Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Villas Bôas, Rafael Litvin | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva Filho, João Batista da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:07Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, João Batista da. Teatro na sala de aula: experiências estéticas na educação de jovens e adultos por meio de oficinas teatrais. 2023. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50821 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem o objetivo de estabelecer reflexões acerca do trabalho
desenvolvido nas práticas de teatro com discentes da Educação de Jovens Adultos do
terceiro segmento da escola Centro de Ensino Médio 01 do Gama, Distrito Federal, no
período de 08 de fevereiro a 25 de junho de 2022. As experiências foram
desenvolvidas a partir da metodologia do Teatro do Oprimido e de improvisações e
jogos teatrais. As atividades foram realizadas por meio de oficinas e jogos teatrais
protagonizados pelos alunos, com o intuito de desenvolver o potencial criativo dos
discentes e a reflexão do cotidiano social em que vivem. Uma parcela significativa dos
estudantes da Educação de Jovens e Adultos não tem o hábito de ir ao teatro.
As práticas teatrais contemplam também a escrita dramática sob o viés da
contextualização de matérias de jornal, com referência na técnica de Teatro Jornal. Os
discentes discutem a matéria jornalística e elaboram o roteiro teatral para
apresentação cênica. Em suma, nesse projeto, os alunos desenvolveram o aspecto
crítico e desempenharam o papel de protagonistas com o objetivo de acentuar a
participação no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teatro na sala de aula : experiências estéticas na educação de jovens e adultos por meio de oficinas teatrais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oficinas de teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to establish reflections about the work developed in theater practices
with students of Youth and Adult Education from the third segment of the school Centro de
Ensino Médio 01, Gama, Distrito Federal, from February 8th to June 25th of 2022. The
experiences were developed from the methodology of the Theater of the Oppressed, and from
improvisations and theatrical games. The activities were carried out through workshops and
theatrical games starring students, with the aim of developing the students' creative potential
and reflection on the social routine in which they live. A significant portion of Youth and Adult
Education students do not have the habit of going to the theater. Theatrical practices also
include dramatic writing from the perspective of contextualizing newspaper articles, with
reference to the Newspaper Theater technique. The students discuss the journalistic material
and elaborate the theatrical script for the scenic presentation. In short, in this project, the
students developed a critical aspect and played the role of protagonist with the objetive of
enhancing their participation in the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|