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Título : No meio das pedras, caminhos : intercessões entre o estudo do meio, a pedagogia histórico-crítica e o ensino de Geografia na educação escolar
Autor : Moura, Gledmar Pires de
Orientador(es):: Steinke, Valdir Adilson
Assunto:: Geografia - estudo e ensino
Pedagogia histórico-crítica
Fecha de publicación : 22-oct-2024
Citación : MOURA, Gledmar Pires de. No meio das pedras, caminhos: intercessões entre o estudo do meio, a pedagogia histórico-crítica e o ensino de Geografia na educação escolar. 2024. 158 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Há uma visão sobre a escola que pode ser sintetizada pelo seguinte exercício imaginativo: uma criança triste, sentada em uma sala de aula enfileirada, olhando pela janela e contemplando a possibilidade de ser feliz ‘lá fora’. Ainda que expresse paradoxos existentes na reprodução da escola, essa visão não representa na integralidade a complexidade do trabalho pedagógico. Fomentando uma visão afirmativa da educação escolar, o presente trabalho buscou estabelecer uma articulação entre o estudo do meio, os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e a educação escolar (e nesta, em particular, com o ensino de Geografia), dividindo-se em cinco capítulos. O primeiro capítulo fundamenta a escola como espaço de produção de conhecimentos, de desenvolvimento psíquico e humanização. O segundo capítulo apresenta as bases da formação da Pedagogia Histórico-Crítica como concepção pedagógica crítico dialética, revisitando suas origens, seus pressupostos e os momentos pedagógicos propostos pelo seu método. O terceiro capítulo acena para o desenvolvimento de estudos do meio na educação básica no Brasil, apresentando suas origens e seus objetivos, com destaque para sua relação com o ensino de Geografia. O quarto capítulo elabora uma concepção teórica de estudo do meio que amarra as suas etapas (Prólogo, Aula de campo e Desfecho) aos momentos do método da Pedagogia Histórico-Crítica (Prática social inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática social final). O quinto capítulo relata uma experiência de estudo do meio realizada no contexto de uma escola de educação básica da rede pública de ensino do Distrito Federal. Sob a orientação de uma perspectiva dialética de apreensão do real, o estudo do meio foi concebido como um recurso metodológico que, pela mediação in situ de atividades empírico-abstratas, amplia os espaços educacionais, incita a interdisciplinaridade e qualifica a condução dos percursos lógicos de ensino (objetivação) e de aprendizagem (apropriação). Nesse sentido, a realização de estudos do meio na educação básica: a) Viabiliza a elaboração conceitual sobre a realidade concreta; b) Estimula o desenvolvimento das funções psíquicas superiores; c) Contribui para visibilizar e desnaturalizar contradições enraizadas na localidade (auxiliando a subsunção do fetichismo do espaço geográfico); d) Fomenta a releitura da prática social; e) Enriquece as práticas e saberes espaciais e o raciocínio espacial dos estudantes.
Abstract: There is a vision of the school that can be summed up by the following imaginative exercise: a sad child, sitting in a classroom, looking out of the window and contemplating the possibility of being happy 'outside'. Although it expresses the paradoxes that exist in school reproduction, this view does not fully represent the complexity of pedagogical work. Encouraging an affirmative vision of school education, this work sought to establish a link between environmental studies, the foundations of Critical-Historical Pedagogy and school education (and in particular with Geography teaching), divided into five chapters. The first chapter establishes the school as a space for the production of knowledge, psychological development and humanization. The second chapter presents the foundations of the formation of Historical-Critical Pedagogy as a critical dialectical pedagogical concept, revisiting its origins, its assumptions and the pedagogical moments proposed by its method. The third chapter looks at the development of environmental studies in basic education in Brazil, presenting their origins and objectives, with an emphasis on their relationship with Geography teaching. The fourth chapter elaborates a theoretical conception of the environmental study that links its stages (Prologue, Field lesson and Conclusion) to the moments of the Historical-Critical Pedagogy method (Initial social practice, Problematization, Instrumentalization, Catharsis and Final social practice). The fifth chapter reports on an environmental study experience carried out in the context of a public elementary school in the Federal District. Under the guidance of a dialectical perspective of apprehending reality, the environmental study was conceived as a methodological resource which, through the in situ mediation of empirical-abstract activities, expands educational spaces, encourages interdisciplinarity and qualifies the logical paths of teaching (objectification) and learning (appropriation). In this sense, carrying out environmental studies in basic education: a) Enables conceptual elaboration on concrete reality; b) Stimulates the development of higher psychic functions; c) Helps to make visible and denaturalize contradictions rooted in the locality (helping to subsume the fetishism of geographical space); d) Encourages the re-reading of social practice; e) Enriches spatial practices and knowledge and students' spatial reasoning.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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