Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50558
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_TarefasMatematicasFormacaoContinuadaProfessores.pdf294,87 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Tarefas matemáticas na formação continuada de professores : investigando a construção e o desenvolvimento de uma tarefa exploratória
Autre(s) titre(s): Mathematical tasks for in-service teacher training : investigating the construction and the development of an exploratory task
Auteur(s): Dörr, Raquel Carneiro
Neves, Regina da Silva Pina
Ribeiro, Alessandro Jacques
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-6453-7032
https://orcid.org/0000-0002-7952-9665
https://orcid.org/0000000196470274
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Departamento de Matemática
Universidade de Brasília, Departamento de Matemática
Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição
Assunto:: Matemática
Aprendizagem
Professores - formação
Professores - formação continuada
Formação continuada
Date de publication: 7-aoû-2023
Référence bibliographique: DÖRR, Raquel Carneiro; NEVES, Regina da Silva Pina; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Tarefas matemáticas na formação continuada de professores : investigando a construção e o desenvolvimento de uma tarefa exploratória. Perspectivas da Educação Matemática, [S. l.], v. 16, n. 42, 2023. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18819. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/18819. Acesso em: 03 out. 2024.
Résumé: Este artigo apresenta uma investigação que teve as tarefas matemáticas exploratórias como foco do trabalho do professor em sala de aula. Seu desenvolvimento ocorreu em uma disciplina junto a professores de Matemática em formação continuada, no contexto de um mestrado profissional em Matemática em uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Logo, o objetivo deste artigo é descrever esse processo formativo, bem como analisar a construção e o desenvolvimento de uma das tarefas matemáticas em sala de aula, destacando os resultados advindos dessa prática inicial para a formação dos professores. O estudo enquadra-se na perspectiva qualitativo-interpretativa de pesquisa, cujos dados foram coletados por meio de recolha de documentos, nomeadamente, os protocolos das produções dos professores participantes. Os resultados evidenciam que os professores em formação continuada vivenciaram a prática de tarefas matemáticas exploratórias, entendidas como alternativas metodológicas promotoras de maior engajamento dos estudantes, desenvolvimento do raciocínio matemático, da cooperação e da comunicação. As diferentes ações, ao longo da disciplina, ampliaram as oportunidades de aprendizagem profissional dos participantes ao discutir e analisar, coletivamente, a viabilidade do Ensino Exploratório para as salas de aulas de Matemática na educação básica.
Abstract: This article presents an investigation that had exploratory mathematical tasks as the focus of the teacher's work in the classroom. Its development occurred in a discipline in the context of an in-service teacher training in a public university in Brazil. Therefore, the aim of this article is to describe this formative process, as well as to analyze the construction and development of one of the mathematical tasks in the classroom, highlighting the results arising from this initial practice for teacher training. The study can be classified as a qualitative-interpretative research, whose data were collected through document collection, namely, the protocols of the productions of the participating teachers. The results show that the teachers in continuing education experienced the practice of exploratory mathematical tasks, understood as methodological alternatives that promote greater student engagement, development of mathematical reasoning, cooperation and communication. The different actions, throughout the course, expanded the participants' professional learning opportunities by discussing and analyzing, collectively, the feasibility of Exploratory Teaching for Mathematics classrooms in basic education.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Licença:: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18819
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50558/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.