Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50816
Files in This Item:
File SizeFormat 
ClarissaMoreiraBarros_DISSERT.pdf2,66 MBAdobe PDFView/Open
Title: Novelas para escutar : deficiência visual em cena
Authors: Barros, Clarissa Moreira
Orientador(es):: Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto:: Pessoas com deficiência visual
Corpo e arte
Teatro - acessibilidade
Acessibilidade cultural
Audiodescrição
Issue Date: 11-Nov-2024
Citation: BARROS, Clarissa Moreira. Novelas para escutar: deficiência visual em cena. 2023. 198 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: A partir da revisão de pesquisas em arte-educação, constatou-se o relato de dificuldades encontradas por arte-educadores em acolher e incluir estudantes com deficiência visual na práxis teatral. Desse modo o objetivo desta pesquisa foi investigar a produção de produto artístico pedagógico para essa comunidade. Da pergunta inicial: “como fazer teatro/cena/espetacularidade com e para pessoas com deficiência visual?”, esta pesquisa procurou descrever os processos de criação de um grupo de estudantes jovens e adultos cegos/baixa visão, que se autodenominaram grupo teatral “No Escuro”. Foram desenvolvidas ações artístico-pedagógicas, virtuais e presenciais, durante um período de 30 meses, com experimentos para a criação de espetáculos desvinculados da visualidade, utilizando a voz enquanto disparador criativo, sob a provocativa estética da deficiência visual em cena. Esta pesquisa-ação resultou na criação de audiodramas, compartilhados enquanto ações performativas/espetáculo teatral e em formato de áudio (podcast/radioteatro). O processo criativo desses audiodramas foi sistematizado em etapas estruturadas e organizadas em sequências articuladas, com situações de aprendizagem que incluíram a produção dos roteiros, a criação de trilhas sonoras e a composição das cenas em processos criativos colaborativos, compondo intervenções artísticas para a inclusão – artivismo. Os resultados da pesquisa problematizam o audiodrama enquanto contribuição estética deste segmento para as artes da cena, visto que o audiodrama incorpora a audiodescrição desde a concepção inicial da cena/ dramaturgia/espetacularidade e prescinde do uso da visualidade. Nele reside um lugar artístico e pedagógico em que nós, aprendentes, reconhecemos a potência do corpo cego cênico em cena.
Abstract: A review of art education research showed that art-educators encountered difficulties in welcoming and including students with visual impairments in theatrical practice. Therefore, the objective of this research was to investigate the production of pedagogical artistic products for this community. Starting from the initial question, "How can we create theater, skits, and live shows for people with visual impairments?", this research sought to describe the creative processes of a group of young students and adults who are blind or have low vision. They referred to themselves as the theatrical group "No Escuro" ("In the dark"). Virtual and in-person artistic-pedagogical activities were developed over a 30-month period, focusing on creating shows that were independent of visual elements and used the voice as a creative catalyst. The aesthetics of visual impairment were a driving force in this creative process. The collaborative research resulted in the creation of audiodramas, which were shared as performances in theatrical shows and also in audio format (podcasts and radio theater). The creative process for these audiodramas was systematized into structured stages and organized into connected sequences. This involved learning situations that included scriptwriting, soundtrack creation, and scene composition in collaborative creative processes, contributing to artistic interventions for inclusion — a form of "artivism". The results offer a new and exciting perspective on the contribution of this community to the performing arts. Audiodrama incorporates audio descriptions from start to finish. The initial conception of the scene, the development of the plot and its dramatic elements, and the performances of the actors are accomplished so as to eliminate reliance on visual elements. This highlights an artistic and pedagogical space where we, as learners, recognize the power of blind individuals on the stage.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50816/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.