http://repositorio.unb.br/handle/10482/50823
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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LucianaNogueiraSouto_DISSERT.pdf | 4,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Um olhar além da tecelagem : tecendo memórias como forma de preservar a identidade e cultura de Paracatu |
Autor(es): | Souto, Luciana Nogueira |
Orientador(es): | Silva, Maria do Carmo Couto da |
Assunto: | Arte - estudo e ensino Tecelagem Paracatu (MG) - cultura |
Data de publicação: | 11-Nov-2024 |
Data de defesa: | 8-Dez-2023 |
Referência: | SOUTO, Luciana Nogueira. Um olhar além da tecelagem: tecendo memórias como forma de preservar a identidade e cultura de Paracatu . 2023. 172 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A tecelagem vem de uma longa história em que desempenhou um papel importante na evolução da sociedade, influenciando a cultura e a economia. No Brasil, começou como uma atividade artesanal durante o período colonial, realizada principalmente por mulheres que desempenharam um papel de destaque nessa área, equilibrando responsabilidades domésticas e profissionais. Compreendemos que a tecelagem é uma manifestação cultural que moldou e enriqueceu a identidade do Brasil como nação, conectando passado, presente e futuro. As tecelãs são exemplos dessa manifestação e perseverança na manutenção da tradição local. Mais que um ofício ou uma arte, a tecelagem e seus modos tradicionais de fabricação reportam-se a momentos ancestrais carregados de histórias potencialmente fortes que repercutem no presente, ajudando a implementar a cidadania por meio das vivências e revivências e identidades culturais. É parte importante do patrimônio cultural refletindo viveres coletivos e individuais da população local, pois, inegavelmente a fiação tradicional trata-se de um patrimônio cultural material e imaterial, digno ser preservado, difundido e vivenciado. A tecelagem, se tornou uma fonte de empoderamento para as mulheres, permitindo independência e preservação de tradições culturais. Neste contexto, essa pesquisa tem como o objetivo precípuo de estimular os professores sobre o potencial de influência que a cultura exerce na educação, sobre a importância da tecelagem, na forma que é praticada. O estudo elaborado é uma iniciativa educacional que visa por meio de uma proposta pedagógica levar a tecelagem para dentro das escolas de educação básica, trabalhando aspectos que promovam a reflexão sobre o patrimônio cultural e sua importância para formação identitária local. Assim promover a educação patrimonial e a preservação das tradições culturais nas escolas é basilar. Ofertar a prática da tecelagem manual pode ser auspicioso para estimular o estudante a compreender os elementos culturais, pois o ajuda a expandir sua forma de viver, seus relacionamentos com os demais, auxilia o desenvolvimento motor e habilidades cognitivas e emocionais. |
Abstract: | Weaving has a long history that has played an important role in the evolution of society, influencing culture and the economy. In Brazil, it began as a craft activity during the colonial period, mainly carried out by women. Women have played a crucial role in weaving throughout history, balancing domestic and professional responsibilities. Weaving has become a source of empowerment for women, allowing independence and preservation of cultural traditions. In Paracatu-MG, women weavers are examples of perseverance and strength in maintaining local tradition. Weaving is an important part of the cultural heritage of Paracatu, reflecting the collective and individual identities of the local population. However, the undervaluation of textile heritage, as throughout Brazil, also occurs in Paracatu, highlighting the need to recognize it as an essential part of culture. We understand that weaving is a cultural manifestation that shaped Brazil's identity as a nation, enriching its cultural heritage and connecting the past to the future. Promoting heritage education and the preservation of cultural traditions is fundamental, while the practice of hand weaving offers benefits to students, including motor development and cognitive and emotional skills. In this context, we propose that this research had the main objective of encouraging teachers' knowledge about the importance of weaving, in the way it is practiced in the municipality, through a pedagogical proposal that takes weaving into basic education schools, working on aspects involved heritage education that promotes reflection on cultural heritage and its importance for local identity formation. The educational product created is one of a pedagogical initiative that aims to promote cultural preservation, heritage education, social inclusion and the development of skills recommended by the BNCC, both aimed at comprehensive training and more specifically for teaching arts in the final years. of elementary education. The Didactic Sequence proved to be valid for expanding the understanding of weaving as a cultural heritage to be preserved, as well as for the development of emotional and cognitive skills fundamental to the integral education of students. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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