Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Rafael Cerqueira | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Josiene Chrystina Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T18:01:54Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T18:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-18 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Josiene Chrystina Ribeiro. Análise da influência do teor de umidade no comportamento mecânico de solos de subleito de pavimento rodoviário do Distrito Federal e do estado de Roraima. 2024. 242 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50867 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estruturas geotécnicas de pavimento rodoviário são compostas por materiais granulares que
apresentam variações tanto na sua microestrutura quanto na macroestrutura. Esses materiais são
sensíveis à variação de umidade, o que afeta diretamente sua capacidade de suporte de carga.
Dessa forma, é essencial garantir que as camadas granulares permaneçam em uma condição
não-saturada para assegurar um bom desempenho mecânico. Contudo, os solos de subleito estão
sujeitos a variações no teor de umidade devido aos processos intempéricos, influenciados por
fatores climáticos, geomorfológicos e hidrogeológicos. Essas mudanças afetam
significativamente as propriedades mecânicas dos solos, como as relações tensão-deformação e
a resistência ao cisalhamento. Este estudo visa investigar como as variações no teor de umidade
e na sucção impactam o comportamento mecânico de dois tipos de solo de subleito no Distrito
Federal e um do estado de Roraima. Utilizando ensaios triaxiais dinâmicos, foram medidos o
módulo de resiliência e a deformação permanente dos solos em diferentes condições de umidade
e níveis de sucção. A pesquisa avalia como esses fatores influenciam as propriedades de
deformabilidade dos solos, fornecendo uma análise detalhada do comportamento de cada
material. Os resultados laboratoriais permitiram a caracterização microestrutural e
macroestrutural dos grãos, além de revelar o comportamento de sucção dos solos testados. Os
ensaios tensão-deformação realizados no triaxial dinâmico mostraram uma influência
significativa da saturação e da sucção no desempenho das deformações plásticas e elásticas,
onde foi evidenciado a importância da compactação no limite do teor “ótimo” e a manutenção
deste teor ao longo da vida útil do pavimento. Dessa forma, este trabalho proporciona um
aprofundamento no entendimento dos efeitos da umidade e da sucção no comportamento dos
solos, oferecendo subsídios para uma melhor compreensão das condições que influenciam a
performance dos materiais de pavimentação. Essa contribuição é fundamental para o
desenvolvimento de soluções mais eficazes em projetos de pavimentação, garantindo maior
durabilidade e resistência às variações ambientais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da influência do teor de umidade no comportamento mecânico de solos de subleito de pavimento rodoviário do Distrito Federal e do estado de Roraima | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos não saturados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sucção matricial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Módulo de resiliência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deformação permanente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Geotechnical structures in road pavements are composed of granular materials that exhibit
variations in both their microstructure and macrostructure. These materials are sensitive to
moisture variation, which directly affects their load-bearing capacity. Therefore, it is essential
to ensure that the granular layers remain in an unsaturated condition to guarantee good
mechanical performance. However, subgrade soils are subject to moisture content variations
due to weathering processes, which are influenced by climatic, geomorphological, and
hydrogeological factors. These changes significantly affect the mechanical properties of soils,
such as stress-strain relationships and shear strength. This study aims to investigate how
variations in moisture content and suction impact the mechanical behavior of two types of
subgrade soils from the Federal District and one from the state of Roraima. Using dynamic
triaxial tests, the resilient modulus and permanent deformation of the soils were measured under
different moisture conditions and suction levels. The research evaluates how these factors
influence the deformability properties of the soils, providing a detailed analysis of each
material's behavior. The laboratory results allowed for the microstructural and macrostructural
characterization of the grains, as well as revealing the suction behavior of the tested soils. The
stress-strain tests conducted in the dynamic triaxial apparatus showed a significant influence of
saturation and suction on the performance of plastic and elastic deformations, highlighting the
importance of compaction at the "optimum" moisture content and maintaining this level
throughout the pavement’s service life. Thus, this study provides a deeper understanding of the
effects of moisture and suction on soil behavior, offering insights for a better comprehension of
the conditions that affect the performance of pavement materials. This contribution is crucial
for the development of more effective solutions in pavement design, ensuring greater durability
and resistance to environmental variations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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