Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Steinke, Valdir Adilson | - |
dc.contributor.author | Moura, Gledmar Pires de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T16:57:05Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T16:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-05 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Gledmar Pires de. No meio das pedras, caminhos: intercessões entre o estudo do meio, a pedagogia histórico-crítica e o ensino de Geografia na educação escolar. 2024. 158 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50663 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Há uma visão sobre a escola que pode ser sintetizada pelo seguinte exercício imaginativo:
uma criança triste, sentada em uma sala de aula enfileirada, olhando pela janela e contemplando a
possibilidade de ser feliz ‘lá fora’. Ainda que expresse paradoxos existentes na reprodução da
escola, essa visão não representa na integralidade a complexidade do trabalho pedagógico.
Fomentando uma visão afirmativa da educação escolar, o presente trabalho buscou estabelecer
uma articulação entre o estudo do meio, os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e a
educação escolar (e nesta, em particular, com o ensino de Geografia), dividindo-se em cinco
capítulos. O primeiro capítulo fundamenta a escola como espaço de produção de conhecimentos,
de desenvolvimento psíquico e humanização. O segundo capítulo apresenta as bases da formação
da Pedagogia Histórico-Crítica como concepção pedagógica crítico dialética, revisitando suas
origens, seus pressupostos e os momentos pedagógicos propostos pelo seu método. O terceiro
capítulo acena para o desenvolvimento de estudos do meio na educação básica no Brasil,
apresentando suas origens e seus objetivos, com destaque para sua relação com o ensino de
Geografia. O quarto capítulo elabora uma concepção teórica de estudo do meio que amarra as
suas etapas (Prólogo, Aula de campo e Desfecho) aos momentos do método da Pedagogia
Histórico-Crítica (Prática social inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática
social final). O quinto capítulo relata uma experiência de estudo do meio realizada no contexto de
uma escola de educação básica da rede pública de ensino do Distrito Federal. Sob a orientação de
uma perspectiva dialética de apreensão do real, o estudo do meio foi concebido como um recurso
metodológico que, pela mediação in situ de atividades empírico-abstratas, amplia os espaços
educacionais, incita a interdisciplinaridade e qualifica a condução dos percursos lógicos de ensino
(objetivação) e de aprendizagem (apropriação). Nesse sentido, a realização de estudos do meio na
educação básica: a) Viabiliza a elaboração conceitual sobre a realidade concreta; b) Estimula o
desenvolvimento das funções psíquicas superiores; c) Contribui para visibilizar e desnaturalizar
contradições enraizadas na localidade (auxiliando a subsunção do fetichismo do espaço
geográfico); d) Fomenta a releitura da prática social; e) Enriquece as práticas e saberes espaciais
e o raciocínio espacial dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | No meio das pedras, caminhos : intercessões entre o estudo do meio, a pedagogia histórico-crítica e o ensino de Geografia na educação escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | There is a vision of the school that can be summed up by the following imaginative
exercise: a sad child, sitting in a classroom, looking out of the window and contemplating the
possibility of being happy 'outside'. Although it expresses the paradoxes that exist in school
reproduction, this view does not fully represent the complexity of pedagogical work.
Encouraging an affirmative vision of school education, this work sought to establish a link
between environmental studies, the foundations of Critical-Historical Pedagogy and school
education (and in particular with Geography teaching), divided into five chapters. The first
chapter establishes the school as a space for the production of knowledge, psychological
development and humanization. The second chapter presents the foundations of the formation of
Historical-Critical Pedagogy as a critical dialectical pedagogical concept, revisiting its origins, its
assumptions and the pedagogical moments proposed by its method. The third chapter looks at the
development of environmental studies in basic education in Brazil, presenting their origins and
objectives, with an emphasis on their relationship with Geography teaching. The fourth chapter
elaborates a theoretical conception of the environmental study that links its stages (Prologue,
Field lesson and Conclusion) to the moments of the Historical-Critical Pedagogy method (Initial
social practice, Problematization, Instrumentalization, Catharsis and Final social practice). The
fifth chapter reports on an environmental study experience carried out in the context of a public
elementary school in the Federal District. Under the guidance of a dialectical perspective of
apprehending reality, the environmental study was conceived as a methodological resource
which, through the in situ mediation of empirical-abstract activities, expands educational spaces,
encourages interdisciplinarity and qualifies the logical paths of teaching (objectification) and
learning (appropriation). In this sense, carrying out environmental studies in basic education: a)
Enables conceptual elaboration on concrete reality; b) Stimulates the development of higher
psychic functions; c) Helps to make visible and denaturalize contradictions rooted in the locality
(helping to subsume the fetishism of geographical space); d) Encourages the re-reading of social
practice; e) Enriches spatial practices and knowledge and students' spatial reasoning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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