Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50838
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AldairDeOliveiraVelozo_DISSERT.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGrossi, Mauro Eduardo Del-
dc.contributor.authorVelozo, Aldair de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-11-11T20:59:13Z-
dc.date.available2024-11-11T20:59:13Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.date.submitted2024-06-04-
dc.identifier.citationVELOZO, Aldair de Oliveira. A operacionalização da política de transporte escolar: o caso do programa Caminho da Escola. 2024. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50838-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga a execução do transporte escolar, no contexto da política pública educacional, por meio da análise do Programa Caminho da Escola. O objetivo geral é analisar a percepção do desempenho do processo de descentralização da União, na execução do programa para os Munícipios, Estados e Distrito Federal, sob o prisma dos gestores e diretores. A metodologia adotada assume como instrumentos de coleta a pesquisa documental e a bibliográfica, bem como a análise de programa e questionários eletrônicos, que culminam em uma estrutura multipaper, resultantes em dois artigos científicos: um dedicado à pesquisa documental e bibliográfica; e outro referente a análise dos dados decorrentes dos questionários on-line realizados com diretores e gestores de unidades de ensino público de todo o território nacional. A abordagem é qualitativa e o referencial adotado é o da nova gestão pública. No primeiro artigo, as principais dimensões abordadas com relação ao transporte escolar são referentes ao modelo de planejamento e aos ciclos das políticas públicas educacionais, como também a transferência automática como instrumento da descentralização de políticas públicas e financiamento do transporte escolar. No segundo artigo, por meio da análise do programa, é possível categorizar os aspectos positivos e negativos da operacionalização do transporte escolar e, ainda, assinalar os fatores de satisfação e insatisfação que necessitam de aperfeiçoamento em sua execução. Entre os resultados mais destacados do programa, registra-se os impactos no desempenho acadêmico dos discentes segundo os diretores de escola: 96,5% apontam que o programa impacta positivamente na aprovação dos alunos, 92,3% apontam que contribui para a redução da evasão escolar e 87,2% salientam a importância do transporte escolar na redução da distorção idade-série.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA operacionalização da política de transporte escolar : o caso do programa Caminho da Escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordTransporte escolarpt_BR
dc.subject.keywordTransportes - planejamentopt_BR
dc.description.abstract1This study investigates the implementation of school transport, in the context of public educational policy, through the analysis of the Caminho da Escola Program. The general objective is to analyze the perception of the performance of the Union's decentralization process, in the execution of the program for the Municipalities, States and Federal District, from the perspective of managers and directors. The adopted methodology assumes documentary and bibliographical research as collection instruments, as well as program analysis and electronic questionnaires, which culminate in a multipaper structure, resulting in two scientific articles: one dedicated to documentary and bibliographical research; and another referring to the analysis of data resulting from online questionnaires carried out with directors and managers of public education units throughout the country. The approach is qualitative and the framework adopted is that of new public management. In the first article, the main dimensions addressed in relation to school transport refer to the planning model and cycles of educational public policies, as well as automatic transfer as an instrument of decentralization of public policies and financing of school transport. In the second article, through the analysis of the program, it is possible to categorize the positive and negative aspects of the operationalization of school transport highlight the factors of satisfaction and dissatisfaction that require improvement in its implementation. Among the most notable results of the program are the impacts on students' academic performance according to school principals: 96.5% point out that the program has a positive impact on students' approval, 92.3% point out that it contributes to reducing school dropout and 87.2% highlight the importance of school transport in reducing age-grade distortion.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.