http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO_TrajetoriasBiograficasAcademicas.pdf | 463,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília |
Outros títulos: | Biographical and academic trajectories and life projects of young blind people : a study in the context of the University of Brasilia |
Autor(es): | Jesus, Layne Silva de Zardo, Sinara Pollom |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-9073-0653 https://orcid.org/0000-0002-0944-8333 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Ensino superior Inclusão escolar Pessoas com deficiência visual |
Data de publicação: | 2023 |
Editora: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará |
Referência: | JESUS, Layne Silva de; ZARDO, Sinara Pollom. Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos: um estudo no contexto da Universidade de Brasília. Revista Cocar, Belém, v.18, n. 36, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024. |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência. |
Abstract: | This article presents the results of a qualitative reconstructive research, which aimed to understand how the biographical and academic trajectories and life projects of young blind people in undergraduate programs at the University of Brasilia are constituted. Narrative interviews were used as an instrument of data generation, and the documentary method was used for analysis in the stages of formulated, reflected and comparative interpretation. The results show the relevance of accessibility in the school and academic trajectory of students and the lack of accessible material as one of the main barriers. The relationship with professors and colleagues emerges as a significant experience in the university. Regarding the students’ life projects, the desire to work in the field of education and in actions focused on the rights of people with disabilities stood out. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A Revista COCAR esta Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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