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CleideMaraVilelaDoCarmo_TESE.pdf | 6,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Sentidos da circulação e cinemas brasileiros : a participação de realizadores/as em festivais internacionais de cinema no período de 2000 a 2019 |
Autor(es): | Carmo, Cleide Mara Vilela do |
Orientador(es): | Farias, Edson Silva de |
Assunto: | Festivais de cinema Diversidade cultural Cinema brasileiro |
Data de publicação: | 24-Out-2024 |
Data de defesa: | 31-Jul-2023 |
Referência: | CARMO, Cleide Mara Vilela do. Sentidos da circulação e cinemas brasileiros: a participação de realizadores/as em festivais internacionais de cinema no período de 2000 a 2019. 2023. 216 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é compreender as inter-relações e interdependências da constituição dos cinemas brasileiros desde as relações internacionais. Neste caso, investiga-se no âmbito da circulação cultural e do conhecimento, a circulação de obras e realizadores/as brasileiros/as nos festivais internacionais de cinema de Berlim, Cannes, Rotterdam e Veneza do período de 2000 a 2019 para identificar os/as realizadores/as brasileiros/as que frequentam esses espaços, seus discursos e definições (teóricas e práticas) sobre cinemas brasileiros desde o entrelaçamento global. Considera-se as questões levantadas sobre o desenvolvimento dos processos sociais de longa duração (Elias, 2006 [2002]) para pensar a materialização de instituições, mercados audiovisuais, políticas públicas, ambientes de formação, crítica, cineclubes e festivais que conformam os cinemas brasileiros no decorrer dos anos. A análise sobre os/as realizadores/as e os significados de suas obras fílmicas é construída a partir de uma figuração de interdependência entre estabelecidos-outsiders (Elias e Scotson, 2000 [1994]). Parte-se de dois pressupostos: (a) o acesso às políticas de cultura e educação voltadas para a diversidade cultural e às tecnologias e técnicas de realização de obras audiovisuais permitiu a emergência de uma geração de realizadores/as audiovisuais de origem diversa daqueles/as que costumavam transitar no audiovisual nacional (elite e classes médias) nesse período e (b) numa sociedade globalizada, os festivais internacionais de cinema são espaços privilegiados de encontros entre instituições governamentais, indústrias, realizadores/as e públicos onde se operam, se refletem e se definem paradigmas para o cinema. Os resultados demonstram: (a) a construção de instituições e políticas públicas que têm como objetivo a circulação em festivais internacionais de cinema, (b) os resultados estético-políticos dos filmes brasileiros são negociados com o que se espera de um filme de festival originado de um país latino-americano, (c) as políticas para a diversidade cultural, no âmbito dos festivais internacionais realizados na Europa, geram novas formas de produção e distribuição fílmica a partir da cooperação nas coproduções e laboratórios audiovisuais, (d) abre-se a possibilidade para o “novo” nas duas primeiras décadas dos anos 2000 nos festivais internacionais a partir das temáticas das obras fílmicas e não apenas de um ponto de vista autoral. Esses resultados atualizam as complexidades inscritas nas dinâmicas da circulação cultural e do conhecimento e demonstram a emergência de cinemas que, apesar de inscritos num estado-nação, são atravessados por questões globais que envolvem novas configurações de sistemas de produção e possibilidades de diálogo internacionais desde as políticas de reconhecimento. |
Abstract: | The objective of this research is to understand the interrelationships and interdependencies of the constitution of Brazilian cinemas from the point of view of international relations. In this case, it is investigated the cultural and knowledge circulation, the circulation of Brazilian works and directors in the international film festivals of Berlin, Cannes, Rotterdam and Venice from 2000 to 2019 in order to identify the Brazilian directors who frequent these spaces, their discourses and definitions (theoretical and practical) about Brazilian cinemas as from the global networks. It considers the questions raised about the development of long-term social processes (Elias, 2006 [2002]) to think about the materialization of institutions, audiovisual markets, public policies, educational arena, criticism, film clubs and festivals that shape Brazilian cinemas over the years. The analysis of the directors and the meanings of their film works is constructed from a figuration of interdependence between established and outsiders (Elias and Scotson, 2000 [1994]). It is based on two assumptions (a) access to culture and education policies aimed at cultural diversity and to technologies and techniques for producing audiovisual works allowed the emergence of a generation of audiovisual directors from different backgrounds from those who used to circulate in the national audiovisual (elite and middle classes) in this period and (b) in a globalized society, international film festivals are privileged spaces for meetings between government institutions, industries, filmmakers and audiences where they operate, reflect, interact, and define paradigms for cinema. The results demonstrate (a) the construction of institutions and public policies that aim to spread the Brazilian films in international film festivals, (b) the aesthetic-political results of Brazilian films are negotiated with what is expected of a “film for festival” originating from a Latin American country, (c) policies for cultural diversity, within the framework of international festivals held in Europe, generate new forms of film production and distribution based on cooperation in coproductions and audiovisual laboratories, (d) open the possibility for the “new” in the first two decades of the 2000s in international festivals based on the themes of film works and not just from an authorial point of view. These results update the complexities inscribed in the dynamics of cultural circulation and knowledge and demonstrate the emergence of cinemas that, despite being inscribed in a nation-state, are crossed by global issues that involve new configurations of production systems and possibilities for international dialogue from the recognition policies. |
Résumé: | L'objectif de cette recherche est de comprendre les interrelations et les interdépendances de la constitution des cinémas brésiliens du point de vue des relations internationales. Dans ce cas, dans le cadre de la circulation et des connaissances culturelles, la circulation des œuvres et des réalisateurs brésiliens dans les festivals internationaux de cinéma de Berlin, Cannes, Rotterdam et Venise de 2000 à 2019 est étudiée afin d'identifier les réalisateurs brésiliens qui fréquentent ces espaces, leurs discours et leurs définitions (théoriques et pratiques) sur les cinémas brésiliens depuis l'imbrication mondiale. Il considère les questions soulevées sur le développement de processus sociaux à long terme (Elias, 2006 [2002]) pour penser la matérialisation des institutions, des marchés audiovisuels, des politiques publiques, des environnements de formation, de la critique, des ciné-clubs et des festivals qui composent les cinémas brésiliens. au cours des années. L'analyse des réalisateurs et des significations de leurs œuvres cinématographiques est construite à partir d'une figuration de l'interdépendance entre établis-outsiders (Elias et Scotson, 2000 [1994]). Elle repose sur deux postulats (a) l'accès à la culture et aux politiques éducatives visant la diversité culturelle et aux technologies et techniques de production d'œuvres audiovisuelles a permis l'émergence d'une génération de réalisateurs audiovisuels issus d'horizons différents de ceux qui circulaient dans le paysage audiovisuel national (élites et classes moyennes) à cette époque et (b) dans une société mondialisée, les festivals de films internationaux sont des espaces privilégiés de rencontres entre institutions gouvernementales, industries, cinéastes et publics où ils opèrent, réfléchissent et interagissent pour définir des paradigmes pour le cinéma. Les résultats démontrent (a) la construction d'institutions et de politiques publiques qui visent à circuler dans les festivals de films internationaux, (b) les résultats esthético-politiques des films brésiliens sont négociés avec ce qui est attendu d'un film de festival originaire d'un pays d'Amérique latine, (c) les politiques de diversité culturelle, dans le cadre des festivals internationaux organisés en Europe, génèrent de nouvelles formes de production et de distribution cinématographiques basées sur la coopération dans les coproductions et les laboratoires audiovisuels, (d) ouvrent la voie au « nouveau » dans le deux premières décennies des années 2000 dans des festivals internationaux autour des thématiques d'œuvres cinématographiques et pas seulement d'un point de vue auctorial. Ces résultats mettent à jour les complexités inscrites dans les dynamiques de circulation de la culture et des savoirs et montrent l'émergence de cinémas qui, bien qu'inscrits dans un État-nation, sont traversés par des enjeux mondiaux qui impliquent de nouvelles configurations de systèmes de production et des possibilités de dialogue international depuis le politiques de reconnaissance. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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