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Título : Fazer antropologia ao fabricar o Estado : conhecimento especializado e ação estatal na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial
Autor : Dianovsky, Diana
Orientador(es):: Teixeira, Carla Costa
Assunto:: Etnografia das instituições
Patrimônio cultural imaterial
Estado
Fecha de publicación : 11-oct-2024
Citación : DIANOVSKY, Diana. Fazer antropologia ao fabricar o Estado: conhecimento especializado e ação estatal na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. 2023. 399 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : Nesta tese, analiso a relação entre o conhecimento especializado e a prática da antropologia com as ações estatais por meio da atuação de antropólogas e cientistas sociais na administração pública brasileira e, em particular, na construção e implantação das políticas de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal responsável pela preservação do patrimônio desde 1937. O objetivo geral é compreender o processo de institucionalização da prática profissional de antropólogas e cientistas sociais em relação ao processo de institucionalização de ações, discursos e práticas de uma política pública voltada para a valorização da diversidade cultural brasileira. O contexto em foco é o momento no qual a administração pública passa a recrutar antropólogas e cientistas sociais para suas carreiras, o porquê do investimento nesses profissionais e como eles transitam nas esferas decisórias, construindo com isso uma relação entre conhecimento especializado e ação estatal. Desta forma, realizei uma etnografia de instituições e das relações e práticas de poder, considerando o Estado não como uma entidade monolítica e reificada, mas uma construção social heterogênea em permanente (trans)formação e realizada por meio de dimensões performáticas, ações simbólicas e relações de poder que fazem o Estado (CASTILHO, SOUZA LIMA, TEIXEIRA, 2014); e permeada por relações políticas e ideológicas (ABRAMS, 1988). Ademais, busco refletir sobre as estratégias estatais para legibilidade da realidade social (SCOTT, 1998) e a construção de definições fluídas e porosas das fronteiras entre Estado e sociedade (MITCHELL, 1991; 1999). Para tanto, realizei observação participante em reuniões públicas, entrevistas com servidores, análise de documentos e legislações, além de recuperar minha própria memória e trajetória como Técnica em Antropologia no Iphan desde 2010, quando ingressei por meio de concurso público.
Abstract: In this thesis, I analyze the relations involving specialized knowledge and anthropological practices in state actions by examining the work of anthropologists and social scientists in the Brazilian public administration, in particular, in the implementation of public policies for safeguarding intangible cultural heritage at the Naional Institute of Historical and Artistic Heritage (Iphan, acronym in Portuguese), a federal public agency responsible for preserving cultural heritage since 1937. Its general objective is to understand the institutionalization process of the professional practices of anthropologists and social scientists in relation to the institutionalization process of actions, discourses and practices of a public policy aimed at valuing Brazilian cultural diversity. In addition, I seek to analyze the context in which the public administration starts to recruit anthropologists and social scientists, the reason for investing in these professionals and how they transit in decision-making spheres, linking specialized knowledge and state action. For this purpose, I carried out an ethnography of institutions and of power relations and practices. Therefore, I conducted an ethnography of institutions and power relations and practices. Considering the State not as a monolithic and reified entity, but a heterogeneous social construction in permanent (trans)formation and carried out through performative dimensions, symbolic actions and power relations that make up the State (CASTILHO, SOUZA LIMA, TEIXEIRA, 2014), and permeated by political and ideological relations (ABRAMS, 1988). Furthermore, I seek to reflect on state strategies for the legibility of social reality (SCOTT, 1998) and the construction of fluid and porous definitions of the boundaries between state and society (MITCHELL, 1991; 1999). It was based on participant observation during public meetings, interviews with civil servants, documents and legislation analysis, in addition to recovering my own memories and paths as a Technician in Anthropology at Iphan since 2010, when I was hired after passing a public entrance test.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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