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Título: Evasão escolar e o uso dos chatbots no EaD da educação superior no Brasil : elementos para uma crítica
Autor(es): Candido, Manuela Gomes Silva
Orientador(es): Demo, Pedro
Assunto: Evasão escolar
Educação a distância
Ensino superior
Chatbots
Data de publicação: 22-Out-2024
Referência: CANDIDO, Manuela Gomes Silva. Evasão escolar e o uso dos chatbots no EaD da educação superior no Brasil: elementos para uma crítica. 2023. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A evasão escolar é um grande problema na educação a distância. O número de alunos que desistem durante o curso é grande e isso está relacionado, também, com a falta de interação, de engajamento e motivação para chegar até o final do curso. Essa pesquisa se propôs a estudar a questão a evasão escolar na educação superior, a fim de compreender o contexto de crescimento e mercantilização da educação em que o problema está inserido, analisando os interesses mercadológicos perseguidos pelas instituições de ensino, em contrapartida com a função tradicional da educação superior e o propósito da aprendizagem. A partir disso, analisamos a proposta de empresas desenvolvedoras de chatbots para a educação superior, por meio da análise de conteúdo de artigos publicados em blogs de quatro empresas desenvolvedoras de chat bots. Descobrimos que a proposta destas empresas é de que o uso dos chatbots integra principalmente o desenvolvimento de atividades administrativas das instituições, mas também de atividades pedagógicas. O principal incremento proposto é a melhora na comunicação com os alunos. As empresas desenvolvedoras acreditam que os chatbots podem contribuir, sobretudo, para melhorar a produtividades das instituições. Quanto as atividades pedagógicas, o uso dos chatbots é empregado majoritariamente para realização de tarefas prescritas, seguindo uma lógica instrucionista.
Abstract: School dropout is a major problem in distance education. The number of students who give up during the course is high, and this is also related to the lack of interaction, engagement, and motivation to complete the course. This research aimed to study the issue of school dropout in higher education in order to understand the context of growth and commercialization of education. The market interests pursued by educational institutions were analyzed in contrast to the traditional function of higher education and the purpose of learning.. Based on this, we analyzed the proposal of companies developing chatbots for higher education by conducting a content analysis of articles published on the blogs of four chatbot development companies. We found that the proposal of these companies is that the use of chatbots mainly integrates the development of administrative activities of institutions but also pedagogical activities. The main improvement proposed is the enhancement of communication with students. The developing companies believe that chatbots can contribute primarily to improving the productivity of institutions. As for pedagogical activities, the use of chatbots is predominantly employed for the completion of prescribed tasks, following an instructionism logic
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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