Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50821
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JoaoBatistaDaSilvaFilho_DISSERT.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVillas Bôas, Rafael Litvinpt_BR
dc.contributor.authorSilva Filho, João Batista dapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T18:08:07Z-
dc.date.available2024-11-11T18:08:07Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, João Batista da. Teatro na sala de aula: experiências estéticas na educação de jovens e adultos por meio de oficinas teatrais. 2023. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50821-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de estabelecer reflexões acerca do trabalho desenvolvido nas práticas de teatro com discentes da Educação de Jovens Adultos do terceiro segmento da escola Centro de Ensino Médio 01 do Gama, Distrito Federal, no período de 08 de fevereiro a 25 de junho de 2022. As experiências foram desenvolvidas a partir da metodologia do Teatro do Oprimido e de improvisações e jogos teatrais. As atividades foram realizadas por meio de oficinas e jogos teatrais protagonizados pelos alunos, com o intuito de desenvolver o potencial criativo dos discentes e a reflexão do cotidiano social em que vivem. Uma parcela significativa dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos não tem o hábito de ir ao teatro. As práticas teatrais contemplam também a escrita dramática sob o viés da contextualização de matérias de jornal, com referência na técnica de Teatro Jornal. Os discentes discutem a matéria jornalística e elaboram o roteiro teatral para apresentação cênica. Em suma, nesse projeto, os alunos desenvolveram o aspecto crítico e desempenharam o papel de protagonistas com o objetivo de acentuar a participação no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeatro na sala de aula : experiências estéticas na educação de jovens e adultos por meio de oficinas teatraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOficinas de teatropt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subject.keywordTeatro escolarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research aims to establish reflections about the work developed in theater practices with students of Youth and Adult Education from the third segment of the school Centro de Ensino Médio 01, Gama, Distrito Federal, from February 8th to June 25th of 2022. The experiences were developed from the methodology of the Theater of the Oppressed, and from improvisations and theatrical games. The activities were carried out through workshops and theatrical games starring students, with the aim of developing the students' creative potential and reflection on the social routine in which they live. A significant portion of Youth and Adult Education students do not have the habit of going to the theater. Theatrical practices also include dramatic writing from the perspective of contextualizing newspaper articles, with reference to the Newspaper Theater technique. The students discuss the journalistic material and elaborate the theatrical script for the scenic presentation. In short, in this project, the students developed a critical aspect and played the role of protagonist with the objetive of enhancing their participation in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.