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dc.contributor.authorJesus, Layne Silva de-
dc.contributor.authorZardo, Sinara Pollom-
dc.date.accessioned2024-10-21T18:13:15Z-
dc.date.available2024-10-21T18:13:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationJESUS, Layne Silva de; ZARDO, Sinara Pollom. Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília. Revista Cocar, Belém, v.18, n. 36, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50642-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.title.alternativeBiographical and academic trajectories and life projects of young blind people : a study in the context of the University of Brasiliapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.rights.licenseA Revista COCAR esta Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024.pt_BR
dc.description.abstract1This article presents the results of a qualitative reconstructive research, which aimed to understand how the biographical and academic trajectories and life projects of young blind people in undergraduate programs at the University of Brasilia are constituted. Narrative interviews were used as an instrument of data generation, and the documentary method was used for analysis in the stages of formulated, reflected and comparative interpretation. The results show the relevance of accessibility in the school and academic trajectory of students and the lack of accessible material as one of the main barriers. The relationship with professors and colleagues emerges as a significant experience in the university. Regarding the students’ life projects, the desire to work in the field of education and in actions focused on the rights of people with disabilities stood out.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9073-0653pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0944-8333pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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