Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Grossi, Mauro Eduardo Del | - |
dc.contributor.author | Velozo, Aldair de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T20:59:13Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T20:59:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-04 | - |
dc.identifier.citation | VELOZO, Aldair de Oliveira. A operacionalização da política de transporte escolar: o caso do programa Caminho da Escola. 2024. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50838 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga a execução do transporte escolar, no contexto da política pública
educacional, por meio da análise do Programa Caminho da Escola. O objetivo geral é
analisar a percepção do desempenho do processo de descentralização da União, na
execução do programa para os Munícipios, Estados e Distrito Federal, sob o prisma
dos gestores e diretores. A metodologia adotada assume como instrumentos de coleta
a pesquisa documental e a bibliográfica, bem como a análise de programa e
questionários eletrônicos, que culminam em uma estrutura multipaper, resultantes em
dois artigos científicos: um dedicado à pesquisa documental e bibliográfica; e outro
referente a análise dos dados decorrentes dos questionários on-line realizados com
diretores e gestores de unidades de ensino público de todo o território nacional. A
abordagem é qualitativa e o referencial adotado é o da nova gestão pública. No
primeiro artigo, as principais dimensões abordadas com relação ao transporte escolar
são referentes ao modelo de planejamento e aos ciclos das políticas públicas
educacionais, como também a transferência automática como instrumento da
descentralização de políticas públicas e financiamento do transporte escolar. No
segundo artigo, por meio da análise do programa, é possível categorizar os aspectos
positivos e negativos da operacionalização do transporte escolar e, ainda, assinalar
os fatores de satisfação e insatisfação que necessitam de aperfeiçoamento em sua
execução. Entre os resultados mais destacados do programa, registra-se os impactos
no desempenho acadêmico dos discentes segundo os diretores de escola: 96,5%
apontam que o programa impacta positivamente na aprovação dos alunos, 92,3%
apontam que contribui para a redução da evasão escolar e 87,2% salientam a
importância do transporte escolar na redução da distorção idade-série. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A operacionalização da política de transporte escolar : o caso do programa Caminho da Escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transportes - planejamento | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study investigates the implementation of school transport, in the context of public
educational policy, through the analysis of the Caminho da Escola Program. The
general objective is to analyze the perception of the performance of the Union's
decentralization process, in the execution of the program for the Municipalities, States
and Federal District, from the perspective of managers and directors. The adopted
methodology assumes documentary and bibliographical research as collection
instruments, as well as program analysis and electronic questionnaires, which
culminate in a multipaper structure, resulting in two scientific articles: one dedicated to
documentary and bibliographical research; and another referring to the analysis of data
resulting from online questionnaires carried out with directors and managers of public
education units throughout the country. The approach is qualitative and the framework
adopted is that of new public management. In the first article, the main dimensions
addressed in relation to school transport refer to the planning model and cycles of
educational public policies, as well as automatic transfer as an instrument of
decentralization of public policies and financing of school transport. In the second
article, through the analysis of the program, it is possible to categorize the positive and
negative aspects of the operationalization of school transport highlight the factors of
satisfaction and dissatisfaction that require improvement in its implementation. Among
the most notable results of the program are the impacts on students' academic
performance according to school principals: 96.5% point out that the program has a
positive impact on students' approval, 92.3% point out that it contributes to reducing
school dropout and 87.2% highlight the importance of school transport in reducing age-grade distortion. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|