resultados advindos dessa prática inicial para a formação dos professores. O estudo enquadra-se na perspectiva qualitativo-interpretativa de pesquisa, cujos dados foram coletados por meio de recolha de documentos, nomeadamente, os protocolos das produções dos professores participantes. Os resultados evidenciam que os professores em formação continuada vivenciaram a prática de tarefas matemáticas exploratórias, entendidas como alternativas metodológicas promotoras de maior engajamento dos estudantes, desenvolvimento do raciocínio matemático, da cooperação e da comunicação. As diferentes ações, ao longo da disciplina, ampliaram as oportunidades de aprendizagem profissional dos participantes ao discutir e analisar, coletivamente, a viabilidade do Ensino Exploratório para as salas de aulas de Matemática na educação básica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTarefas matemáticas na formação continuada de professores : investigando a construção e o desenvolvimento de uma tarefa exploratóriapt_BR
dc.title.alternativeMathematical tasks for in-service teacher training : investigating the construction and the development of an exploratory taskpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.rights.licensehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18819pt_BR
dc.description.abstract1This article presents an investigation that had exploratory mathematical tasks as the focus of the teacher's work in the classroom. Its development occurred in a discipline in the context of an in-service teacher training in a public university in Brazil. Therefore, the aim of this article is to describe this formative process, as well as to analyze the construction and development of one of the mathematical tasks in the classroom, highlighting the results arising from this initial practice for teacher training. The study can be classified as a qualitative-interpretative research, whose data were collected through document collection, namely, the protocols of the productions of the participating teachers. The results show that the teachers in continuing education experienced the practice of exploratory mathematical tasks, understood as methodological alternatives that promote greater student engagement, development of mathematical reasoning, cooperation and communication. The different actions, throughout the course, expanded the participants' professional learning opportunities by discussing and analyzing, collectively, the feasibility of Exploratory Teaching for Mathematics classrooms in basic education.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6453-7032pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7952-9665pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000000196470274pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Departamento de Matemáticapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Departamento de Matemáticapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cogniçãopt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.