Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Barros, Clarissa Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:04Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Clarissa Moreira. Novelas para escutar: deficiência visual em cena. 2023. 198 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50816 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da revisão de pesquisas em arte-educação, constatou-se o
relato de dificuldades encontradas por arte-educadores em acolher e incluir
estudantes com deficiência visual na práxis teatral. Desse modo o objetivo desta
pesquisa foi investigar a produção de produto artístico pedagógico para essa
comunidade. Da pergunta inicial: “como fazer teatro/cena/espetacularidade com
e para pessoas com deficiência visual?”, esta pesquisa procurou descrever os
processos de criação de um grupo de estudantes jovens e adultos cegos/baixa
visão, que se autodenominaram grupo teatral “No Escuro”. Foram desenvolvidas
ações artístico-pedagógicas, virtuais e presenciais, durante um período de 30
meses, com experimentos para a criação de espetáculos desvinculados da
visualidade, utilizando a voz enquanto disparador criativo, sob a provocativa
estética da deficiência visual em cena. Esta pesquisa-ação resultou na criação
de audiodramas, compartilhados enquanto ações performativas/espetáculo
teatral e em formato de áudio (podcast/radioteatro). O processo criativo desses
audiodramas foi sistematizado em etapas estruturadas e organizadas em
sequências articuladas, com situações de aprendizagem que incluíram a
produção dos roteiros, a criação de trilhas sonoras e a composição das cenas
em processos criativos colaborativos, compondo intervenções artísticas para a
inclusão – artivismo. Os resultados da pesquisa problematizam o audiodrama
enquanto contribuição estética deste segmento para as artes da cena, visto que
o audiodrama incorpora a audiodescrição desde a concepção inicial da cena/
dramaturgia/espetacularidade e prescinde do uso da visualidade. Nele reside um
lugar artístico e pedagógico em que nós, aprendentes, reconhecemos a potência
do corpo cego cênico em cena. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Novelas para escutar : deficiência visual em cena | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo e arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiodescrição | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A review of art education research showed that art-educators
encountered difficulties in welcoming and including students with visual
impairments in theatrical practice. Therefore, the objective of this research was
to investigate the production of pedagogical artistic products for this community.
Starting from the initial question, "How can we create theater, skits, and live
shows for people with visual impairments?", this research sought to describe the
creative processes of a group of young students and adults who are blind or have
low vision. They referred to themselves as the theatrical group "No Escuro" ("In
the dark"). Virtual and in-person artistic-pedagogical activities were developed
over a 30-month period, focusing on creating shows that were independent of
visual elements and used the voice as a creative catalyst. The aesthetics of visual
impairment were a driving force in this creative process. The collaborative
research resulted in the creation of audiodramas, which were shared as
performances in theatrical shows and also in audio format (podcasts and radio
theater). The creative process for these audiodramas was systematized into
structured stages and organized into connected sequences. This involved
learning situations that included scriptwriting, soundtrack creation, and scene
composition in collaborative creative processes, contributing to artistic
interventions for inclusion — a form of "artivism". The results offer a new and
exciting perspective on the contribution of this community to the performing arts.
Audiodrama incorporates audio descriptions from start to finish. The initial
conception of the scene, the development of the plot and its dramatic elements,
and the performances of the actors are accomplished so as to eliminate reliance
on visual elements. This highlights an artistic and pedagogical space where we,
as learners, recognize the power of blind individuals on the stage. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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